Startup do hub Caldeira, Stakecare fecha parceria com HPS

Membro da comunidade do Instituto Caldeira desde a criação do hub de inovação, a Stakecare, startup de tecnologia na saúde, aposta em um  futuro wireless para a medicina. Como parte dessa estratégia, acaba de instalar uma Small Smart Health Factory (pequena indústria inteligente de saúde) no Feevale Techpark, em Campo Bom. E, mais do que isso, já projeta outra pequena indústria, que deverá estar sediada, justamente, no Caldeira.

Mas primeiro vamos falar sobre as soluções da Stakecare…Se você já foi em um hospital, viu que todos os pacientes são monitorados por vários equipamentos a fio. Para mudar essa realidade, a healthtech gaúcha lançou um sistema que, ao ser colocado junto ao corpo dos pacientes, transmite as informações vitais via Wi-Fi ou bluetooth para um aplicativo. Assim, os profissionais podem fazer o acompanhamento à distância dos pacientes com dados bem mais otimizados e completos do que no sistema amplamente usado hoje. 

O sensor Stakecare é composto por um dispositivo conectado ao paciente com acompanhamento feito através de aplicativo, que pode ser instalado em smartphones e tablets, explica o CEO da Stakecare, Delmonte Friedrich. 

E o melhor de tudo, o interesse das redes de hospitais tem sido grande. Um exemplo é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. A instituição já implementou as soluções da Stakecare em um projeto-piloto que está acontecendo e deve durar até dezembro. Se tudo correr bem, a tecnologia deve ser permanente no HPS.

Conforme o CEO, entre as informações que vão para app, uma das mais inovadoras é o acompanhamento à distância dos movimentos do paciente em leito. 

No dashboard, aparece o avatar do usuário e as movimentações em tempo real, através de uma tecnologia similar ao metaverso, que possibilita ajustar os tipos de movimentos seguros e assim evitar uma queda do paciente por meio de alarmes.

Além disso, diversos outros dados, como temperatura corporal, batimentos cardíacos, informações sobre medicações e dosagens prescritas são monitorados no mesmo sistema, em tempo real.

Os benefícios de equipamentos wireless no setor de saúde, na visão do gestor, impactam de diversas formas, como na redução do custo dos hospitais, no ganho de produtividade dos profissionais de saúde e, principalmente, em menos sofrimento para os pacientes.

A startup do segmento healthtech também está fechando parcerias com a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, de Belo Horizonte, e com a Rede D’Or, uma das maiores redes de hospitais do Brasil, para teste do sistema Stakecare, antecipa Friedrich.

Apostando no Caldeira para escalar a produção

O novo passo da Stakecare para escalar as soluções de monitoramento wireless dos pacientes é concentrar a produção dos equipamentos em duas novas fábricas, chamadas de Small Smart Health Factory. Uma delas já foi instalada em outubro deste ano no Feevale Techpark, parque tecnológico de Campo Bom. A outra, que terá um foco na parte de inteligência, ocupará um espaço no Caldeira. Esta unidade  ampliará a escala de montagem e também terá uma área de produção do software do aplicativo, que demanda mais da parte de inteligência da Stakecare.

Nosso objetivo é fazer uma parceria com o Campus Caldeira para que os alunos de escolas municipais possam aprender dentro do Instituto sobre a montagem do software e outras skills relacionadas, conclui o CEO.