Aluna do programa Futuros Possíveis é selecionada para programa de Harvard e inicia Summer Job na Fijo/PUCRS
Maria Eduarda Pacheco, de 23 anos, aluna do programa Futuros Possíveis do Instituto Caldeira, foi recentemente selecionada para participar do Aspire Leaders Program, um programa de capacitação online da Universidade de Harvard.
O Aspire Leaders Program busca identificar e capacitar jovens universitários de diferentes partes do mundo para que se tornem líderes capazes de gerar impactos positivos em suas comunidades. Durante três semanas, os participantes são imersos em módulos que abordam habilidades de liderança, desenvolvimento de currículos e network, além de promovê-los a um cenário internacional com debates e atividades realizadas em inglês.
“Foi bem emocionante saber que passei. Eu ainda estava naquela dúvida se ia rolar ou não. Quando eu vi que aconteceu, fiquei muito feliz. Contei para a minha avó, que também ficou muito contente, porque me viu abrindo mão de algumas coisas para estudar,” relatou Maria Eduarda, que também destacou como o programa do Instituto Caldeira ampliou seus horizontes.
Agora, estou no Aspire Leaders e também no processo do Oracle Next Education, onde vou aprender mais sobre tecnologia e programação. O Futuros Possíveis abriu muitas portas para minha carreira.
Maria Eduarda concluiu o Futuros Possíveis em dezembro, um programa educacional criado para combater a evasão escolar, resultado de uma colaboração entre o Instituto Caldeira, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e a Embaixada dos EUA.
Durante seis meses, o projeto ofereceu aulas de inglês e empreendedorismo para estudantes do ensino público de Porto Alegre. Agora, ela está na etapa final do programa: o Summer Job.
Kickoff do Summer Job
Na última segunda-feira (13), foi realizado o evento kickoff do Summer Job, onde 50 alunos do Futuros Possíveis foram selecionados para trabalhar em empresas parceiras do Instituto Caldeira. Durante quatro semanas, os participantes têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam no programa, recebendo mentorias semanais e uma bolsa-auxílio.
O kickoff foi um momento especial para conectar os jovens às empresas, marcando o início de uma experiência única no mercado de trabalho.
Maria Eduarda está entre os selecionados e atuará na Fijo/PUCRS Carreiras, uma das empresas parceiras do Instituto. “A experiência que estou tendo agora com a PUCRS já é muito positiva. Tivemos nosso primeiro contato hoje, e foi uma troca incrível,” comentou.
Segundo Maria Eduarda, a oportunidade do Summer Job oferece um ambiente seguro para a transição entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho.
A parceria entre o Instituto Caldeira e a Fijo/PUCRS Carreiras
Edgar de Oliveira Antunes Junior, assistente de comunicação da Fijo/PUCRS Carreiras e mentor do programa na instituição, enfatiza a importância da parceria com o Instituto Caldeira no contexto do programa. “Nossa parceria reforça a importância da empregabilidade ao proporcionar, na prática, a conexão direta entre jovens talentos e o mercado de trabalho. Essa colaboração amplia as oportunidades de inserção profissional e fomenta o desenvolvimento de habilidades essenciais para que os participantes possam se destacar em um ambiente dinâmico e inovador.”
Além disso, ele explica que a Fijo/PUCRS Carreiras oferece uma experiência imersiva para os jovens. “Proporcionamos aos jovens uma vivência em um ambiente repleto de inovação tecnológica e dinamismo acadêmico. Durante o programa, focamos no desenvolvimento de cinco competências: criatividade, comunicação, organização, adaptabilidade e curiosidade,” detalhou.
Como mentor, ele reconhece os desafios enfrentados pelos jovens ao ingressarem no ambiente corporativo.
A adaptação à cultura organizacional e o desenvolvimento de habilidades práticas em um curto período podem ser desafiadores. Nosso papel é promover um acompanhamento próximo, com orientações práticas e feedbacks contínuos, além de estimular a exploração das habilidades dos participantes.
Uma história de dedicação e conquistas
A jornada de Maria Eduarda reflete sua perseverança e curiosidade. Estudante de design visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com técnicos em publicidade e propaganda e design de interiores, ela sempre se destacou pela criatividade. Sua motivação para participar do Futuros Possíveis veio de uma apresentação na escola técnica onde estudava. “Quando vi a logo do Caldeira, já fiquei interessada. Sempre me inscrevo em tudo que pode ser uma oportunidade,” contou.
Para Maria Eduarda, o Futuros Possíveis foi transformador. “Tivemos acesso a conteúdos muito ricos, tanto de mercado quanto de networking. Participar do programa me ajudou a identificar habilidades de convivência, me fez perceber que o esforço traz retorno e que é importante arriscar.”
Agora, com o Aspire Leaders Program no horizonte e o Summer Job na Fijo/PUCRS Carreiras em andamento, Maria Eduarda demonstra entusiasmo com as oportunidades que se desenrolam. “Quero absorver tudo sobre liderança e praticar muito o inglês. Essa experiência vai ser valiosa para meu futuro, tanto pessoal quanto profissional.”
Sua história simboliza o impacto do programa Futuros Possíveis na formação de jovens talentos e reforça a importância de iniciativas que conectam educação e mercado de trabalho, criando oportunidades concretas para transformar vidas.