Geração Caldeira promove dia D Trampo reunindo talentos e mais de 39 empresas

O Dia D Trampo, evento de grande relevância para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação, ocorreu na última segunda-feira (11). Organizado pelo Instituto Caldeira, o evento reuniu 200 talentos em busca de uma oportunidade profissional e 39 empresas, com o objetivo de gerar conexões e impulsionar a empregabilidade de jovens do ensino público. Esta edição, realizada no formato de uma feira de empregabilidade inovadora, propôs uma abordagem reversa, onde as empresas foram as responsáveis por se apresentar aos jovens, com o intuito de atraí-los como futuros colaboradores.

O Dia D Trampo faz parte do programa Geração Caldeira, que capacita e conecta jovens talentos de escolas públicas com empresas da nova economia. Ao longo do evento, os alunos, que participaram de trilhas educacionais em áreas como Gestão e Vendas, Marketing e Design, Programação Python e Java, tiveram a oportunidade de se conectar diretamente com empresas parceiras. O evento contou com a participação de mais de 7 mil inscrições, e dos 200 alunos selecionados, muitos se destacaram ao longo de sua jornada educacional, adquirindo as competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

A proposta inovadora deste evento foi colocar os jovens em uma posição de protagonismo, permitindo que as empresas viessem até eles, ao invés do formato tradicional onde são os candidatos que se apresentam para as organizações. Isso cria um ambiente mais inclusivo e acessível, promovendo um verdadeiro match entre as empresas e os futuros talentos, com potencial para gerar uma relação mais próxima e assertiva entre ambos os lados.

Ao longo de suas edições, o Geração Caldeira tem impactado a vida de centenas de jovens, que, por meio de trilhas de aprendizagem e desenvolvimento profissional, estão sendo preparados para trabalhar em empresas inovadoras e na vanguarda do mercado digital. Mais de 80 jovens da turma de 2023 já foram contratados pelas empresas parceiras, o que evidencia o sucesso da iniciativa, mas também aponta para a necessidade de ampliação desse tipo de programa, dado que mais de 3 milhões de jovens estão desempregados no Brasil, conforme dados da OCDE.

O sucesso do Dia D Trampo não seria possível sem a colaboração de diversas empresas e organizações comprometidas com a transformação social e a inclusão no mercado de trabalho. No evento de segunda-feira, participaram empresas como Aplayers, Agência Pulsa, Agibank,  Alura, AppMax Brasil, Banrisul, Brain Brazi, Frattini Consultores, Grendene, Iprocess BPM , Lojas Renner, Randon Corp, Sicredi, Unicred Brasil, entre outras. Esses parceiros acreditam no poder transformador da juventude e na construção de um futuro mais inclusivo, por meio da inserção dos jovens nas oportunidades da nova economia.

Essas empresas atuam de forma direta na integração dos jovens formados pelo  Geração Caldeira ao mercado de trabalho, seja por meio de estágios, programas de trainee ou contratações efetivas. A parceria com o Instituto Caldeira é um exemplo de como a colaboração entre o setor privado, organizações sociais e a educação pode criar soluções eficazes para um problema estrutural, como o desemprego juvenil, especialmente entre as populações mais vulneráveis.

A inserção de jovens capacitados no mercado de tecnologia e inovação é crucial para o crescimento e o fortalecimento desse setor no Brasil. Com a evolução da economia digital, cresce a demanda por profissionais qualificados em áreas como desenvolvimento de software e marketing digital. No entanto, muitos jovens ainda não têm acesso à formação necessária para preencher essas vagas. O Geração Caldeira e programas como o  Dia D Trampo contribuem para mudança desse cenário, preparando a nova geração para atuar em posições que exigem alta especialização e, ao mesmo tempo, promovendo a inclusão de talentos de diferentes origens e realidades sociais.

O evento não só marcou um passo importante na jornada de muitos jovens, mas também representou uma oportunidade para as empresas conhecerem novos talentos e investir na diversidade de suas equipes. Ao conectar esses jovens com empresas dispostas a apostar em seu potencial, o Dia D Trampo contribui para reduzir o gap entre a oferta de mão de obra qualificada e a demanda por profissionais nas áreas tecnológicas e inovadoras.

Confira quem são os parceiros de empregabilidade do Dia D Trampo, do Geração Caldeira

APlayers, Agência Pulsa, Agibank, Agidesk, Alura, AppMax Brasil, Aprix, ASAP Commerce, Atitus Educação, Ativ Networks, AVMB Tecnologia da Informação, Banrisul, BE220 Digital, Beluda, Brain Brazil, Caputo Duarte Advogados, Care Intelligence, Somos Case, CLG Educação, Clima Solis, ConexCondo, Somos Cuore, Dap7 Agência de Marketing, Daspe Web, Datum TI, Delta Global Brasil, Beba Devi, DTCODE Tecnologia, DLL, Ecovalor Consultoria, eLead Digital, ESG Now, Fenício, Frattini Consultores, Fundação Tênis, Futuro Previdência, Galapos, Grendene, Grupo Sólido Urbano, Hortti, Somos Ilegra, iProcess BPM, Iwill, Klooks Financial, Kodex Express, NoOne, Latromi Technology, Paim Creators, Pareto Consultoria, Perestroika, Pix Force, Planton, Promont, Pulso Creators, Grupo Randon, Lojas Renner, Rede NP, Reset Games Studio, Somos Room, RSS3 Soluções, Sebrae RS, Sicredi, Slap Law, SLC Agrícola, TJRS, Tax Strategy Brasil, Tique Taque, Trash In, Unicred Brasil, Unirede Info, ViaGold Seguros, Werdigi e WNS Global Services.