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Programa
Conecta Caldeira

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Solucione desafios reais e conecte-se com grandes empresas.

O Conecta Caldeira é o Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade à Startups de todo o Brasil que tenham soluções para resolver desafios de negócio dessas empresas.

O propósito do programa, além de solucionar os desafios das empresas, é gerar oportunidade de negócio para as startups. Só no ano passado, foram 31 desafios lançados, 575 startups mapeadas e 72 conexões realizadas.

Funcionando em 4 ciclos distribuídos ao longo do ano, cada edição do Conecta trará novas empresas, desafios e startups selecionadas. Para o 4° e último ciclo, trabalharemos com as empresas: Banrisul, Fruki Bebidas, Gerdau Polo Films.

como funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 01 de Novembro de 2024.

Confira as empresas participantes:

 

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá entre 07 e 08 de Novembro.

03
Pitch Day

As startups selecionadas participarão de um Pitch Day online onde as empresas definirão quais startups são mais aderentes aos seus respectivos desafios.

Pitch Day –  21 de Novembro

04
Conexão

Após o pitch day, as startups selecionadas participarão de uma reunião de aprofundamento com o objetivo de evoluir para uma possível POC.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam em operação/escala – prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
Como podemos gerir as informações internas de forma eficiente e disponibilizar seu acesso de forma assertiva e instantânea?

O Banrisul enfrenta desafios relacionados à gestão e ao acesso de informações internas, resultando em um alto volume de dúvidas que impactam na eficiência e na qualidade do atendimento. Atualmente, a forma principal de disponibilização de conteúdo é por meio da Banriwiki (Normativos) – utilizando tecnologia/estrutura semelhante a plataforma Wikipédia.  Além disso, a empresa possui uma Intranet corporativa; desenvolvida internamente (sistema mais utilizado), na qual também são disponibilizadas informações. Porém, ambas ferramentas não oferecem uma solução ágil e integrada de busca, dificultando o acesso rápido a informações, precisas, imediatas e atualizadas. Para superar este desafio, o banco busca implementar uma solução que contribua no acesso às informações, utilizando tecnologia para fornecer respostas mais assertivas, com o objetivo de melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a eficiência operacional.

[Conheça mais detalhes sobre este desafio:

O Banrisul enfrenta um desafio significativo na gestão e acesso rápido a informações internas, impactando diretamente o NPS e o atendimento ao cliente. Os atuais sistemas de busca, da intranet e da BanriWiki não atendem às expectativas, resultando em inúmeros e-mails e contatos com dúvidas aos gestores de produtos e serviços. Além disso, com as mudanças no perfil de consumo de informações, observa-se que muitos colaboradores encontram dificuldade em acessar informações de forma rápida e eficiente, esperando por ferramentas que esclareçam suas dúvidas de forma mais direta e assertiva.

Para resolver esse problema, a empresa busca implementar uma solução que aprimore a gestão e armazenamento de informações e disponibilize os conteúdos de maneira simples, direta e instantânea, por meio de formatos variados de acesso e pesquisa (buscador ou conversacional, por exemplo), observando o contexto interno e regulado que se aplica às instituições financeiras.

Espera-se que essa solução aumente consideravelmente a eficiência no atendimento, diminuindo o tempo de resposta e aprimorando a qualidade das interações dos colaboradores com as ferramentas internas. Além disso, deve proporcionar maior rapidez no acesso às informações, afetando positivamente a satisfação interna e a qualidade do serviço oferecido pela empresa.

INSCRIÇÕES ABERTAS

#ComunicaçãoInterna #AutomaçãoDeProcessos #InteligênciaArtificial #Usabilidade #GestãoDeInformações #EficiênciaOperacional #AtualizaçãoAutomática #ExperiênciaDoUsuário #ComunicaçãoEficiente #GestãoDoConhecimento

02
Como podemos atingir todos os diferentes públicos da empresa com nossas ações de comunicação interna, aumentando o nível de engajamento dos profissionais?

