PipeRun compra 5Hub e quer acelerar conexões com Caldeira

A PipeRun anunciou em outubro a compra da 5Hub, startup de Caxias do Sul que atua no mercado de conversational commerce. Com a aquisição, a plataforma da PipeRun, que utiliza tecnologias de automação para acelerar as vendas no e-commerce, passa a incorporar a frente de atendimento omnichannel, atuando agora de ponta a ponta no processo. A ação é muito importante, pois marca o primeiro M&A da Pipe, que foi Top 10 entre as startups gaúchas de 2021, segundo o RSTech, estudo que o Instituto Caldeira ajudou a produzir.

O CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho, lembra que as duas empresas são parceiras desde 2018 e cresceram juntas. Por isso, o processo de incorporação foi muito natural. No entanto, a Pipe seguirá de olho em novas parcerias o que possam contribuir com o core dos negócios.

Precisamos fortalecer as empresas gaúchas e os ambientes de inovação, como o Instituto Caldeira, que é muito importante para esse ecossistema.

A fala do CEO já se materializou em ações diversas vezes, mostra o histórico da PipeRun. No caso da relação com o Instituto Caldeira, por exemplo, a empresa foi responsável por integrar e automatizar todos os processos da área comercial do hub de inovação da Capital. Ela também contribuiu para a plataforma de Onboarding do Caldeira, usada para o aculturamento dos novos membros do Instituto.

Nossa intenção é seguir contribuindo com ferramentas e soluções para o Caldeira e para as empresas e startups que fazem parte do hub, explica o CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho.

Sobre a aquisição da 5Hub, o gestor da PipeRun lembra que a empresa atende mais de 100 grandes empresas, incluindo marcas como Marcopolo, Brinox, Martiplast, Santa Clara, QI Faculdade e Famiglia Valduga. Além disso, a startup de Caxias atua em toda a área de atendimento: da captura de leads e vendas até o pós-vendas com o controle de protocolos e tabulação de dados, contemplando ainda o módulo de pesquisa de satisfação (C-Sat). 

De acordo com o CEO da 5Hub, Sandro Wegner, a união dos negócios ocorre devido a uma questão de mercado que tem gerado preocupação às empresas. 

Mais de 150 milhões de brasileiros usam todos os dias WhatsApp, Telegram, Messenger e Instagram. Por isso, é preciso pensar esses espaços como canais de vendas indispensáveis para qualquer negócio.

O nicho de conversational commerce cresce em ritmo acelerado. Não estar disponível nos canais de comunicação que os leads e clientes preferem virou uma falha grave para as marcas brasileiras. Não é mais admissível.

Além de ajudar as empresas ocuparem de forma mais efetiva esses espaços, Wegner revela que novas funcionalidades serão anunciadas em breve, a partir da realização de investimentos. “Com o suporte da PipeRun, os upgrades nos produtos também serão mais rápidos”.

Os executivos das duas empresas também deixam claro que, mesmo com a aquisição, cada startup seguirá trilhando um caminho de autonomia. Essa é a primeira ação de M&A da PipeRun. A partir da compra, a empresa passou a contar com 90 profissionais e um faturamento recorrente anual de R$ 12,5 milhões.