Epic Games adquire Aquiris e fortalece presença gaúcha no mercado global de jogos

A Epic Games, líder em entretenimento interativo que opera o Fortnite, um dos maiores jogos do mundo com mais de 350 milhões de contas, acaba de anunciar a aquisição da Aquiris. É mais um passo gigante para o estúdio gaúcho de games, reconhecido no mercado global por títulos premiados, incluindo Wonderbox e a franquia Horizon Chase.

O time da Aquiris, cuja sede fica no Parque Científico e Tecnológico da Pucrs (Tecnopuc), será o alicerce da Epic Games Brasil, o primeiro estúdio da Epic na América Latina, que acaba de ser lançado. A Aquiris é membro da comunidade do Instituto Caldeira, e tem ajudado a exponencializar a presença da capital do Rio Grande do Sul no mercado global de jogos.

“A Aquiris está na vanguarda do desenvolvimento de jogos no Brasil e na América Latina. Esperamos que a criação da Epic Games Brasil nos dê acesso ao imenso talento que a região tem a oferecer e nos ajude a marcar presença na América Latina”, comenta o vice-presidente executivo de desenvolvimento de jogos da Epic Games, Alain Tascan.

O CEO da Aquiris e agora diretor de estúdio da Epic Games Brasil, Mauricio Longoni, destacou o efeito nesse anúncio nos próximos passos do estúdio gaúcho.

Vamos aumentar o sucesso na criação de jogos da marca, como Wonderbox, Horizon Chase 2 e Looney Tunes World of Mayhem, que continuarão a ser operados pelo estúdio gaúcho, diz.

A Epic Games

Fundada em 1991 por Tim Sweeney, a Epic Games tem a sua sede na Carolina do Norte e possui mais de 40 escritórios em todo o mundo. É líder em entretenimento interativo e fornecedora de tecnologia de mecanismo 3D. Opera o Fortnite, um dos maiores jogos do mundo com mais de 350 milhões de contas e 2,5 bilhões de conexões de amigos. A Epic também desenvolve o Unreal Engine, que alimenta os principais jogos do mundo e também é adotado em setores como cinema e televisão, arquitetura, automotivo, manufatura e simulação.

O mercado de games no Brasil

O mercado de games no Brasil segue em constante expansão e mostra-se cada vez mais dominante. O país é o único da América Latina que figura entre os top 5 no ranking daqueles com maior número de usuários na categoria de jogos on-line. A média mensal de horas consumidas é maior que China, Índia e outros líderes no mundo.


O Brasil conta com mais de 84 milhões de usuários (70% da população on-line), dos quais 64,3 milhões utilizam apenas dispositivos móveis, 8,4 milhões acessam os jogos por mais de uma plataforma e 11,6 milhões se conectam apenas pelo desktop. Os dados apontam, ainda, que os gamers são mais engajados no mobile, com uma média de 8% mais tempo gasto por eles nos dispositivos móveis. Os dados são de um estudo da Comscore, publicado em 2020.