A comunicação interna da Fruki, com seus mais de 1000 profissionais espalhados por SC e RS e divididos entre as áreas Industrial, Distribuição, Vendas e Administrativa, atualmente ocorre de forma fragmentada, por meio de canais como murais físicos, e-mails e plataformas digitais. A empresa busca soluções integradas e eficientes que permitam adaptar a comunicação para diferentes formatos e contextos, de acordo com as rotinas dos diferentes perfis de profissionais. O objetivo principal é otimizar o engajamento nas ações de comunicação, aprimorar a experiência do profissional e facilitar a divulgação de informações, em diversos formatos, especialmente para a equipe operacional, promovendo uma comunicação adaptável, fluida e alinhada com a cultura da empresa. Além disso, é essencial implementar métricas de engajamento para apoiar a tomada de decisões baseadas em dados sobre a eficácia de cada canal de comunicação de acordo com o tipo de conteúdo.

[Conheça mais detalhes sobre este desafio:

A Fruki, com mais de 1000 profissionais distribuídos entre as áreas Industrial, Distribuição, Vendas e Administrativa em SC e RS, enfrenta o desafio de estabelecer uma comunicação interna eficaz, clara e de forma unificada. Com uma logística robusta e equipes que variam desde o operacional até administrativo e executivo, há uma necessidade de criar um sistema de comunicação que atenda às diferentes necessidades e linguagens desses públicos, garantindo um alinhamento das informações e integração entre os setores. Atualmente, a empresa utiliza uma combinação multicanal de murais físicos, e-mails e ferramentas digitais. No entanto, essas abordagens não atendem completamente às necessidades de comunicação diversificadas e eficazes dos profissionais. A falta de integração entre essas ferramentas, a capacidade de extrair dados e a dificuldade em adaptar a comunicação para diferentes públicos têm gerado desafios no engajamento com as campanhas e no alinhamento das informações.

Para resolver essa situação, busca uma solução de comunicação interna integrada que permita adaptar os conteúdos de forma fluida e dinâmica, respeitando as diferentes rotinas e formatos de consumo de informações de seus profissionais. O foco é aprimorar o engajamento nas campanhas de comunicação, facilitar a disseminação de informações, principalmente para a equipe operacional, e reforçar a cultura organizacional. A solução ideal deve ter baixa dependência de TI (no-code), integrar-se facilmente a ferramentas já usadas, como WhatsApp e Microsoft Teams, e possibilitar a análise de métricas de engajamento, apoiando a tomada de decisões estratégicas com base em dados sobre a eficácia de cada canal de comunicação.

A implementação dessa solução deve melhorar significativamente a experiência dos profissionais, promovendo uma comunicação mais alinhada, ágil e engajadora, e, por consequência, contribuir para resultados de negócios mais sólidos.

INSCRIÇÕES ABERTAS

#ComunicaçãoInterna #EngajamentoDeColaboradores #IntegraçãoDeSistemas #Multicanalidade #ComunicaçãoEficaz #MetrificaçãoDeImpacto #ExperiênciaDoColaborador #Endomarketing #TI #DesenvolvimentoHumano #CulturaOrganizacional

 

03
Como podemos fazer o planejamento de custo fixo da operação Gerdau no Brasil utilizando inteligência de dados?

 

A Gerdau busca uma solução para otimizar o planejamento orçamentário de suas operações no Brasil, que atualmente é moroso e suscetível a erros devido ao uso de múltiplas planilhas em Excel e processos manuais. A empresa precisa integrar e automatizar a gestão de dados, conectando diretamente com os sistemas SAP e BPC, e considerar variáveis como inflação, volume de produção e outras que possam influenciar o planejamento dos gastos. O objetivo é tornar o processo mais ágil, minimizar os erros e permitir uma alocação mais adequada dos recursos financeiros, liberando tempo para análises estratégicas e melhorando a eficiência geral. A solução deve ser escalável, intuitiva e proporcionar um planejamento mais assertivo e baseado em dados.

[Conheça mais detalhes sobre este desafio:]

Atualmente, o processo de planejamento orçamentário da Gerdau para suas operações no Brasil é uma dor. Com 9 usinas, 20 unidades de Corte e Dobra e 72 filiais da Comercial Gerdau, todas utilizando processos baseados em Excel, o planejamento e a consolidação de dados é lento e passível de erros. O processo é realizado anualmente com revisões mensais, envolve a gestão de mais de inúmeras planilhas em cada usina, e cada uma com um modelo e método distintos, sem um padrão unificado a nível nacional.

