Nova Geração, Marcelo Correa: vivendo na prática a cultura do ‘Vamo Dale’

Marcelo Correa tem 18 anos e é um dos poucos alunos do Nova Geração que desde muito antes do programa já caminhava em direção ao mercado de tecnologia. Nascido e criado no bairro Santa Tereza, zona Sul de Porto Alegre, ele se formou na primeira turma do Geração Caldeira e desde então subiu degraus importantes da jornada profissional.

A partir do programa, Marcelo conquistou uma bolsa de 100% no curso de Ciências da Computação da Atitus Educação, sediada no Instituto Caldeira. Além disso, ele teve sua primeira oportunidade de trabalho no mercado de tecnologia depois do programa: hoje ele está no time de desenvolvedores do Agibank, a fintech que ajudou a desenvolver o hub de inovação.

Eu tenho a cultura do ‘Vamo Dale’ dentro de mim, que é a mesma que move o Caldeira. Superar os desafios, driblar o medo e me dedicar ao máximo vai me fazer alcançar meu objetivo profissional, que é me tornar um grande desenvolvedor de softwares“, conta o estudante.

Marcelo foi um criança com gostos pouco usuais: admirava hacks e achava incrível quem conseguia ler uma tela cheia de códigos. Isso o levou, aos 14 anos, para seu primeiro curso de informática básica, realizado no Pão dos Pobres, uma das casas de assistência mais antigas de Porto Alegre. Depois disso, cursou inglês e ciência de dados na mesma instituição.

O próximo passo foi entrar no curso de programação web da Rede Calábria, que era bem mais robusto, com duração de 10 meses. Foi dentro dele, a partir de conversas com colegas e professores, que Marcelo descobriu o programa Nova Geração e se inscreveu assim que viu sobre o que se tratava.

Desde criança eu tenho um objetivo muito claro. Eu estudava no ensino médio e no contraturno fazia os cursos, sempre com um viés de tecnologia, pois é onde sempre quis atuar.

O estudante fez a trilha de ciência da computação do Nova Geração, ministrada pelo AWS, embora a ideia inicial fosse a trilha de programação, da Oracle. “Não pude fazer a trilha da Oracle porque era menor de idade na época”.

Marcelo já tinha uma bagagem relevante de conhecimento técnico e as trilhas de ensino online só contribuíram para isso. No entanto, o maior aprendizado que o Nova Geração trouxe para ele foi nos aspectos pessoais.

“O programa me ajudou a desenvolver soft skills que nunca tinha treinado. Melhorou minha comunicação, como lidar com pessoas, me portar numa entrevista de empresa e no ambiente de trabalho. Também me ajudou a ser mais confiante”.

Seja um novo talento do mercado de tecnologia

Se você estuda ou estudou em escolas públicas do RS, e tem entre 16 e 24 anos, inscreva-se para a 2ª edição do programa Nova Geração e comece a trilhar seu futuro no mercado da tecnologia. Você pode se inscrever aqui.

LEIA TAMBÉM:

Chegou a 2º edição do Nova Geração: conheça as histórias de quem passou pelo programa