Daniel Moura, cofundador da Pix Force no SXSW 2024

4 takeaways do SXSW 2024 na visão da Pix Force: “IA é o assunto do momento”

Série especial: leia os depoimentos de quatro empreendedores que foram ao SXSW 2024, a convite do Instituto Caldeira, Dell e Intel®, começando por Daniel Moura, cofundador da Pix Force.

O South by Southwest 2024 (SXSW), maior festival de inovação da indústria criativa, chegou ao fim em março, mas as lições que startups brasileiras absorveram no evento permanecerão ecoando. O Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e Intel®, selecionou em dezembro quatro startups para participar do SXSW 2024 com tudo pago, evento realizado em Austin, no Texas. Após a competição, Pix Force, Yours Bank, School Guardian e Dadosfera.ai saíram vencedoras.

Neste 1º artigo você vai conferir como foi a experiência de Daniel Moura, cofundador da Pix Force:

Como alguém apaixonado por inovação, sempre olho o mundo através da lente do empreendedorismo. O SXSW é uma mina de ouro de lições para quem deseja tomar as rédeas do próprio destino, especialmente no universo profissional. É um evento para quem não se importa em caminhar e enfrentar filas, e para quem está pronto para mudar os planos e assistir a uma apresentação sobre storytelling no cinema, porque a palestra sobre futurismo estava lotada.

Takeaway nº1: Inteligência artificial

Após uma semana em Austin, fica claro que a inteligência artificial (IA) é o assunto do momento, e não tem como ser diferente. Todo mundo quer saber mais, explorar casos de uso e aplicar isso nos negócios.

Estamos no começo de uma revolução, parecida com a explosão da internet nos anos 1990, mas a velocidade de crescimento e aplicações da IA será muito mais acelerada. Em breve, teremos uma indústria de IA madura, desenvolvendo-se mais rápido do que a própria internet.

Isso é uma oportunidade enorme. O Brasil, apesar de seus desafios como infraestrutura e custo de energia, tem um povo incrivelmente criativo e capaz. Estamos em uma corrida pelo ouro da IA, que promete transformar nossas vidas. E estamos bem posicionados para isso, porque tudo é muito novo, mesmo para o público especializado em Austin. Ninguém tem todas as respostas, todos querem se posicionar antes que o mercado se consolide. Como empreendedor na área de IA, sinto que é hora de acelerar e me preparar para enfrentar as principais iniciativas globais em IA.

Takeaway nº2: Informação cada vez mais acessível

O SXSW é, sem dúvida, um evento à frente do seu tempo. Mas, depois desses dias no Texas, percebo que a informação está acessível a todos. Com a internet, a informação se espalha tão rapidamente que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode se manter informada e atualizada sobre os rumos da humanidade. Assim, hoje, temos poucas desculpas para não adquirir o conhecimento necessário para aplicar em nossas vidas. O desafio, assim como no SXSW, é decidir onde investir nosso tempo e o que priorizar.

Takeaway nº3: Conexões

Além disso, o SXSW é um ponto de encontro incrível. Esse pode ser o maior valor de um evento tão grande. Pessoas de diferentes culturas, áreas de conhecimento e backgrounds se reúnem para crescer de alguma forma. Por exemplo, assisti a palestras incríveis, como a do CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, fiz novos contatos, participei de podcasts e vi novas tecnologias.

Voltando na IA, estamos na era da “empresa de um só homem”, onde é possível fundar e gerenciar uma empresa sozinho, apoiado por um exército de assistentes digitais. Esse fenômeno só tende a crescer, trazendo oportunidades para empreendedores e desafios para quem pode perder o emprego para a IA.

O mundo do trabalho está mudando rapidamente, e as carreiras tradicionais estão ficando para trás. Os jovens terão que escolher caminhos muito diferentes dos de seus pais.

Créditos: Instituto Caldeira.

Takeaway nº4: Empreendedorismo

Qual caminho seguir? Essa é a pergunta que muitos de nós viemos buscar no SXSW. Empreender é certamente uma resposta. Temos à nossa disposição uma quantidade imensa de informações e um exército de sistemas inteligentes prontos para nos ajudar. Mas será que somos capazes? Talvez esse caminho não seja apenas para os excepcionais. Afinal, continuamos humanos, com nossas falhas e limitações. Essa é a grande notícia que trago de Austin, ecoando as palavras do fundador e CEO da Beyond Meat, Ethan Brown, em uma das palestras: “Pessoas comuns fazem coisas extraordinárias”. Vamos abraçar nossas imperfeições e buscar a excelência.

Não será fácil, mas com determinação e trabalho duro, chegaremos lá, seja “lá” o que for. E para não ficar só nas frases dos gringos, eu termino com Chico Science: “Um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar”.

No próximo artigo dessa série especial sobre os aprendizados de startups brasileiras no SXSW 2024, confira o depoimento de Willian dos Santos, cofundador da Yours Bank. Acompanhe tudo pelo blog do Instituto Caldeira.