Nesse tallks iremos discutir formas pelas quais as startups podem incorporar a pauta ESG em suas visões estratégicas, modelos de negócios e rotinas operacionais.
– Fernando (Repenso) fala sobre perspectivas inovadoras em ESG.
– Sérgio (Trashin) fala sobre produtização ESG.
– Daniela (Coalisão) fala sobre boas-práticas em ESG.
– Bruno (AGS) faz a mediação.
Debatedores:
Fernando Mallmann: Sócio e CEO do Repenso – Movimento Climático. Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Marketing Estratégico pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Extensão em Diplomacia do Desenvolvimento na DiploFoundation – University of Malta. Especialista em Marketing Global e ESG, começou a trabalhar com assuntos internacionais e parcerias estratégicas na AMCHAM – Câmara Americana de Comércio e Indústria para o Brasil e na Câmara Britânica de Comércio e Indústria, criando fóruns bilaterais e corporativos relacionados a inovação, ESG e soluções de sourcing sustentável. Fundou a Vetro International em 2011 para criar soluções de comércio de energia renovável e financiamento de projetos. Criou, ao lado de Paulo Zanardi e Francine Leal Franco, o Emissário, um grupo de empreendimentos de impacto, no qual fundou VBIO, GSS Carbon e Repenso, criando soluções de bioeconomia, acesso ao mercado de carbono, inovação climática e ativos financeiros sustentáveis.
Daniela Giffoni é head de négocios de impacto e ESG, Conselheira administração ( Inovação, ESG, Capitalismo Stakeholders) Mentora de startups , Coordenadora do Fórum ESG IBGC Capitulo Sul 2023 , Promotora da agenda 2030 ONU , Líder climática pelo Climate Reality Project Brasil , Membro do Conselho Gestor da Coalizão pelo Impacto ICE – POA , embaixadora do Capitalismo Consciente RS , profissional em constante aprendizado e transformação.
Diretora executiva do Coletivo Arquitetos Voluntários e finalista do prêmio Empreendedor Social do ano 2021 pela Folha de São Paulo.
Serginho Finger é um dos idealizadores e cofundador da Trashin – cleantech n⁰ 1 no Ranking da 100 Open Startups e vencedora em 2022 dos principais prêmios nacionais para startups, como AMCHAM Arena, Desafio SEBRAE Like a Boss e Get in the Ring Brazil. Possui grande experiência em desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas de tecnologia da informação e marketing digital (atuando como sócio de agência digital durante mais de 10 anos) e experiência em projetos de gestão de resíduos, logística reversa e economia circular, atuando como CEO e coordenando a área de Parcerias Estratégicas da Trashin. Bacharel em Administração (UFRGS) e aluno da Pós-graduação em Gestão Empresarial no Instituto Federal do RS. Mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil (maior programa de aceleração da América Latina – sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022), Programa Ebulição (do Instituto Caldeira, em Porto Alegre/RS), Startup Weekend e Campus Party. Palestrante e painelista em eventos de inovação e sustentabilidade (como Fórum Encadear, Rio Innovation Week, South Summit Brasil, InovAtiva Brasil, Startup Summit, Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, Campus Party, Mind7, entre outros) e eventos empresariais para grandes corporações (como SEBRAE, AMCHAM, Dell e Electrolux).
Bruno Bastos é Presidente da Associação Gaúcha de Startups, Conselheiro de Inovação do estado do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. Consultor nas áreas de finanças e governança. Mestre e Doutorando em Gestão e Negócios e Especialista e Gestão Empresarial.