Conecta Caldeira

Conecta Caldeira reúne 7 desafios de inovação aberta de grandes empresas; veja como inscrever sua startup

O Conecta Caldeira, programa de inovação aberta do Instituto Caldeira que conecta grandes empresas a startups de todo Brasil, a partir de desafios de negócios, abre inscrições para o 1º ciclo do ano. A novidade desta edição é que os desafios passam a ser totalmente livres, sem tema definido como em ciclos anteriores. Eles serão direcionados pelas seguintes empresas: Arena, Grupo Equatorial, Irani, Rands, Unimed e Vibra

Com isso, as demandas são bem mais específicas às dores de cada organização, o que cobra adaptabilidade e integração das soluções de startups às estruturas internas das empresas. Os desafios vão desde melhorar a experiência de pagamento para o torcedor gremista em jogos na Arena, otimizar o gerenciamento de dados cadastrais de clientes para a Rands e até desenvolver sistemas de gestão de projetos para o Grupo Equatorial.

Uma das principais produtoras de frango do Brasil, a Vibra está participando pela quarta vez do programa de inovação aberta.

Todas as participações nos trouxeram aprendizados práticos e avanços reais em alguns de nossos processos internos. Por isso, o Conecta tem sido uma importante ferramenta nos últimos anos, conta Alexandre Wolf, gerente corporativo de tecnologia e PMO da Vibra.

Para esta edição, o desafio da empresa é padronizar a produção de produtores parceiros, garantir a qualidade, sistematização e nivelamento do conhecimento dos processos entre os produtores.

Bianca Moraes, analista de inovação aberta da Grendene (participante em ciclo anteriores), explica que a empresa buscou o Conecta para ampliar conexões com a comunidade Caldeira e como incentivo a projetos de inovação aberta com as áreas do core. “Acho que o movimento de trazer áreas Grendene para o evento é um exercício de olhar para fora, olhar a dor de outras empresas, olhar empresas emergentes. Isso promove a serendipidade”.

O propósito do Conecta, além de solucionar os desafios das empresas, é gerar oportunidade de negócio para as startups. Só no ano passado, foram 31 desafios lançados, 575 startups mapeadas e 72 conexões realizadas.

Funcionando em 4 ciclos distribuídos ao longo do ano, cada edição do Conecta trará novas empresas, desafios e startups selecionadas.

Como inscrever sua startup

Startups em estágio de desenvolvimento de produto, que estejam prontas para apresentar soluções às empresas deste ciclo, podem se inscrever até 5 de abril. Veja todos os desafios e se inscreva neste link.

Serão selecionadas 14 startups (duas a três por desafio), que participarão de um pitch day online com a banca Caldeira, no dia 26 de abril. Após a apresentação, elas serão distribuídas de acordo com o potencial de suas soluções frente aos desafios propostos. É desejável que as soluções sejam passíveis de integração com os sistemas de gestão já instalados.

As empresas entrarão em contato com as startups para alinhar a execução da Prova de Conceito (POC) após essa etapa.

Além disso, a banca avaliadora também irá escolher a Startup Destaque da edição, que terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 6 meses após um mês de encerramento de cada tese.

“Nós buscamos o Conecta Caldeira porque entendemos que o programa poderia nos aproximar de grandes players do mercado. Uma excelente fonte de relacionamento e conexão, além de trazer mais facilidade para o processo de negociação”, relata José Motta, CEO da Hyperflow Global, startup egressa do Conecta.