Agibank lança programa Top Vozes e capacitações têm apoio da Sunopaim

O Agibank, um dos primeiros bancos digitais do Brasil, está usando seus colaboradores como embaixadores da marca. A instituição lançou neste ano a 1º edição do programa Top Vozes, que seleciona e capacita funcionários de diversas áreas para serem influenciadores digitais, disseminando a cultura da empresa nas redes sociais. 

Para este projeto, a companhia, que é uma das fundadoras do Instituto Caldeira, contou com a ajuda de outro player do ecossistema, a Sunopaim, agência de publicidade com experiência de 30 anos de mercado.

Nem toda conexão é, necessariamente, uma fusão ou envolve grandes cifras. Muitas vezes, a sinergia proposta pelos hubs de inovação faz com que parcerias surjam aos poucos e acabem gerando grandes resultados. E este é o caso que será contado.

Neste especial SaaS – Serendipity as a Service – você vai conhecer mais sobre o Top Vozes do Agibank e também como foi o approach com a empresa convidada. 

Segundo Luiza Flores, analista de comunicação do Agibank, o Top Vozes é um projeto que surgiu com o objetivo de capacitar alguns colaboradores para ajudarem na promoção do tom de voz da marca e contribuir para uma atração de candidatos mais alinhados com a empresa.

Antes desses colaboradores disseminarem nossa cultura, eles precisam estar 100% alinhados com a nossa comunicação. Já em um segundo momento, precisamos treinar skills de produção de conteúdo para as redes, especialmente Instagram e LinkedIn.

Luiza Flores, analista de comunicação do Agibank. Créditos: Agibank.

Luiza conta que os dois primeiros encontros com o time foram para reforçar as propostas de valor do Agibank e fazer um tutorial sobre como trabalhar conteúdo de marca, tanto na esfera profissional quanto pessoal. 

Os 21 colaboradores selecionados para as capacitações foram avaliados por critérios como: performance, ser ativo nas redes sociais e gostar de produzir conteúdo. Para chegarem até a formatura, – tornando-se de fato embaixadores – os profissionais precisam passar por algumas missões que, normalmente, são posts recheados de criatividade sobre como é trabalhar na empresa, como o vídeo abaixo

Extraído do LinkedIn da colaboradora do Agibank, Gabriella Damazio. Créditos: Reprodução Internet.

Mas onde entra a Sunopaim no projeto do Agibank?

A participação começou a se desenhar a partir de um encontro do Catalisadores Caldeira, na sede do hub de inovação, onde Luiza conheceu – e começou a trocar figurinhas – com Mateus Gobbi, head de Pessoas e Cultura na Sunopaim.

Daí surgiu o convite para uma participação informal da agência no programa de desenvolvimento interno do Agibank. A empresa foi responsável pelo workshop no 3º dia de encontro dos futuros embaixadores, explicando como se posicionar nas redes, definir um cronograma de postagens e usar a criatividade para elaborar vídeos que engajem. 

“Esses selecionados vêm de várias áreas da empresa, como administrativo e atendimento ao cliente, então são diversos níveis de conhecimento sobre redes que precisamos trabalhar. Foi um momento muito bacana de troca, onde as pessoas tiraram muitas dúvidas”, comenta Gobbi.

Mateus Gobbi, head de Pessoas e Cultura na Sunopaim. Créditos: Divulgação.

A base da aula apresentada pela Sunopaim aos embaixadores foram os materiais que a agência já tinha para outros projetos sociais que executa, e apenas precisaram ser adaptados à proposta do Top Vozes. 

Por exemplo, um dos materiais foi adaptado da trilha de marketing do programa Nova Geração, iniciativa do Caldeira que capacita jovens do ensino público para o mercado de tecnologia. A Sunopaim é uma das curadoras e parceira educacional do programa. 

A agência também é realizadora do projeto Rumos Mais Pretos, que olha para carreiras de pessoas pretas, pardas e indígenas dentro da companhia.

Muitas vezes, tudo começa com uma parceria bem pontual, em um tom de aprendizado, mas que eventualmente pode gerar negócios e uma relação mais estreita. É isso que esperamos com o Agibank. Já considero que somos empresas conectadas.

Serendipity as a Service

A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, o Especial SaaS – Serendipity as a Service quer ressignificar o conceito para definir as conexões e encontros casuais que surgem no Instituto Caldeira, e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Neste especial, apresentamos algumas dessas histórias.

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