James Tip aposta na Inteligência Artificial para apoiar os varejistas na gestão de estoques

Como minimizar as rupturas e os excessos do estoque do varejo, aumentar o ticket médio, reduzir o mix de produtos, fazer compras mais assertivas e, ainda, melhorar a distribuição dos produtos? Para a James Tip, a resposta a estes desafios está, cada vez mais, na Inteligência Artificial (IA).   

Foi observando essa tendência e apostando nas novas tecnologias que a startup, uma das retailtechs presentes no levantamento do Instituto Caldeira e Sebrae RS deste ano, avançou em 2020, especialmente no segundo semestre. Para esse ano, a expectativa é consolidar a sua atuação, já que existe um amadurecimento das empresas sobre a visão da importância das novas tecnologias para transformar os negócios. 

“O ano de 2021 será importante para as retailtechs seguirem ganhando mercado a partir de resultados e eficiência constantes. Por outro lado, abre-se oportunidade também para que soluções ainda não validadas ou em fase de testes recentes possam atrair gestores em razão da atual situação econômica do País”, projeta o CEO da James Tip, Guilherme Masseroni.

De fato, desde que começou a pandemia da Covid-19, diversos lojistas tiveram que adaptar suas operações, o que acelerou a digitalização no varejo. Pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, em parceria com a agência de marketing digital Raccoon, mostra que, para 89,1% dos entrevistados, as estratégias digitais ganharam força nos negócios após a crise. 

Outro dado interessante se refere à forma como ocorre a digitalização. Mais da metade (50,4%) afirmou que isso está acontecendo internamente, enquanto 39,5% já a fazem de forma mista. Somente 4,7% responderam não possuir qualquer tipo de operação digital e outros 5,4% a fazem apenas externamente, com fornecedores. 

Neste cenário, o CEO da James Tip enxerga a cultura digital no varejo com algumas singularidades. “Há algumas áreas que são mais maduras do que outras e isso acontece, normalmente, por uma exigência governamental, como é o caso das farmácias, que contam com maior entendimento de tecnologia por algumas exigências da Anvisa”, analisa. 

Quando o assunto é a digitalização do varejo, ele divide os varejistas em três perfis. Há o que se assusta com as novas exigências e acaba paralisando; o que tenta avançar, mas ainda não sabe os caminhos; e o que já se encontra mais maduro tecnologicamente, porém, ao olhar para os concorrentes, tem a avaliação de que ainda está atrasado. 

O chassi de predição e demanda do varejo

Independente do porte da empresa ou o estágio em que se encontra na adoção de soluções inovadoras, a James Tip se propõe a ajudar em um ponto central do segmento. “Sabemos o que comprar, o quanto comprar e em que momento comprar. Começamos pelo estoque, mas ajudamos as áreas financeira, de compras, logística, planejamento, vendas, comercial e marketing, porque atuamos no coração do varejista”, relata Masseroni. 

Para isso, a startup utiliza Inteligência Artificial, algoritmos, Big Data e Machine Learning. Tudo aliado à bagagem e conhecimento dos fundadores, sócios investidores e da equipe, que são direcionados para a redução de estoques e previsão de intenções de compra das empresas. “Nossa ferramenta é um ‘chassi’ de predição e demanda”, resume o empreendedor.   

Fundada em 2017 por Masseroni e Rodrigo Torres, a startup atende atualmente clientes de segmentos como comércio de moda, supermercadista, papelaria, lojas de conveniência, petshop, telefonia e material de construção. Além disso, conta com um time de engenheiros, economistas, compradores, publicitários e especialistas em TI com experiência no varejo. “Apoiados por uma tecnologia de ponta, atuamos na entrega aos varejistas de resultados importantes, como manutenção e aumento de vendas, redução de perdas e maior capacidade de prever os passos dos consumidores”, conclui.   

Raio-X

Nome da startup: James Tip

Nome dos sócios: Guilherme D`Masseroni (CEO), Rodrigo Torres (CTO),  José Resende (Investidor Anjo) e WOW Aceleradora e G2 Capital, ambos fundos investidores

Estágio: Estágio de Tração

Segmento: Retailtech 

Número de colaboradores: 14

Investimento já recebido: 550 mil

Principal produto: Plataforma de Inteligência Artificial James Tip