nova economia

A nova economia começa com os jovens que ainda estão excluídos dela – Leia o artigo do time do Caldeira publicado na Folha de S.Paulo

O Instituto Caldeira é destaque no site da Folha de S.Paulo. O artigo sobre educação e nova economia, de autoria de Cláudia Costin e Felipe Amaral, foi publicado na editoria de Política e Justiça.

Para conferir o conteúdo na íntegra, acesse www.folha.uol.com.br.

Claudia Costin
Especialista em educação e conselheira da editora Magia de Ler, é responsável pelos jornais infantojuvenis Joca e TINO Econômico

Felipe Amaral
diretor do Campus Caldeira

O Brasil precisa encarar a formação de jovens para as carreiras da nova economia como uma questão estratégica nacional. Não se trata apenas de preencher vagas de trabalho em aberto: trata-se de reverter trajetórias de exclusão, destravar crescimento e garantir competitividade em um mundo moldado por tecnologia, dados e inovação.

Ao longo da última década, assistimos à consolidação de uma nova matriz econômica global. Setores como tecnologia da informação, ciência de dados, cibersegurança e inteligência artificial passaram a compor o centro das economias dinâmicas. Esse movimento gerou uma nova geografia de oportunidades – e um déficit crônico de mão de obra qualificada.

A resposta a esse desafio passa por uma reconfiguração da educação profissional, com foco na formação digital. Um modelo baseado em ciclos longos e pouco conectados ao mercado já não dá conta de acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas.

Para ler o conteúdo completo acesse o site da Folha de S.Paulo.