Instituto Caldeira recebe comitiva de Campinas para imersão ao hub de inovação

A visita é um marco para a história do Caldeira, pois mostra como ele está se tornando uma referência para o Brasil.

Pedro Valério recebeu comitiva de Campinas em tour pelo Caldeira.

O Instituto Caldeira recebeu na quarta-feira (25) uma comitiva de Campinas (SP),  composta pelo prefeito da cidade, Dário Saadi, secretários municipais e empresários, para uma imersão completa no hub de inovação do Quarto Distrito. A visita é um marco para a história do Caldeira, pois mostra como ele está se tornando uma referência para o Brasil, com gestores de outras regiões vindo à capital gaúcha para respirar o ar do Instituto e buscar espelhar o modelo Caldeira em suas cidades.

O encontro também contou com a participação do governador do RS, Eduardo Leite; o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes; o presidente da South Summit Brasil, José Renato Hopf, além de secretários municipais de Porto Alegre, representantes de empresas da comunidade Caldeira e o diretor-executivo do Instituto, Pedro Valério.

Valério ressalta que o Caldeira tem a ambição de conectar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul com os diferentes ecossistemas que existem no Brasil e a visita dos vizinhos campineiros é uma prova disso.

A possibilidade de interagir com outras cidades, buscar sinergias e identificar oportunidades em conjunto é muito importante para que a gente possa fazer negócios que alavanquem a comunidade Caldeira e o ecossistema do Rio Grande do Sul, diz o diretor-executivo do Instituto Caldeira.

Um dos empresários gaúchos que fez presença no encontro é Marciano Testa, idealizador do Instituto Caldeira e diretor-executivo do Agi. Para ele, a vinda ao Instituto Caldeira da comitiva de Campinas é motivo de orgulho e também uma confirmação que o RS está no caminho certo.

Estou muito orgulhoso em ver nosso ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul sendo hoje um case para Brasil e América Latina, usado como benchmark por outras regiões. Isso mostra como a comunidade Caldeira tem a força de impulsionar a nova economia, dando uma vocação tecnológica para o RS, comemora Testa.

A gestão municipal de Campinas que veio à capital gaúcha foi formada pelo prefeito, Dário Saadi e pelos secretários de finanças, Aurílio Caiado, de planejamento e urbanismo, Carolina Baracat, e de desenvolvimento econômico, Adriana Flosi.

Nas palavras de Flosi, a visita ao Caldeira foi muito melhor do que a comitiva de Campinas imaginava, mesmo que a expectativa fosse alta.

Saímos inspirados com essa iniciativa incrível e também de ver o que está sendo feito com a própria marca da cidade de Porto Alegre neste trabalho conjunto entre empresários, universidades e poder público, para trazer mais desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas”, diz a secretaria de desenvolvimento econômico de Campinas.

Outro participante da comitiva é Raul Maudonnet, presidente da ConfraBusiness, entidade empresarial de Campinas que quer estudar novos modelos de negócios a partir do Caldeira.

Segundo Maudonnet, o propósito da visita também foi levar empresários campineiros ao Instituto para que o modelo executado no hub de inovação gaúcho seja replicado em Campinas. Somado a essa busca por um modelo similar ao do Caldeira, o poder público de Campinas também busca revitalizar uma antiga área no centro da cidade, com 200 mil metros quadrados. Vindo a dar certo a instalação de um polo de tecnologia em Campinas, será nessa área central que ele será instalado, bem como foi executado no hub de inovação de Porto Alegre, destaca o empresário.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, salientou que o governo teve caminhos difíceis, mas a sociedade não deixou de ser empreendedora e com vocação para criar coisas novas.

O Rio Grande do Sul tem sido um bom exemplo de estabilidade nas relações, de diálogo e de interação em favor desse ambiente de negócios e de acolhimento ao empreendedorismo.

Dentre os representantes empresariais de Campinas também estavam presentes Rogerio Fabian, diretor na Plaenge Empreendimentos; Márcio Pinto, sócio na CPN Incorporadora; Alexandre Silveira, diretor da Jader Almeida Empreendimentos e Mathias Beraldo, CEO da MBL Park.