Dell Technologies internacionaliza programa nascido em parceria com Instituto Caldeira
Em dezembro, o Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e a Intel, lançaram um programa inédito juntos: o Pitch Competition, iniciativa que selecionou quatro startups para participarem do SXSW 2024 com tudo pago. O sucesso do programa, que contou com mais de 200 inscrições, não só rendeu grandes aprendizados para as startups vencedoras como também resultou na expansão do Pitch Competition para outros países.
A informação foi contada em entrevista realizada pelo blog do Instituto Caldeira com lideranças da Dell Brasil.
A ação serviu como referência para a bigtech se aproximar de novos ecossistemas globais através do programa Dell For Startups, que tem sido um verdadeiro sucesso no Brasil, mas ganhou ainda mais destaque após a missão ao SXSW 2024. Segundo Joana Deppe, líder de Marketing LATAM para Pequenos e Médios Negócios, o Pitch Competition, realizado em parceria com o Caldeira, gerou um aumento de 30% na base da Dell For Startups Brasil.
Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a parceria. Não podemos dar muitos spoilers, mas podemos antecipar nossa intenção de realizar outro Pitch Competition no segundo semestre junto ao Caldeira, antecipa Joana.
Atualmente, cerca de mil startups e 77 hubs de inovação fazem parte do programa no Brasil, o segundo país a receber a iniciativa logo após os Estados Unidos.
A tropicalização foi baseada no grande potencial das startups brasileiras e na necessidade de apoio especializado para alavancar seus negócios, explica Marcelo Pereira, diretor sênior de Vendas para Pequenas e Médias Empresas na Dell Technologies.
Qualquer startup pode ser membro e receber conteúdos e materiais exclusivos, participar de eventos e ter acesso a consultoria especializada. Isso independe de fazer negócios ou não com a Dell. Nossa intenção é criar uma rede de relacionamento com startups e hubs, diz.
Além da estratégica parceria com o Instituto Caldeira, a Dell também se conectou recentemente com a Acate, de Santa Catarina, e Cubo, de São Paulo, acelerando a estratégia de conexão com startups gestadas em hubs de inovação.
“A gente não pode criar uma receita única de bolo. Cada startup tem uma busca própria e perfil diferente. Mesmo assim, a gente consegue entender melhor o que elas buscam em termos de inovação, produtos e soluções para adaptarmos nossas ofertas”, completa Joana.
Dentre as ofertas, (e em razão do boom da IA generativa), a empresa entende que inteligência artificial é uma tecnologia habilitadora de pequenos negócios, que permite uma personalização massiva de soluções.
“Quem não está falando de inteligência artificial está perdendo timing. Aqui a gente pensa em projetos baseados em IA, a partir de quatro frentes”, conta Pereira:
AI IN – Como a IA esta embutida nos serviços e produtos da Dell?
AI ON – Como as empresas e nossos clientes conseguem rodar suas aplicações de IA nas nossas soluções e produtos?
AI For – Como melhoramos internamente nossa eficiência e produtividade através da IA?
AI With – Como fazemos a integração dos nossos canais com parceiros e empresas do ecossistema Dell.
“No Brasil, diferente de outros países em que temos o Dell for Startups, percebemos que as empresas têm muito mais interesse em co-criar soluções do que importar soluções prontas da Dell. Isso mostra a proatividade das startups brasileiras”, conclui Pereira.
Saiba mais sobre Dell for Startups
O programa Dell for Startups foi criado para oferecer suporte e recursos para startups em estágio inicial e em crescimento. Com o objetivo de fomentar a inovação e acelerar o desenvolvimento tecnológico, o programa fornece acesso a consultoria especializada, eventos exclusivos e conteúdos relevantes para os empreendedores. A Dell reconhece que startups têm necessidades específicas e busca adaptar suas ofertas para melhor atendê-las.
O Brasil foi o segundo país a receber o Dell for Startups. Essa decisão foi baseada no grande potencial das startups brasileiras e na necessidade de apoio especializado para alavancar seus negócios.