Instituto Caldeira lança o Campus Caldeira, sua nova plataforma voltada para a educação 

O Instituto Caldeira lança nesta quinta-feira (7), a partir das 08h30, o Campus Caldeira, sua nova plataforma voltada para a educação, um dos pilares do hub de inovação. A iniciativa ocupará o segundo andar, parte dos 22 mil m² da sede do Instituto, e já conta com residentes como IMED, Fundação Dom Cabral, Fundação Tênis e GetEdu, parceiro Google for Education, que terão programação de formação e educação recorrente no local.

O Campus Caldeira coloca em prática a vontade coletiva de transformação através da formação de talentos para a nova economia. A expectativa é aproximar os entusiastas da educação, conectando poder público, grandes corporações, startups e parceiros educacionais.

Com o crescimento de nossa comunidade e compreensão sobre os diferentes desafios para consolidarmos o Rio Grande do Sul como um ecossistema de inovação competitivo, nos aproximamos de empresas, instituições e lideranças que compartilham da premissa que a educação é o vetor mais relevante para alcançarmos esse objetivo”, destaca o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério.

A primeira iniciativa concreta do Campus Caldeira é a parceria do Instituto Caldeira com players gigantes do mercado, como a Amazon Web Services (AWS), o Google, a Microsoft, a Oracle e a Salesforce para tornar realidade o Programa Nova Geração. O projeto, que também será lançado no dia 07 de julho, tem como objetivo encontrar, capacitar e empregar mais de 500 jovens talentos (16 a 24 anos) alunos e ex-alunos da rede pública. Além da qualificação técnica, os jovens receberão capacitações para desenvolverem habilidades socioemocionais, tais como educação empreendedora com o Sebrae.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça do RS e tem como mantenedores patrocinadores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além das empresas AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e do Sebrae.

Sabemos que o tema educação é complexo e exigirá um esforço robusto de inúmeros atores do ecossistema. Estamos muito felizes de poder contribuir neste desafio e certos de que juntos podemos consolidar o RS como um polo de formação de talentos preparados para os desafios da Nova Economia”, reforça Marciano Testa, Presidente do Conselho do Instituto Caldeira.