IESA se conecta à Dootax para simplificar processos fiscais do grupo automotivo

Todas as quintas-feiras, tradicionalmente, acontecem pitchs de startups no Instituto Caldeira. Coincidentemente, esse é o dia da semana em que o diretor do Grupo IESA, Marcelo dos Reis, costuma trabalhar no hub de inovação gaúcho. Sempre que pode, ele acompanha a apresentação das palestras, e foi em uma destas ocasiões que conheceu a Dootax, startup que atua na área fiscal. 

Ao acompanhar o pitch da empresa, descobriu o tamanho da dor que a IESA tinha, que ele ainda nem sabia, e que justamente a Dootax poderia ser a parceira potencial para ajudar a  resolver. Mais um case de encontro ao acaso no Caldeira que a nossa série de conteúdo Especial SaaS – Serendipity as a Service vai mostrar.

Nos últimos três anos, o Grupo IESA começou a investir em e-commerce e viu saltar suas vendas interestaduais de peças automotivas. Acontece que, para cada venda feita para fora do Rio Grande do Sul, é preciso gerar uma guia Difal, que é o pagamento da diferença de alíquota de ICMS entre o RS e o estado de destino. Depois de emitida, essa guia é enviada ao departamento financeiro da empresa, responsável por pagar o imposto antes do vencimento, prazo que normalmente é de um dia após a emissão. 

Até então, todo esse processo era feito manualmente. Porém, o volume de vendas no e-commerce só crescia. Uma operação que tinha meia dúzia de guias por mês passou a ter 80 guias Difal por dia. 

Após o pitch da Dootax, Reis resolveu perguntar para a profissional responsável pelas emissões no Grupo IESA e foi aí que pôde comprovar o tamanho do problema que a área enfrentava. 

A responsável pela emissão das guias me disse que perdia uma manhã inteira por dia nesse processo. Como o prazo de vencimento das guias era curto, isso gerava transtornos também para a área financeira. Era algo trabalhoso e que exigia que uma pessoa ficasse muito tempo presa a um procedimento muito burocrático, comenta. 

A solução? Adotar a ferramenta de automação do recolhimento e pagamento de impostos da Dootax. “Este foi um dos projetos mais rápidos que implementamos. Em uma semana, já estávamos usando o sistema da Dootax, o que reduziu para minutos o que antes levava uma manhã inteira”, conta o executivo da IESA.

Sistema da Dootax trouxe agilidade nas vendas de e-commerce da IESA. Créditos: Instituto Caldeira

O cofundador e CRO da Dootax,  Yvon Gaillard, explica que um dos motivos desta agilidade é o fato deste software estar 100% na cloud. Assim que a startup recebe os documentos fiscais que a empresa cliente emite, a ferramenta identifica para qual estado a mercadoria está sendo enviada e qual o valor do imposto a ser pago. O sistema mostra para os usuários essas informações e já dá a opção de gerar a guia, assim como a possibilidade de automatizar o pagamento, conectando o software com a conta bancária da empresa ou através de uma carteira digital.

A gente diminui em até 94% o tempo gasto com esses processos. Isso é muito importante para a eficiência operacional e para o caixa das empresas, pois o Brasil é um dos países mais complexos do mundo em relação à burocracia tributária, diz o executivo da Dootax.

A startup paulista é membro do Caldeira desde 2021, atende todos os estados do País e possui uma carteira com grandes clientes, como a Apple Brasil, Lojas Renner e Gerdau, sendo que as duas últimas também são fundadoras do Instituto Caldeira.

Primeira conexão do Grupo IESA no Caldeira

O Grupo IESA é uma das empresas que contribuíram para a fundação do Instituto Caldeira e tem uma forte atuação dentro do hub de inovação gaúcho. A conexão com a Dootax, no entanto, foi a primeira do grupo no Caldeira. O diretor da IESA, Marcelo dos Reis, explica que já surgiram diversas aproximações com outras empresas do ecossistema, mas nenhum negócio tinha sido fechado até então. 

Com o resultado positivo, o Grupo IESA quer intensificar essas sinergias com startups.

“O Instituto Caldeira tem sido um parceiro importante nesse sentido, pois nos provoca bastante a acelerar as conexões dentro do hub e nos dá mais argumentos para mostrarmos aos nossos colaboradores os ganhos que podemos ter se aumentarmos a relação com startups e projetos de inovação aberta”, diz Marcelo.

Referência no mercado automotivo gaúcho desde 1992, o Grupo IESA é líder regional em seu segmento, sendo o maior e mais diversificado grupo automotivo do Rio Grande do Sul. Seu portfólio conta com as renomadas marcas BMW, MINI, BMW Motorrad, Volvo, BYD, Harley Davidson, GWM, Ram, Jeep, FIAT, Nissan e Renault, além de uma ampla operação de seminovos. São mais de 40 lojas distribuídas nas principais regiões do Estado. 

Serendipity as a Service

A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, especial Serendipity as a Service quer ressignificar esse conceito e aplicá-lo para definir as que conexões e encontros casuais que surgem no Caldeira e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras, que possam atender o mercado e a sociedade, de forma geral. Neste especial, você conhecerá três exemplos de conexões que nasceram ao acaso e ganharam destaque no cenário de inovação.

Fique ligado!

Na próxima semana será publicado mais um caso de Serendipity as a Service, então fique ligado para não perder. Enquanto isso, confira outros conteúdos no Blog do Caldeira.