Para Marciano Testa, fundador do Agibank, empresas precisam criar caminhos que a nova geração vai trilhar

Em meio a um país com oportunidades de ensino tão desiguais, as empresas precisam entender a responsabilidade que carregam em abrir portas para nova geração, principalmente aos jovens que historicamente foram invisibilizados. Isso é o que acredita Marciano Testa, fundador do Agibank e atual presidente do Instituto Caldeira.

A meritocracia acontece para os melhores, mas nós precisamos garantir equidade na largada.

Em 2022, o Agibank foi um dos líderes em recrutamento no Parceiros de Empregabilidade. Essa é uma iniciativa do Instituto Caldeira que conecta grandes players, instituições e startups de todo Brasil com jovens formados pelo Nova Geração, programa de capacitação para alunos de escolas públicas no mercado de tecnologia. (saiba mais abaixo).

O Nova Geração tem dois objetivos principais: gerar oportunidades no mercado de trabalho para jovens gaúchos, em segmentos da tecnologia que têm alto potencial de crescimento: Programação; Gestão e Vendas; Marketing Digital; UX / UI Design. Já o segundo é suprir um gap de falta de mão obra nessas área da tecnologia

Na edição passada do Parceiros de Empregabilidade, o Agibank contratou 10 jovens formados pelo Caldeira, sendo a maioria para o time de Dev. Testa antecipou que a instituição já inscreveu novas vagas para a edição de 2023. “Os fundamentos que o Nova Geração acredita e reforça junto aos jovens, são muito semelhantes ao que acreditamos no Agibank”

As inscrições para o Parceiros de Empregabilidade 2023 seguem abertas. As empresas dispostas a participar desse movimento de inclusão podem preencher este formulário.

Após a inscrição das empresas no programa Parceiros de Empregabilidade, o Instituto Caldeira é responsável por realizar a curadoria dos jovens de acordo com o perfil das vagas descritas por esses players, indicando de um a três alunos por vaga.

Veja a entrevista completa com Marciano Testa, fundador do Agibank e presidente do Instituto Caldeira.

IC – Qual o papel do Nova Geração no mercado de inovação e tecnologia, considerando o gap de mão de obra e a necessidade de novos profissionais talentosos? 

Marciano Testa | Na última década, tivemos um salto gigantesco na demanda por profissionais de tecnologia. Hoje, praticamente tudo depende dela e a perspectiva é que essa área seja cada vez mais central para o desenvolvimento dos negócios de todos os tipos. Para atender a essa necessidade, ter a formação de profissionais que sustentem esse crescimento e iniciativas que forneçam esse conhecimento são igualmente fundamentais, como o Programa Nova Geração, do Instituto Caldeira. E, como a tecnologia promove crescimento para todos, é papel de todos os entes oportunizar esse tipo de formação.

Entendemos que é também nossa responsabilidade abrir portas e construir caminhos para os grupos com menos oportunidades, que é o foco do Nova Geração.

Dessa forma, garantimos oportunidades para que jovens de escolas públicas ou bolsistas de particulares construam uma carreira sólida e promissora na área de tecnologia, mantendo nosso compromisso de contribuir para um futuro mais próspero, sustentável e inclusivo para todos.

Além do Nova Geração, mantemos o Programa de Devs no Agibank, que capacita – com teoria e prática – pessoas que têm interesse em ingressar no mercado tech. 

IC – Sob o ponto de vista de impacto social, como você percebe o papel transformador do Nova Geração e Geração Caldeira na vida dos jovens?

Marciano Testa |Sempre acreditei que a educação é o único caminho para a transformação – seja de um indivíduo seja de um país – o conhecimento liberta e gera prosperidade. Mas sabemos que o Brasil é um dos países com maior desigualdade de aprendizagem entre os estudantes de escolas públicas e privadas. Nós enxergamos a inclusão como uma ação fundamental para impulsionar o nível de renda e melhorar a qualidade de vida dos jovens vindos exclusivamente de escolas públicas.

Porém, como sempre reforço, damos a primeira oportunidade para garantir a equidade da largada, depois disso, é a força de vontade do jovem que conta. 

Além de transformar vidas, incluir pessoas que têm mais desafios (e poderiam ficar de fora do nosso mercado de atuação), conseguimos garantir a diversidade de olhares, o que traz criatividade e inovação para todos. É isso o que fazemos com o Nova Geração e com o Geração Caldeira! 

Os benefícios dessas iniciativas extrapolam todas as barreiras, pois ganham os jovens, as empresas envolvidas, o Estado e o ecossistema inteiro, consolidando cada vez mais o Rio Grande do Sul como um poderoso pólo de formação de talentos preparados para os desafios da nova economia.

IC – Na edição passada, o Agibank foi importante Parceiro da Empregabilidade contratou 10 egressos do Geração Caldeira. Como percebe a evolução desses jovens na instituição?

Marciano Testa | O Agibank é uma empresa formadora, que aposta no desenvolvimento dos talentos e, com isso, promove um ciclo virtuoso para as pessoas e para a companhia. 

Essa turma tem nos ajudado a trazer novos olhares para os desafios diários e, ao mesmo tempo, formar pessoas muito alinhadas à nossa cultura, o Jeito Agi, que existe a partir dos nossos três pilares de pensar como cliente, agir como empreendedor e curtir a jornada. Isso mantém nossas pessoas alinhadas pelo mesmo ideal e garante um ambiente dinâmico e acolhedor para que esses jovens se sintam à vontade, explorem todo o potencial profissional e possam crescer conosco.  

IC – Nesta nova edição do Parceiros de Empregabilidade, qual será a participação do Agibank?

Marciano Testa | Com certeza vamos continuar sendo um dos Parceiros de Empregabilidade. Os fundamentos que o Nova Geração acredita e reforça junto aos jovens, são muito semelhantes ao que acreditamos no Agibank.

Cada um é dono do seu destino, a meritocracia acontece para os melhores e mais esforçados. Nós apenas viabilizamos a primeira oportunidade de equidade para todos, mas o desenvolvimento de carreira depende do empenho e dedicação de cada um.

Sobre o Nova Geração e Geração Caldeira

1ª edição do programa Nova Geração revelou 50 novos talentos da tecnologia no RS. Créditos: Instituto Caldeira.

Dividido em dois momentos, a capacitação dos novos talentos se separa entre o Nova Geração e o Geração Caldeira. O primeiro acontece de forma online, onde um número grande de jovens entre 16 e 24 anos, e que tenham cursado o ensino médio na rede pública, escolhe a trilha temática de desenvolvimento que mais os interessam (Programação, UX/UI, Marketing Digital ou Gestão de Vendas) e iniciam a formação.

Já o Geração Caldeira, conectado ao programa de empregabilidade, é a fase presencial onde alunos do Nova Geração com melhores desempenhos são selecionados para uma etapa de intensificação da formação profissional. Nesta etapa, o Instituto Caldeira concede aos estudantes bolsas para auxiliar nos estudos e demais necessidades que possam surgir. 

Para garantir uma formação alinhada com o que o mercado de tecnologia tem demandado, a iniciativa do Campus Caldeira conta com a parceria de marcas como AWS, Google, Microsoft, Nvidia, Salesforce, Oracle, Sebrae, Alura, Instituto Eldorado, entre outros.

Além da parte técnica, mentores e profissionais experientes trabalham o lado emocional e comportamental desses jovens, habilidade que os ajudam no posicionamento e desempenho no mercado de trabalho. 

Veja mais sobre o regulamento do programa Parceiros de Empregabilidade neste link.