Randon adquire 51% da DBServer por R$ 23 milhões

As Empresas Randon anunciaram hoje (16)  a aquisição da empresa de soluções digitais DBServer, passando a obter 51% na participação do negócio. A negociação, estimada em R$ 23 milhões, avança agora para o processo de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).  A Randon Ventures, braço de investimentos das Empresas Randon, é membro do Instituto Caldeira.

O objetivo da aquisição da DBServer, segundo conta ao blog do Caldeira o CEO das Empresas Randon, Sérgio Carvalho, é ampliar o portfólio de soluções digitais e acelerar o processo de digitalização. 

Um dos pilares de sustentação do nosso crescimento sólido e constante é a busca por uma diversidade de negócios e campos de atuação, ressalta.

A DBServer é uma empresa com 29 anos de atuação que trabalha com a construção e sustentação de soluções tecnológicas para diversos segmentos de mercado, como o de finanças, varejo, serviços, indústria e tecnologia, e presta serviços de consultoria, inovação, design, desenvolvimento e testes de software.

De acordo com Daniel Martin Ely, vice-presidente e Chief Transformation Officer (CTO) das Empresas Randon, o investimento na DBServer vai contribuir na ampliação dos negócios da vertical de Serviços Financeiros e Digitais da companhia. O objetivo, segundo Ely, é somar competências para agregar ainda mais valor aos clientes na criação de soluções digitais, avançando na oferta de um ecossistema completo de serviços e tecnologias para a cadeia de logística, e expandindo para outros segmentos, como varejo e setor financeiro.

No acordo entre as empresas ficou decidido que a gestão da DBServer será mantida pelos atuais sócios, visto que a companhia de soluções digitais tem um histórico de 15 anos de prestação de serviços às Empresas Randon. O objetivo é potencializar a atuação da DBServer nos segmentos de transportes e logística e ampliar as soluções para os atuais clientes. 

A partir de agora vamos contribuir para escalar e acelerar a operação de negócios digitais de toda a Companhia. Ao desenvolvermos novas soluções especializadas, levaremos a experiência acumulada com a inovação do digital para o ecossistema de logística, transportes e soluções financeiras, salienta o sócio-diretor Verner Heidrich.

Negócios Digitais

As Empresas Randon vem acelerando os negócios da vertical de Serviços Financeiros e Digitais desde 2019, quando a companhia inaugurou uma área específica para trabalhar em projetos de Robotic Process Automation (RPA), Data Science, Inteligência Artificial e Soluções Digitais.

A partir desse movimento, a companhia inseriu no ambiente industrial da companhia metodologias, ferramentas de trabalho e profissionais de áreas como cientistas de dados – para o desenvolvimento de algoritmos, engenheiros de dados – para análise dessas informações, desenvolvedores de softwares, arquitetos de softwares, arquitetos de soluções, segurança da informação, tech leads e agilistas.

Os projetos já desenvolvidos foram direcionados para soluções digitais aos serviços financeiros das Empresas Randon, como o Banco Randon, a Randon Corretora de Seguros e a Randon Consórcios, e para processos de logística interna entre as unidades industriais das Empresas Randon, como otimização da utilização de contêineres e de rotas e cargas de produtos e componentes.