Para enfrentar esse desafio, a Gerdau busca implementar uma solução que permita um planejamento orçamentário mais eficiente e baseado em dados. A empresa deseja automatizar a gestão de informações, integrando diretamente com sistemas como SAP e BPC e considerando premissas cruciais como inflação, volume de produção e outros que possam influenciar o planejamento dos gastos. O objetivo é tornar o processo mais ágil e fluido, reduzindo a dependência de processos manuais e a carga de trabalho envolvida, e permitindo uma alocação mais precisa dos recursos financeiros.

O sucesso dessa iniciativa depende da adoção de uma ferramenta que não apenas integre e automatize o fluxo de dados, mas que também permita a criação de simulações rápidas e uma análise ágil dos cenários financeiros. A Gerdau precisa de uma solução escalável, intuitiva e que permita um planejamento mais assertivo, com maior aplicabilidade do dinheiro e redução de erros. Essa transformação é essencial para liberar tempo para análises estratégicas e melhorar a eficiência geral do processo orçamentário.

INSCRIÇÕES ABERTAS

#PlanejamentoOrçamentário #AutomaçãoDeProcessos #IntegraçãoDeSistemas #GestãoDeDados #SAP #BPC #EficiênciaOperacional #DataDriven #AnáliseFinanceira #EliminaçãoDeErros #Escalabilidade #AgilidadeNosProcessos  

04
Como programar a produção da forma mais eficiente, com base na previsão de demanda existente, para extrair o melhor resultado financeiro?


A Polo Films enfrenta desafios de eficiência em sua produção, resultando em um alto lead time, perda de oportunidades de venda e concentração de faturamento no final do mês. Atualmente, a empresa opera no modelo make to order, iniciando a produção apenas após o recebimento de pedidos, o que gera um lead time médio de 19 dias e cerca de 90 setups mensais para atender demandas emergenciais, comprometendo a eficiência e elevando os custos. Embora já possua um sistema de previsão de demanda, a programação da fábrica ainda não foi ajustada com base nesses dados. O principal objetivo é integrar essa previsão ao planejamento de produção, migrando para o modelo make to stock, antecipando a produção e aumentando a competitividade no mercado por meio de maior eficiência operacional e redução de custos.

[Conheça mais detalhes sobre este desafio:]

A Polo Films enfrenta o desafio de otimizar a programação da fábrica e reduzir o número de setups de máquina ao longo do mês, de forma a extrair o máximo de sua capacidade produtiva. Atualmente, a produção segue o modelo make to order, com média de 19 dias entre a formalização do pedido e o produto estar acabado pronto para embarcar, o que resulta em perda de oportunidades de venda e setups frequentes (hoje em média 90 por mês nas três linhas de extrusão) para atender demandas emergenciais.A empresa busca reduzir significativamente esse lead time e garantir que os produtos estejam prontos para embarque em até uma semana após o cadastro do pedido. Além disso, há uma concentração de embarques na última semana do mês, com 55%do faturamento acontecendo nesse período, o que sobrecarrega o fluxo da logística interna e expedição .

Embora a empresa já tenha desenvolvido uma ferramenta baseada em machine learning para prever a demanda de vendas com 12 semanas de antecedência, ainda não foi implementada essa previsão na programação da fábrica. A principal dificuldade reside em integrar esse demand planning considerando capacidades, restrições e regras de sequenciamento de forma automática e otimizada, convertendo o modelo de produção para make to stock. Com isso, a empresa espera gerar um estoque estratégico, reduzir o número de setups e diminuir o lead time, resultando em entregas mais rápidas e redução de custos.

A implementação dessa nova abordagem requer integração com o sistema TOTVS, além de superar barreiras culturais e operacionais relacionadas à transição para o novo modelo produtivo. O objetivo é programar a produção da forma mais eficiente e inteligente possível para extrair o melhor resultado financeiro.

INSCRIÇÕES ABERTAS

#OtimizaçãoDeProdução #PrevisãoDeDemanda #MakeToStock #AutomaçãoDeProcessos #ReduçãoDeCustos #EficiênciaOperacional #PlanejamentoDeProdução #LeadTimeReduzido #GestãoDeEstoque

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