scroll

Automatizar todos os processos do departamento pessoal e tornar o setor de RH menos operacional e mais estratégico para que possa estar mais focado nos talentos da empresa. Esse foi o grande motivador que levou a TiqueTaque, no ano de 2015, desenvolver um hardware focado em revolucionar os tradicionais relógios de ponto e sistemas de gestão da jornada dos colaboradores de uma empresa.

A ideia da startup surgiu após a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou os direitos dos trabalhadores domésticos. “Naquela ocasião, surgiu a oportunidade de criar soluções de controle de ponto para as residências. No entanto, logo após analisar o mercado, mudamos nosso foco para pequenas e médias empresas, o que se mostrou muito acertado. Hoje, somos uma empresa focada em PME ‘s, mas com clientes de todos os portes. O nosso produto vem sendo muito bem aceito pelo mercado”, celebra o CEO da TiqueTaque, Fernando Herrmann.

O relógio de ponto criado conta com registro biométrico e é baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT). A solução permite, entre outras coisas, que o gestor acompanhe, em tempo real, as jornadas diárias de seus colaboradores, assim como horas extras, adicionais noturnos e fechamento da folha de ponto.

Com a evolução do negócio, a TiqueTaque desenvolveu também uma plataforma web, na qual é possível acessar relatórios detalhados, aprovar cálculos, fechar folhas de pagamento e configurar banco de horas.

Para criar uma relação de transparência com o funcionário, a startup elaborou ainda um aplicativo exclusivo para os colaboradores com informações sobre a sua própria jornada de trabalho. Nele, entre outras funcionalidades, é possível acompanhar detalhes das horas trabalhadas, faltas e atrasos, além de possibilitar o envio de atestados médicos para a aprovação do gestor.

“Nossa solução é perfeita para empresas com trabalho no modelo híbrido, tendência do momento, pois fornecemos soluções como hardware, aplicativo no celular e sistema web. Nosso sistema permite reduzir drasticamente o tempo gasto no fechamento da folha, aumentando a eficiência e garantindo uma experiência do usuário diferenciada”, destaca Herrmann.

Uma pesquisa global da Accenture com 9,6 mil entrevistados apontou que o trabalho híbrido será ou já é realidade para a maioria dos trabalhadores. Dos 512 brasileiros ouvidos pela consultoria, 60% disseram que seu empregador mudou ou vai mudar suas funções ou estrutura da equipe para se adaptar a novos modelos de trabalho. O levantamento mostrou também que a modalidade entrou no gosto dos trabalhadores, já que 53% dos brasileiros que atuam de casa responderam que querem continuar a fazê-lo pelo menos uma vez por semana.

Não há dúvidas de que a pandemia foi um dos principais aceleradores para essas novas modalidades de trabalho. Além do trabalho híbrido e do home office, formatos que têm gerado uma forte demanda das soluções da startup, o período pandêmico intensificou o processo de digitalização  dos setores de RH, conforme analisa o CEO da TiqueTaque.

A cultura digital das empresas no setor de RH já vinha evoluindo bastante, mas sem dúvidas, teve uma enorme aceleração devido à pandemia. As empresas se viram forçadas a implementar uma máxima digitalização dos seus processos e isso acelerou essa tendência em alguns anos”, afirma.

Na esteira dessas transformações, a startup observa um crescimento acelerado de seus negócios e planeja o lançamento de novidades.

Neste ano, faremos uma grande inovação, principalmente, na forma de como ofertamos nosso produto e acreditamos que agradará bastante o mercado”, adianta o empreendedor.

Ele destaca ainda a conexão da startup com o Instituto Caldeira como uma grande oportunidade para novos negócios e troca de aprendizados. “Estamos muito felizes em fazer parte do Caldeira e desta história. Ambientes assim são fundamentais para criar um ecossistema saudável de inovação, pois permitem uma grande troca de conhecimentos e experiências”, conclui.

Raio x

Nome da startup: TiqueTaque

Nome dos sócios: Vanessa Monticelli e Fernando Herrmann

Estágio: Scale up

Segmento: RH Tech

Número de colaboradores: 25

Principal produto: Sistema para a gestão da jornada de trabalho do colaborador