Novo hub Santa Maria+ é lançado e passa a integrar o Instituto Caldeira

A Prefeitura de Santa Maria, cidade da região central do Estado, lançou nesta sexta-feira (31) o Santa Maria+, projeto que marca a presença oficial da cidade no Instituto Caldeira. No ato realizado durante o South Summit Brazil 2023, representantes da prefeitura e do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinaram um protocolo de intenções. 

A participação no Caldeira vai proporcionar o desenvolvimento das atividades de tecnologia e inovação do município, por meio das conexões com grandes empresas, hubs, startups, universidades e Poder Público. O Santa Maria+ vai ocupar um espaço de aproximadamente 30m² no Instituto Caldeira. 

Para Pedro Valerio, diretor-executivo do Instituto Caldeira, o convênio amplia a capilarização do hub de Inovação no interior do estado e conecta ainda mais pessoas e iniciativas. “É uma alegria poder contar com mais um parceiro estratégico e trazer novas ideias, negócios e gente qualificada para dentro da nossa casa”, comemora.

Esta modelagem de negócios será como uma embaixada santa-mariense no Instituto Caldeira, sustenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana. “Assim, vamos abrir espaço para outras instituições e empresas vinculadas ao nosso ecossistema de inovação. Seremos a primeira cidade do Interior a estar lá e queremos aproveitar esta oportunidade, de estar em contato com outros negócios e participar de eventos”, complementa.

De imediato, Santa maria deverá ter direito aos seguintes benefícios: seis posições de coworking; 30 horas de reunião; Mesa Caldeira e eventos exclusivos; gestão contas ativa para conexões; duas datas caldeira; Conecta (inovação aberta) em duas teses; acesso ao Hub e a programação e conteúdos; happy hour da comunidade.

É um passo muito importante para conectarmos o ecossistema de inovação da cidade com um dos melhores ambientes de negócios do Estado

“Com certeza, essa parceria só traz benefícios. Serão mais oportunidades de qualificar os trabalhos de inovação e tecnologia que já estão estão sendo feitos em Santa Maria. É um passo muito importante para conectarmos o ecossistema de inovação da cidade com um dos melhores ambientes de negócios do Estado”, afirma o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.