Como a viagem do Caldeira à New York pode fortalecer a educação dos jovens no RS?
Focada em fortalecer o acesso à educação através de investimentos e parcerias internacionais, a missão do Instituto Caldeira a New York (EUA) tem gerado diversas conexões que podem ajudar a alavancar o sistema de educação gaúcho. Junto com a secretária de educação do RS, Raquel Teixeira, o Instituto participou de um painel no Nexus Global Summit para falar sobre o projeto Nova Geração. Na plateia, estavam alguns dos principais filantropos e investidores que acreditam no poder da juventude.
As iniciativas do Campus Caldeira em parceria com o governo do Estado foram um case global de como a iniciativa privada e o poder público podem trabalhar juntos para o futuro da educação, o que abriu muitas portas na cidade mais cosmopolita do mundo. Vamos mostrar agora alguns dos encontros estratégicos do Instituto Caldeira na cidade americana.
O hub de inovação está sendo representado em NY pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o diretor do Conselho Administrativo, Marciano Testa, e o diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral.
Brazil Foundation
Representantes do Caldeira se reuniram com Rebecca Tavares, CEO e presidente da Brazil Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 2000 com o objetivo de mobilizar recursos para ideias e ações que transformem o Brasil. O encontro foi focado em estabelecer uma parceria para envio de recursos que ampliem o impacto do Campus Caldeira. A ideia é possibilitar que o Instituto Caldeira possa receber recursos internacionais e, assim, ampliar o impacto dos programas com jovens em vulnerabilidade social.
Data Wise, de Harvard
O Instituto Caldeira se reuniu com representantes do projeto Data Wise, liderado por Kathryn Boudett, professora de Harvard, a universidade mais conceituada dos EUA, e demonstrou a intenção de ser um parceiro local da iniciativa. O Data Wise oferece suporte aos educadores para qualificar a aprendizagem através do uso de dados e pesquisas colaborativas.
Aproximação com Programa Rise
A secretária de educação do RS, Raquel Teixeira, e representantes do Caldeira estiveram presentes na sede da Schimidt Futures, ONG criada por Eric Schimidt, ex CEO Global do Google. O maior projeto da instituição é o Programa Rise, que já recebeu investimento de US$ 1 bilhão para encontrar jovens talentosos, entre 15 e 17 anos, para que sejam financiados e possam usar suas habilidades em prol de suas comunidades. Em menos de dois anos de programa, foram mais de 430 mil jovens inscritos e cinco jovens brasileiros já foram selecionados.
Neste encontro, foi firmado a intenção para lançar o próximo ciclo do Projeto Rise para todos alunos da rede pública do RS, o que deve ser anunciado em setembro no Instituto Caldeira.
IBM
Representantes do hub de inovação se reuniram com lideranças na área de educação da IBM, uma das maiores e mais tradicionais empresas de tecnologia do mundo, sobre possíveis parcerias com o Campus Caldeira.
Aceleração de startups
O Instituto também avançou no planejamento de programas em parceria com a SOSA, empresa global de inovação aberta, especializada em identificar soluções de tecnologia avançada no mundo. A parceria será nas áreas de aceleração/internacionalização de startups e inovação aberta para grandes empresas gaúchas. O ecossistema Caldeira foi um dos selecionados para o programa de internacionalização da CNI, em parceria com a SOSA.
Combate à evasão escolar
A comitiva gaúcha se reuniu com o comissário Keith Howard, do Department of Youth para conhecer o Summer Youth Employment Program (SYEP), um dos projetos citados pelo estudo da FIRJAN-SESI sobre combate evasão escolar no Ensino Médio, que emprega mais de 100 mil jovens de 16 a 24 anos durante a temporada verão nova iorquina.
Avenues School
Um dos bate papos que aconteceram na Big Apple foi com Mark Gutkowski, reitor global da Avenues School, uma das escolas mais inovadoras do mundo. Na visita, a comitiva foi apresentada à metodologia da Avenues School, que tem um currículo baseado em três pilares: autonomia, competências e comunidade. O hub também conheceu um projeto piloto da renomada escola, chamado de Mastery of Learning, que está sendo testado nos últimos cinco anos e que promete revolucionar o modelo de aprendizagem escolar.
Confira mais conteúdos no Blog do Instituto Caldeira e acompanhe todos detalhes da missão do hub em Nova Iorque em nossas redes sociais.