Startups que estão revolucionando a prevenção de fraudes financeiras

Numa realidade cada vez mais digital, as empresas que estão diretamente conectadas ao universo financeiro têm que cada vez mais investir em segurança.

Infelizmente, os crimes financeiros cibernéticos estão em alta. Ano passado, segundo dados da Nsknox (uma das empresas que veremos neste texto), 81% das organizações financeiras sofreram alguma tentativa de fraude. Sendo que, da receita total dessas organizações, 5% anualmente são perdidos por ataques desta natureza.

Por isso, globalmente, nascem cada vez mais soluções com o objetivo de evoluir a defesa das empresas e tornar todos seus processos cada vez mais seguros.

Separamos algumas startups que estão criando soluções e inovando quando se trata de ferramentas que auxliam na resolução e, principalmente, prevenção destes ataques.

Evercompliant

A Evercompliant possui um produto chamado MerchantView, uma plataforma que em poucos passos ajuda as empresas a descobrirem riscos desconhecidos e identificar atividades ilegais e ilícitas em sua carteira de clientes.

Ao fazer uma varredura completa dos dados de dentro do negócio, eles conseguem detectar e evitar que atividades de lavagem de transações entrem no sistema de pagamento. Os recursos automatizados e de detecção instantânea do MerchantView permitem que as empresas verifiquem e monitorem todas as identidades de terceiros para eliminar atividades perigosas que podem trazer risco.

Uma proteção em tempo real totalmente alinhada com a especificidade de cada negócio e com as regularizações mundiais.

Nsknox

Aproveitando seu inovador Cooperative Cyber ​​Security (CCS), uma tecnologia que combina a força cibernética de várias organizações, as soluções da NsKnox ajudam a evitar ataques de infraestrutura de finanças e operações. Focada em pagamentos corporativos, os clientes que utilizam o PaymentKnox (principal produto da startup) tem garantia de que seus pagamentos irão para o fornecedor certo, na conta certa.

Uma solução de rápida implementação que permite às organizações minimizar o risco de erro humano e prevenir pagamentos não autorizados, detectando e evitando tentativas de fraude financeira, incluindo possíveis ataques cibernéticos.

Paygilant

Cada etapa da jornada do usuário é uma oportunidade para ocorrerem fraudes. Contas falsas, comprometimento de credenciais, dados falsos de pagamento, entre outros problemas. Alguns deles, vale ressaltar, ocorrem até mesmo antes que o usuário conclua uma transação.

O Paygilant mapeia essa jornada criando pontos de verificação para determinar se uma atividade criminosa está ocorrendo e interrompe a fraude muito antes que alguma realmente ocorra.

Com um produto de fácil integração e com facilidade para funcionar na maioria das empresas, essa startup evoluiu a experiência da jornada do cliente para também ser segura e sem atritos.

ThetaRay

ThetaRay é uma empresa de tecnologia fundada em 2013 com base no trabalho de dois renomados matemáticos em uma abordagem inovadora para análise de big data.

Conhecida por sua incrível velocidade, o ThetaRay permite que robôs descubram e aprendam, a partir dos dados financeiros do seu negócio, o comportamento ideal, padrões e seus desvios. Através disso, em poucos dias consolida análises e apresenta insights que demorariam meses para nascerem. Uma das grandes soluções que o mercado tem para crimes financeiros, lavagem de dinheiro, financiamento indevido e fraude. Possui, inclusive, o Banco Santander como cliente.

As empresas e suas soluções aqui apresentadas são de um levantamento do nosso parceiro Israel Export Institute sobre Internet Banking e Fraudes Financeiras. Para conhecer mais, pode acessar aqui.