A forma de torcer mudou. As novas gerações cresceram jogando, assistindo e interagindo — tudo ao mesmo tempo. Isso desafia os clubes a repensarem sua presença digital, seus modelos de relacionamento e até mesmo a lógica de patrocínio.
Neste painel, Matheus Vivian (CEO da Hermit Crab) e Leandro Figueiredo (Executivo de Marketing e Negócios do Grêmio) compartilham os bastidores de como vêm desenvolvendo estratégias digitais voltadas para engajamento recorrente, conexão emocional e abertura de novas frentes de receita — dentro e fora do campo.
Entre os temas discutidos:
– O desafio de falar com as gerações Z e Alpha: o que mudou no comportamento dos fãs.
– Como clubes estão se tornando plataformas vivas de relacionamento — e não apenas times de futebol.
– As oportunidades que surgem quando se integra dados, entretenimento digital e cultura de comunidade.
– O lançamento do Chutômetro Webcontinental: uma nova forma de ativar torcedores com premiação conectada ao Campeonato Brasileiro.
A proposta é abrir um diálogo sobre o papel da inovação e da criatividade na reinvenção dos clubes como marcas ativas na economia digital — e como isso pode inspirar outras indústrias.
CONVIDADOS:
Bio Matheus Vivian – Co-Fundador e CEO do Grupo Hermit
Formado no Grêmio, foi jogador de futebol profissional por 18 anos, atuando 15 anos em clubes Europeus. Campeão Sulamericano e Mundial sub-17 pela Seleção Brasileira. É formado em Gestão de Entidades Esportivas, pelo Centro de Direito e Economia de Limoges, na França. Desde 2016 é co-fundador e CEO da Hermit, empresa gaúcha de desenvolvimento de games, especializada em jogos de esportes com licenças de grandes marcas como, Paris Saint Germain, Arsenal, Manchester City, Barcelona, Benfica, Grêmio, Atlético Mineiro e Vasco.
Bio Leandro Figueiredo – Executivo de Marketing e Negócios do Grêmio
É formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Negócios, Marketing e Comunicação, e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Foi Head de patrocínios na empresa Estrela Bet e diretor de negócios no Grupo Bel – Record TV e no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Liderou por quatro anos a área de Negócios do Clube Atlético Mineiro, como Diretor de Negócios e Marketing.
Evento exclusivo para a comunidade Caldeira.