SXSW on-line inicia nesta terça com foco em inovação e diversidade

Alguma coisa está fervendo no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. A nova iorquina Tracy Mann, International Business Development, Brazil do SXSW, um dos maiores eventos do mundo da economia criativa, está empolgada com o interesse dos empreendedores gaúchos pelo SXSW on-line. Foram 42 inscritos, o terceiro estado brasileiro com maior participação, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Geralmente Curitiba e Brasília estavam à frente dos gaúchos. Serão 12 palestrantes brasileiros, como o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.

Se no ano passado o SXSW foi atropelado pela pandemia da Covid-19 e precisou ser cancelado às pressas, já que aconteceria em março, na cidade de Austin (EUA), para 2021 houve tempo suficiente de preparar uma grade de programação atrativa.

Nomes como Sir Richard Branson, empreendedor e fundador da Virgin Group, e Melinda Gates vão passar pelo SXSW on-line até o próximo sábado. Serão 350 painéis – cerca de 1 mil palestrantes – 160 filmes e 66 showcases de música.

“Fizemos uma curadoria cuidadosa dos participantes. Teremos menos conteúdo do que nos eventos presenciais, mas tudo muito bem selecionado para falarmos de temas importantes como inovação, diversidade e inclusão”, comenta Tracy, que é a responsável por atrair os brasileiros para a conferência.

O evento presencial costuma ter cerca de 2 mil palestras, 4,5 mil speakers e 2 mil showcases. A representante do SXSW comenta que não será a mesma experiência de quem está acostumado a ir até Austin, claro, mas a versão digital foi uma forma de dar continuidade a esse projeto e reforçar a relação que se criou do ecossistema mundial de inovação com o SXSW”, diz.

Por meio da plataforma, que foi turbinada para essa edição, as pessoas poderão encontrar conteúdos interessantes e fazer networking. Isso porque, será possível visualizar todos os speakers – no evento presencial o SXSW só deixava visível àqueles que optavam por isso – e entrar em entrar em contato com eles diretamente para propor uma reunião ou simplesmente acompanhar a agenda da pessoa.

“Teremos uma grande experiência digital, incluindo palestras, sessões de conferências, mostras do Festival de Música, exibições do Festival de Cinema e networking”, projeta Tracy.