Startups estão no radar dos investidores de risco, celebra fundador da Ubots

As startups estão no radar dos investidores de risco, celebra fundador da Ubots

As startups brasileiras, definitivamente, estão no radar dos investidores de risco, celebra o fundador da Ubots, Rafael Souza. De fato, as gaúchas tiveram recorde de investimentos em 2020, chegando a US$ 200 milhões como aponta o RS Tech: uma fotografia do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, estudo realizado pelo Instituto Caldeira e a plataforma de inovação aberta Distrito.

Essas empresas já são sólidas, com ótimas soluções, um mercado gigante e um bom ecossistema, comenta

A Ubots, por exemplo, tem crescido bastante em Bootstrapping (termo que se refere à criação de uma startup usando somente recursos próprios) até o momento. Mas, a fim de alcançar novos patamares de crescimento e executar uma estratégia ainda mais audaciosa, a starup tem conversado com diversos investidores. O objetivo é realizar movimentos em 2022.

Mesmo assim, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir o crescimento dessas empresas, mais especificamente as da área de tecnologia, como a escassez de profissionais qualificados no mercado. Para ele, o Brasil já deveria estar tratando de forma estratégica o problema da formação de profissionais e da fuga de talentos do país.

Souza projeta que o próximo ano ainda mais pujante para o ecossistema de empreendedorismo de Porto Alegre, e cita o Instituto Caldeira como um dos protagonistas desse movimento. “Mesmo com a pandemia, o Caldeira já se mostrou um excelente local de conexão entre empresas e startups, além de ser um lugar que respira inovação”, acrescenta.

A Ubots chega ao final de 2021 com muito o que comemorar. Além de atingir os seus objetivos estabelecidos no início do ano, que envolvem questões como crescimento, processos internos, qualidade do produto e lealdade dos clientes, a empresa ainda espera triplicar o seu faturamento em relação a 2020. O desempenho, aliado às expectativas de um ambiente cada vez mais aquecido para as companhias do setor, garante o otimismo para 2022.

Agregamos muito valor aos nossos clientes e também aceleramos na aquisição de novos. Nosso time cresceu mais de 50% e agora conta com profissionais extraordinários espalhados por todo o Brasil”, resume Rafael Souza, CEO e fundador da Ubots. Para ele, não há outra alternativa agora a não ser manter o ritmo acelerado de crescimento. “Temos planos ainda mais audaciosos para a empresa. Estamos atuando em um grande mercado, temos um time incrível e uma ótima solução”, acrescenta.

Criada em 2016, a Ubots nasceu da vontade dos sócios Rafael Souza, Gustavo Silveira, Marcos Alves, Matheus Alagia e Joel Corrêa de empreender na área de tecnologia. Na época, o CEO estava trabalhando no Vale do Silício e acompanhou a criação e utilização de chatbots atrelados ao Facebook Messenger. Foi a partir dessa experiência que ele enxergou uma oportunidade de mercado, compartilhando a ideia com os demais.

Na trajetória da empresa, foi decisivo ainda o Minimum Viable Product (MVP), uma versão simplificada do seu produto, feito junto com a Panvel, que apostou na startup para criar uma solução de sucesso: o Chatbot Ben. A partir dessa experiência, a Ubots conseguiu se desenvolver e se tornar o que é hoje: uma plataforma de comunicação digital.

A startup conecta empresas a aplicativos de mensagens, possibilitando a automação através dos chatbots, do atendimento multicanal e da governança das conversas entre as empresas e os seus clientes, além da análise detalhada dessas conversas através de relatórios e dashboards. “Trabalhamos muito e construímos um produto completo de relacionamento digital entre as grandes empresas e os seus consumidores”, destaca Souza.

Como diferenciais, a plataforma oferece a entrega de uma solução ponta-a-ponta para comunicação através de canais digitais, algoritmos de inteligência artificial e um foco e expertise com grandes clientes, especialmente no setor financeiro. Assim, a Ubots tem como propósito aplicar tecnologia para gerar eficiência e excelência no relacionamento entre marcas e pessoas.

Diversas pesquisas mostram que os consumidores dão cada vez mais importância à toda a experiência que possuem com as empresas”, destaca o CEO. “Entretanto, todas essas expectativas geram desafios para as empresas: diferentes canais e dispositivos, experiência entre canais, disponibilidade a toda hora, autoatendimento, baixo tempo de resposta e governança sobre vendas realizadas no WhatsApp”, completa.

Raio x

Startup: Ubots

Sócios: Rafael Souza, Gustavo Silveira, Marcos Alves, Matheus Alagia e Joel Corrêa

Estágio: Tração

Segmento: Tecnologia (SaaS)

Investimento já recebido: Bootstrapping

Principal produto: Plataforma de Comunicação Digital para Grandes empresas