Hortti anuncia parceria com Latromi para novas aplicações em plataforma low-code
A Hortti, startup que transforma a maneira de comprar hortifrútis, combinando IA e dados precisos, acaba de contratar a plataforma de low-code da Latromi para acelerar o desenvolvimento de novas aplicações web. Residentes no Instituto Caldeira e Parceiras de Empregabilidade, a sinergia entre as duas startups tem sido um diferencial do novo negócio, pois é baseado na agilidade e pouca burocracia.
Cássio Trindade, CTO da Hortti, explica que isso se deve a relação horizontal que foi criada desde as primeiras negociações. Como as duas sentem na pele as dores e oportunidades de ser startup, foi mais fácil estabelecer um ambiente de experimentação e implantação ágil dos novos serviços.
Por exemplo, durante um mês a Hortti testou a plataforma de low-code e só depois do período de experimentação formalizaram contrato com a Latromi. Na visão de Trindade, se a conexão fosse com uma corporação, provavelmente os processos não seriam tão flexíveis, sobretudo porque empresas tradicionais costumam ser mais ortodoxas.
Neste Especial SaaS – Serendipity as a Service, vamos te contar mais sobre a conexão entre a Latromi, ex-participante do programa Ebulição, e a Hortti, startup destaque na última edição do Caldeira MVP e integrante da nova turma do Ebulição.
Na prática
Através da plataforma de low-code da Latromi, a Hortti está criando do zero novas telas integradas ao seu ERP para desenvolver rotinas de cadastro de pedidos, orçamentos, ordens de compra, controle de qualidade, entre outras aplicações.
Para desenvolver algumas dessas rotinas, eles precisariam de mais de um mês de dedicação de um desenvolvedor sênior. Agora, conseguem executar em apenas uma semana com um desenvolvedor júnior assistido por outro sênior. Isso gera em torno de 80% em ganhos de produtividade, diz Daniel Giacomelli, cofundador da Latromi.
É justamente esse ganho de performance que a Hortti está conseguindo ter em curto prazo, inclusive alocando o jovem contratado através do Geração Caldeira para lidar com essas novas aplicações. Ademais, como as demandas que estão sendo otimizadas via Latromi não fazem parte do core da Hortti, agora a startup pode focar em desenvolver seu diferencial de mercado, explica Trindade.
Meu core é treinar modelos de inteligência artificial para automação de pedidos, gestão de carga e a entrega de hortifrútis. Se não preciso dedicar parte do time sênior em processos secundários, já é um baita ganho de produtividade.
Mas a conexão também gera mais ganhos: “outra questão é que as entregas dos devs mais juniors passam a ter alto valor agregado, pois com low-code eles realizam mais entregas em menos tempo”, completa o CTO.
Este é o 1º negócio fechado de ambas com empresas do Instituto Caldeira, sendo que as duas fazem parte da comunidade desde o 2º semestre de 2023.
O modelo mais ágil, personalizado e baseado na experimentação é algo que ambos empreendedores gostariam de replicar nas próximas conexões dentro do hub de inovação, uma vez que a parceria recente se mostrou muito proveitosa.
Tudo começa no Happy Hour
O cofundador da Latromi, Daniel Giacomelli, conta como conheceu Trindade: foi durante o Demoday do Caldeira MVP, que consagrou a Hortti como startup destaque da edição. Após a premiação, tiveram o primeiro contato no mesmo dia, durante um Happy Hour do café Brasco, quando Giacomelli foi parabenizar a empresa.
“Nosso segundo contato foi em outro Happy do Caldeira, onde conversamos um pouco mais sobre nossos negócios e percebemos que poderíamos ajudá-los. Depois disso, fizemos uma reunião e fomos avançando gradualmente de forma prática, como se fosse uma POC. No quarto encontro já estávamos com a mão na massa”, explica.
Para o cofundador da Latromi, embora seja um momento informal de convívio, os eventos realizados pelo hub de inovação são habilitadores importantes para conexões e networking.
No entanto, a presença ativa das duas empresas no Instituto Caldeira também contou pontos para a nova parceria, acredita Trindade. “A gente busca estar no máximo de eventos possíveis, pois entendemos que o networking é uma estratégia importante de desenvolvimento do nosso negócio”.
A sinergia também vem por outras vias. Por exemplo: a Latromi ministrou um curso de quatro tardes sobre low-code em sua plataforma para alunos do Geração Caldeira, durante o Bootcamp de Verão, em 2023. Após a formatura, a empresa contratou dois jovens formados pelo programa.
Paralelamente, a Hortti também contratou um aluno do Geração Caldeira que havia participado das aulas de low-code. Por isso, a adequação à plataforma da Latromi foi bem mais rápida.
Serendipity as a Service
A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, o Especial SaaS – Serendipity as a Service quer ressignificar o conceito para definir as conexões e encontros casuais que surgem no Instituto Caldeira, e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Neste especial, apresentamos algumas dessas histórias.