Como a viagem do Caldeira à New York pode fortalecer a educação dos jovens no RS?

Focada em fortalecer o acesso à educação através de investimentos e parcerias internacionais, a missão do Instituto Caldeira a New York (EUA) tem gerado diversas conexões que podem ajudar a alavancar o sistema de educação gaúcho. Junto com a secretária de educação do RS, Raquel Teixeira, o Instituto participou de um painel no Nexus Global Summit para falar sobre o projeto Nova Geração. Na plateia, estavam alguns dos principais filantropos e investidores que acreditam no poder da juventude.

As iniciativas do Campus Caldeira em parceria com o governo do Estado foram um case global de como a iniciativa privada e o poder público podem trabalhar juntos para o futuro da educação, o que abriu muitas portas na cidade mais cosmopolita do mundo. Vamos mostrar agora alguns dos encontros estratégicos do Instituto Caldeira na cidade americana. 

O hub de inovação está sendo representado em NY pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o diretor do Conselho Administrativo, Marciano Testa, e o diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral.  

Brazil Foundation 

Encontro contou com a participação do CEO do Caldeira, Pedro Valério, o diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, e representantes da Brazil Foundation. Créditos: Instituto Caldeira.

Representantes do Caldeira se reuniram com Rebecca Tavares, CEO e presidente da Brazil Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 2000 com o objetivo de mobilizar recursos para ideias e ações que transformem o Brasil. O encontro foi focado em estabelecer uma parceria para envio de recursos que ampliem o impacto do Campus Caldeira. A ideia é possibilitar que o Instituto Caldeira possa receber recursos internacionais e, assim, ampliar o impacto dos programas com jovens em vulnerabilidade social.

Data Wise, de Harvard

O Instituto Caldeira se reuniu com representantes do projeto Data Wise, liderado por Kathryn Boudett, professora de Harvard, a universidade mais conceituada dos EUA, e demonstrou a intenção de ser um parceiro local da iniciativa. O Data Wise oferece suporte aos educadores para qualificar a aprendizagem através do uso de dados e pesquisas colaborativas.

Aproximação com Programa Rise

Visita à sede da Schimidt Futures discutiu possíveis investimentos no RS. Créditos: Instituto Caldeira.

A secretária de educação do RS, Raquel Teixeira, e representantes do Caldeira estiveram presentes na sede da Schimidt Futures, ONG criada por Eric Schimidt, ex CEO Global do Google. O maior projeto da instituição é o Programa Rise, que já recebeu investimento de US$ 1 bilhão para encontrar jovens talentosos, entre 15 e 17 anos, para que sejam financiados e possam usar suas habilidades em prol de suas comunidades. Em menos de dois anos de programa, foram mais de 430 mil jovens inscritos e cinco jovens brasileiros já foram selecionados. 

Neste encontro, foi firmado a intenção para lançar o próximo ciclo do Projeto Rise para todos alunos da rede pública do RS, o que deve ser anunciado em setembro no Instituto Caldeira.

IBM 

Representantes do hub de inovação se reuniram com lideranças na área de educação da IBM, uma das maiores e mais tradicionais empresas de tecnologia do mundo, sobre possíveis parcerias com o Campus Caldeira. 

Aceleração de startups

O Instituto também avançou no planejamento de programas em parceria com a SOSA,  empresa global de inovação aberta, especializada em identificar soluções de tecnologia avançada no mundo. A parceria será nas áreas de aceleração/internacionalização de startups e inovação aberta para grandes empresas gaúchas. O ecossistema Caldeira foi um dos selecionados para o programa de internacionalização da CNI, em parceria com a SOSA

Combate à evasão escolar

Amaral e a secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira, foram recebidos por Keith Howard. Créditos: Instituto Caldeira.

A comitiva gaúcha se reuniu com o comissário Keith Howard, do Department of Youth para conhecer o Summer Youth Employment Program (SYEP), um dos projetos citados pelo estudo da FIRJAN-SESI sobre combate evasão escolar no Ensino Médio, que emprega mais de 100 mil jovens de 16 a 24 anos durante a temporada verão nova iorquina.

Avenues School

Amaral e Teixeira conversaram com Mark Gutkowski, reitor global da Avenues School. Créditos: Instituto Caldeira.

Um dos bate papos que aconteceram na Big Apple foi com Mark Gutkowski, reitor global da Avenues School, uma das escolas mais inovadoras do mundo. Na visita, a comitiva foi apresentada à metodologia da Avenues School, que tem um currículo baseado em três pilares: autonomia, competências e comunidade. O hub também conheceu um projeto piloto da renomada escola, chamado de Mastery of Learning, que está sendo testado nos últimos cinco anos e que promete revolucionar o modelo de aprendizagem escolar.

Confira mais conteúdos no Blog do Instituto Caldeira e acompanhe todos detalhes da missão do hub em Nova Iorque em nossas redes sociais.