Agibank lança programa Top Vozes e capacitações têm apoio da Sunopaim
O Agibank, um dos primeiros bancos digitais do Brasil, está usando seus colaboradores como embaixadores da marca. A instituição lançou neste ano a 1º edição do programa Top Vozes, que seleciona e capacita funcionários de diversas áreas para serem influenciadores digitais, disseminando a cultura da empresa nas redes sociais.
Para este projeto, a companhia, que é uma das fundadoras do Instituto Caldeira, contou com a ajuda de outro player do ecossistema, a Sunopaim, agência de publicidade com experiência de 30 anos de mercado.
Nem toda conexão é, necessariamente, uma fusão ou envolve grandes cifras. Muitas vezes, a sinergia proposta pelos hubs de inovação faz com que parcerias surjam aos poucos e acabem gerando grandes resultados. E este é o caso que será contado.
Neste especial SaaS – Serendipity as a Service – você vai conhecer mais sobre o Top Vozes do Agibank e também como foi o approach com a empresa convidada.
Segundo Luiza Flores, analista de comunicação do Agibank, o Top Vozes é um projeto que surgiu com o objetivo de capacitar alguns colaboradores para ajudarem na promoção do tom de voz da marca e contribuir para uma atração de candidatos mais alinhados com a empresa.
Antes desses colaboradores disseminarem nossa cultura, eles precisam estar 100% alinhados com a nossa comunicação. Já em um segundo momento, precisamos treinar skills de produção de conteúdo para as redes, especialmente Instagram e LinkedIn.
Luiza conta que os dois primeiros encontros com o time foram para reforçar as propostas de valor do Agibank e fazer um tutorial sobre como trabalhar conteúdo de marca, tanto na esfera profissional quanto pessoal.
Os 21 colaboradores selecionados para as capacitações foram avaliados por critérios como: performance, ser ativo nas redes sociais e gostar de produzir conteúdo. Para chegarem até a formatura, – tornando-se de fato embaixadores – os profissionais precisam passar por algumas missões que, normalmente, são posts recheados de criatividade sobre como é trabalhar na empresa, como o vídeo abaixo
Mas onde entra a Sunopaim no projeto do Agibank?
A participação começou a se desenhar a partir de um encontro do Catalisadores Caldeira, na sede do hub de inovação, onde Luiza conheceu – e começou a trocar figurinhas – com Mateus Gobbi, head de Pessoas e Cultura na Sunopaim.
Daí surgiu o convite para uma participação informal da agência no programa de desenvolvimento interno do Agibank. A empresa foi responsável pelo workshop no 3º dia de encontro dos futuros embaixadores, explicando como se posicionar nas redes, definir um cronograma de postagens e usar a criatividade para elaborar vídeos que engajem.
“Esses selecionados vêm de várias áreas da empresa, como administrativo e atendimento ao cliente, então são diversos níveis de conhecimento sobre redes que precisamos trabalhar. Foi um momento muito bacana de troca, onde as pessoas tiraram muitas dúvidas”, comenta Gobbi.
A base da aula apresentada pela Sunopaim aos embaixadores foram os materiais que a agência já tinha para outros projetos sociais que executa, e apenas precisaram ser adaptados à proposta do Top Vozes.
Por exemplo, um dos materiais foi adaptado da trilha de marketing do programa Nova Geração, iniciativa do Caldeira que capacita jovens do ensino público para o mercado de tecnologia. A Sunopaim é uma das curadoras e parceira educacional do programa.
A agência também é realizadora do projeto Rumos Mais Pretos, que olha para carreiras de pessoas pretas, pardas e indígenas dentro da companhia.
Muitas vezes, tudo começa com uma parceria bem pontual, em um tom de aprendizado, mas que eventualmente pode gerar negócios e uma relação mais estreita. É isso que esperamos com o Agibank. Já considero que somos empresas conectadas.
Serendipity as a Service
A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, o Especial SaaS – Serendipity as a Service quer ressignificar o conceito para definir as conexões e encontros casuais que surgem no Instituto Caldeira, e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Neste especial, apresentamos algumas dessas histórias.
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