Caldeira participa de painel sobre futuro da educação no Nexus, na sede da ONU, em NY

O Instituto Caldeira (IC) aterriza em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar do Nexus Global Summit 2023, que será realizado entre os dias 22 e 24 de junho na sede das Nações Unidas (ONU). 

O primeiro dia do evento tem como nomes já confirmados o de Malala, Mary Robinson e Sal Khan.

O Caldeira foi convidado a falar sobre a inclusão de jovens na nova economia e o papel da iniciativa privada e terceiro setor trabalhando junto com o governo para o futuro da educação. 

Junto da vice-presidente da Achieve Partners, Cassidy Leventhal, o Caldeira vai participar do painel “Reimagining Education and Workforce Ecosystems” (Reimaginando os ecossistemas de educação e força de trabalho), no dia 24, às 14h. O bate papo contará com a presença do diretor do Campus Caldeira, Felipe Amaral, a secretária de educação do Estado, Raquel Teixeira, e o fundador e diretor do Conselho Administrativo do IC, Marciano Testa. 

A Nexus realiza esses encontros desde 2011, que reúnem filantropos, empreendedores e investidores do mundo inteiro para discutir temas sobre o futuro da humanidade e como unir forças para encontrar soluções aos principais problemas da sociedade.

O convite marca mais uma missão internacional do ecossistema de inovação gaúcho, onde vai poder contar sobre alguns de seus projetos de alto impacto.

Um dos projetos que certamente será apresentado pelo time Caldeira é o Nova Geração, cujo objetivo tem sido inserção de alunos e egressos do ensino público no RS em grandes empresas de tecnologia e multinacionais, a partir de trilhas de ensino online desenvolvidas por big techs e capacitações socioemocionais. 

Já foram cerca de 750 jovens capacitados no Rio Grande do Sul e cerca de 25 novos talentos contratados para o mercado de tecnologia. A história de alguns dos jovens do Nova Geração foi contada em uma série no blog do Instituto Caldeira.

Além do painel, o IC e a secretaria de educação do Estado seguem com diversas agendas com instituições como o Brazil Found, Schimidt Futures, Year Up e Department of Youth and Community Development da cidade de NYC.