Nova Geração: jovens iniciam jornada de capacitação em tech

Nova Geração: jovens iniciam jornada de capacitação em tech no Caldeira

A julgar pelo entusiasmo e engajamento que se viu no primeiro encontro do Nova Geração, que aconteceu no último final de semana, vai ser um grande desafio selecionar os 50 estudantes que darão um passo ainda maior e farão parte do Geração Caldeira. A formação presencial, com direito a um auxílio financeiro, dará qualificação e preparação para a entrada no mercado de trabalho.

Foi uma experiência incrível com mais de 200 jovens, que puderam enxergar algumas das oportunidades que o mundo da tecnologia e da inovação podem oferecer para o futuro profissional deles. Além, claro, de conhecerem as estruturas do Caldeira e poderem interagir, pela primeira vez, com os seus colegas”, comenta, entusiasmado, o gestor do Nova Geração, Felipe Amaral.

O encontro reuniu representantes do Caldeira, como o presidente do Conselho do Instituto Caldeira, Marciano Testa, o vice-presidente, José Galló, e o CEO do Instituto, Pedro Valério, além de nomes da indústria global de tecnologia.

O Nova Geração tem uma meta ambiciosa: preparar 750 jovens de 16 a 24 anos, alunos e ex-alunos da rede pública, para entrarem no mercado de tecnologia. Os jovens receberão capacitações para desenvolverem habilidades técnicas e socioemocionais com diversos parceiros. Destes, 50 serão escolhidos para fazerem uma qualificação ainda mais robusta.

Testa comenta que o Nova Geração possibilitará a formação de hard skills e soft skills, tudo com o apoio de players globais de tecnologia.

“O Nova Geração vai, claramente, criar a possibilidade de um futuro melhor para esses jovens através da inclusão no mercado de trabalho de tecnologia e de empregos com remunerações atraentes, capazes de mudar a vida deles e das suas famílias”, comenta.

A expectativa é que estes estudantes possam trabalhar nas empresas que estão dentro do Caldeira, mas também no Brasil e em outros países, a partir de Porto Alegre, gerando renda e movimentando a economia local.

Esse projeto vai ajudar a transformar o Rio Grande do Sul nos próximos anos. Teremos mais pessoas capacitadas para enfrentar o mercado de trabalho do futuro, e o Caldeira tem um papel fundamental nessa articulação”, destacou Testa.

Como funciona o Nova Geração

Os 750 jovens passarão por cinco trilhas de conhecimento oferecidas – os que concluírem, se tornarão elegíveis para disputar uma bolsa financeira. Todas as trilhas contam com parceiros estratégicos: Gestão de Vendas (Salesforece), Computação em nuvem (AWS), Programação (Oracle), Marketing Digital (Google) e Ferramentas de trabalho (Microsoft e Google).

Dentro do modelo do Nova Geração, os estudantes fazem as suas jornadas on-line e, semanalmente, participam de encontros para tirar dúvidas e interagir com os demais participantes. Aqueles que concluírem as trilhas, serão elegíveis para o Geração Caldeira, formação presencial.

Vamos fazer um mapeamento dos alunos e das vagas e, depois, fazer um match com as empresas membras do ecossistema Caldeira. O objetivo final do Nova Geração é a empregabilidade destes jovens.”, comenta Amaral.

O Nova Geração é a primeira iniciativa concreta do Campus Caldeira,  resultado de uma parceria do hub de inovação com players gigantes do mercado, como a Amazon Web Services (AWS), Google, Microsoft, Oracle e Salesforce. A iniciativa ocupa o segundo andar, de parte dos 22 mil m² da sede do Instituto, e coloca em prática a vontade coletiva de transformação através da formação de talentos para a nova economia.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça do RS e tem como mantenedores patrocinadores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, Fundação A.J Renner, além das empresas AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e do Sebrae.