Lojas físicas e on-line são indissociáveis, aponta Luiza Helena Trajano

O varejo não pode mais traçar sua estratégia dividindo lojas físicas e e-commerce. Ambos fazem hoje parte do mesmo marketplace e são indissociáveis. Mesmo assim, o atendimento humanizado ainda é, e sempre será, o diferencial de qualquer negócio, aponta Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. A empresária foi recebida nesta quarta-feira (29) por uma arena lotada no primeiro dia do South Summit Brazil 2023. O evento acontece até a próxima sexta-feira, no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS).

A equipe do Instituto Caldeira acompanhou o painel em que Luiza Trajano foi speacker e também conversou frente a frente com a empresária.

Ícone do varejo nacional, Trajano comentou que mesmo a jornada de vendas migrando com força para o digital, e o papel dos vendedores é fundamental para o crescimento do Magazine Luiza.

A loja física melhora o digital. E a loja física também é digital. Cada vez mais, os espaços se tornam o meio de humanização do atendimento, onde o cliente vai poder tirar dúvidas para depois, em muitos casos, finalizar a compra no e-commerce.

Ativista da diversidade no mercado de trabalho, a empresária, uma das mais bem sucedidas do Brasil, percebe hoje a inovação tecnológica sendo potencializador do papel dos vendedores no mundo do varejo, e não substituta.

“Nossos vendedores não vendem só os produtos da loja, eles têm acesso a todo marketplace da rede e podem captar, inclusive, sellers das cidades em que estão alocados. Eles fazem também a ponte com os pequenos negócios regionais para entrarem no marketplace do Magalu”, reforça.

Segundo Luiza Trajano, a profissão ‘vendedor’ sempre foi muito desprestigiada no meio varejista e, por isso, investir em capacitação e inclusão social são formas de colocar o vendedor em destaque. “Não podemos esquecer que é a venda que movimenta o varejo”.

Ela, inclusive, conta que na década de 90 decidiu extinguir os cargos do Magazine Luiza e nomear todos funcionários como vendedores. Foi ma forma de prestigiar a função.

Empreendedorismo feminino

Outro assunto recorrente, e que Luiza Trajano costuma abordar com desenvoltura, é o empreendedorismo feminino. Foi justamente sobre esse tema o painel From Necessity to Impossible: Founders and Leaders, no qual ela foi speaker, ao lado de Verônica Allende Serra, da Innova Capital. O painel estava lotado para receber as duas.

Para a empresária do Magalu, ser mulher e empreendedora sempre foi algo muito natural em razão das fortes referências femininas que sempre teve em casa: as gerações anteriores da gigante varejista.

“A desigualdade social é um câncer na nossa sociedade”, ressaltou.

A conversa abordou também a situação econômica no país e no exterior, que vem corroendo a renda dos brasileiros.

Segundo Trajano: “A desigualdade social é um câncer na nossa sociedade”. E é urgente reduzir esse desequilíbrio através de uma queda na taxa de juros no país, que tem freado o crédito e, consequentemente, o consumo. A taxa básica de juros, a Selic, está atualmente em 13,75%, o maior patamar desde 2017.

Minha luta é pelo desenvolvimento, pela geração de empregos”, concluiu, muito aplaudida por todos.