AI day Instituto Cakldeira

Inteligência Artificial (IA) generativa: um novo mundo para as empresas e para a economia global

Nesta quarta-feira (11) acontece o AI Day, um evento imersivo e gratuito realizado pelo Instituto Caldeira que promete ser um marco na discussão sobre Inteligência Artificial. Com o objetivo de promover uma interação profunda entre especialistas, fomentar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimentos, o evento será realizado em diversos formatos, cuidadosamente planejados para gerar novos relacionamentos e impulsionar ideias inovadoras. 

Essa ação se soma a outras iniciativas do Caldeira ao longo dos anos, que buscam integrar e debater as tendências tecnológicas mais emergentes. Entre essas ações, destaca-se a Missão ao Vale do Silício, realizada em setembro, que reforçou o compromisso do instituto em estreitar laços com centros de inovação mundialmente reconhecidos, trazendo novas perspectivas e aprendizados para o ecossistema local. 

Entre os líderes de importantes empresas do Rio Grande do Sul, esteve presente na missão Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel. Confira os insights do empresário sobre a imersão e, abaixo, informações sobre o AI Day.

  • Por Júlio Mottin Neto

Em imersão recente ao Vale do Silício, região no estado americano da Califórnia que é referência mundial em questões de empreendedorismo, inovação e tecnologia, tive a oportunidade de visitar grandes empresas de tecnologia e IA, como Google, NVIDIA, Oracle, C3.ai, Air Group, Articul8, Scale e Cohere. Essas corporações, que estão entre as mais relevantes do mundo no mercado de tecnologia e IA, estão moldando o futuro da IA generativa, ao investirem de forma robusta em plataformas de infraestrutura.

E a minha sensação inicial, de que a Inteligência Artificial (IA) generativa é uma tecnologia que está redefinindo o futuro da economia global e transformando profundamente o funcionamento das empresas, ficou ainda mais evidente em minha mente. Trata-se, definitivamente, de um ponto sem volta.

Pude perceber que, ao contrário das abordagens tradicionais de IA, a IA generativa é capaz de criar novos conteúdos, como texto, imagens, código, música e muito mais, a partir de grandes volumes de dados. Com essas características únicas, os especialistas citam que ela possui duas vantagens fundamentais: a capacidade de lidar com dados não estruturados e a arquitetura avançada desses modelos, que utiliza redes neurais profundas para processar esses dados.

Trocando em miúdos, isso significa que a IA generativa pode ser treinada com padrões complexos e uma diversidade muito maior de dados, como textos livres, imagens e vídeos, gerando novos conteúdos com alta precisão, o que não era uma realidade nos modelos tradicionais.

Essa combinação de fatores expande o volume e a profundidade das informações e ajuda a explicar o profundo impacto da IA generativa nos negócios das empresas, que estão cada vez mais buscando integrá-la para otimizar suas operações, escalar rapidamente e inovar em seus produtos e serviços.

Essa imersão na região do Vale do Silício reforçou o ponto de que estamos apenas no começo da revolução. Com o crescimento de infraestrutura cada vez mais acessível e sustentável, as oportunidades para inovação são vastas.

E a Panvel está em uma posição privilegiada para aproveitar essas tecnologias. Com nossa base de dados bem estruturada, já largamos na frente no uso cada vez mais estratégico de IA, aprimorando serviços, melhorando a experiência com o cliente e aumentando a eficiência operacional. 

Um dos nossos principais projetos é a ferramenta chamada Sofia (Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial). Essa solução utiliza IA generativa e atua como um assistente virtual para os colaboradores, com orientações sobre diversos aspectos do atendimento farmacêutico, como informações completas sobre medicamentos, treinamento, atualização, integração com sistemas existentes e aprimoramento contínuo. Além da Sofia, também utilizamos a IA na Panvel para otimizar nossa gestão de estoque, ajudando a identificar falhas e antecipando a demanda por produtos.

O próximo passo é explorar essas oportunidades em maior escala, implementando soluções para melhorar a personalização de ofertas, a automação de processos e, principalmente, melhorar a experiência do cliente, que é o nosso maior foco. 

Além disso, a IA pode ser uma aliada poderosa na análise de dados de saúde e na inovação de serviços farmacêuticos, criando uma vantagem competitiva robusta. Ampliando nossa visão e integrando IA em todos os aspectos do negócio, podemos aproveitar a infraestrutura que está cada vez mais acessível para transformar, cada vez mais, nossos dados em ações estratégicas e inovação real.

Por fim, cabe dizer que a necessidade de acelerar a implementação de IA é justificada pelos benefícios palpáveis que a tecnologia já está entregando em diversas áreas operacionais, seja na redução do tempo de inatividade de equipamentos ou no gerenciamento mais eficiente de estoques. O impacto na produtividade e na qualidade do atendimento é imenso. Por isso, a adoção por todas as empresas precisa ser imediata.

Instituto Caldeira promove AI Day 

O Instituto Caldeira será o palco de um dos principais eventos sobre inteligência artificial do ano: o AI Day. A iniciativa, que ocorre em parceria com o sistema FIERGS, terá  uma programação dinâmica e diversificada. O evento será aberto ao público, com entrada franca, mediante inscrição prévia online.

O AI Day oferecerá uma experiência única em diversos formatos, como talks, painéis expositivos, apresentações de cases, aulas abertas com especialistas e momentos descontraídos para networking. Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar no impacto e nas oportunidades trazidas pela inteligência artificial, em um ambiente interativo.

O evento contará com a presença de nomes de peso no cenário nacional e internacional, com destaque para a participação de empresas globais renomadas. Pela primeira vez no Brasil, o C3.AI, especializado em inteligência artificial corporativa, será um dos destaques, ao lado de gigantes como Indigo Hive, focada em soluções de IA para grandes empresas; o MIT, pioneiro no campo de IA desde os anos 1950; IBM, líder mundial em tecnologia e inovação; e META, entre outras empresas de destaque como Alura + FIAP, Embrapii, Compass UOL, SAP e ZenDesk.

“No final de setembro realizamos uma missão ao Vale do Silício, na Califórnia, que teve como foco justamente visitas a empresas líderes e conversas com especialistas em inteligência artificial, e pensamos em trazer esse debate para a nossa comunidade. Queremos falar sobre como a aplicação da inteligência artificial está impactando globalmente startups, indústrias, iniciativas educacionais e de impacto social, e mostrar o que podemos aprender com cases na prática.” comenta Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. 

Os palestrantes confirmados incluem grandes especialistas do setor, como Honorio Padrón, Vice-Presidente Latam da C3.AI; Thiago Viola, Diretor de IA, Dados e Automação da IBM Brasil; Frederico Andrade, CEO da Indigo Hive; Alisson Aguiar, CTO AI/R da Compass UOL, entre outros.

Com um programa recheado de conteúdo relevante e inovador, o AI Day do Instituto Caldeira promete ser um marco para aqueles que desejam se aprofundar nas últimas tendências e oportunidades trazidas pela inteligência artificial, além de ser uma excelente oportunidade para fazer conexões estratégicas e inspiradoras.