.switcher-wrap,.navbar-button{display: none;}

Programa
Conecta Caldeira

Pro
gra
ma
Pro
gra
ma

Solucione desafios reais e conecte-se com grandes empresas.

O Conecta Caldeira é o Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade à Startups de todo o Brasil que tenham soluções para resolver desafios de negócio dessas empresas.

O propósito do programa, além de solucionar os desafios das empresas, é gerar oportunidade de negócio para as startups. Só no ano passado, foram 31 desafios lançados, 575 startups mapeadas e 72 conexões realizadas.

Funcionando em 4 ciclos distribuídos ao longo do ano, cada edição do Conecta trará novas empresas, desafios e startups selecionadas. Para o 2° ciclo, trabalharemos com as empresas: Braskem, Gerdau e John Deere.

como funciona

01
Inscrições

As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 11 de julho de 2024.

02
Seleção

Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá até 18 de Julho.

No dia 19 de Julho, haverá um encontro de alinhamento e preparação para o PITCH DAY.

03
Pitch Day

As startups selecionadas participarão de um Pitch Day online onde as empresas definirão quais startups são mais aderentes aos seus respectivos desafios.

Pitch Day – 25 e 26 de Julho

 

04
Conexão

Após o pitch day, as startups selecionadas participarão de uma reunião de aprofundamento com o objetivo de evoluir para uma possível POC.

Quem pode Participar

Preferencialmente startups que estejam em operação/escala – prontas para apresentar suas soluções às empresas.

01
Como avaliar e definir o melhor formato de acesso para manutenção, promovendo uma operação segura e econômica?

Empresa: Braskem 

A Braskem busca soluções que ajudem o time de manutenção a tomar a melhor decisão levando em consideração fatores de segurança e custos para definir a melhor maneira de realizar seus acessos industriais para atividades de manutenção. A solução deve gerenciar automaticamente as formas de acesso, como andaimes, plataformas móveis, alpinismo industrial, escadas e plataformas fixas ou móveis. Esse gerenciamento inclui geolocalização, dimensões físicas, serviços associados, gestão de aluguéis e planejamento otimizado de montagens e desmontagens. A solução deve considerar o nível de exposição das pessoas a risco, os custos associados, e a aplicabilidade do acesso à situação de uso, a fim de auxiliar na tomada de decisão sobre a melhor forma de acesso.

Desafio completo:
No contexto atual da Braskem, a gestão de acessos para manutenção, produção e projetos em locais críticos é dominada pelo uso de andaimes, devido a fatores culturais e históricos. A visibilidade e controle desses andaimes são limitados, com dificuldade de gestão de quanto tempo o andaime está montado, qual a metragem exata de andaime que está de fato em campo, a que nota de serviço está associado, em que momento ele deve ser desmontado, se vale a pena desmontá-lo no intervalo entre serviços ou se o custo compensa deixá-lo lá até o fim da execução, e não há um processo padronizado e formalizado para escolha do melhor formato de acesso que considere todos os fatores relevantes, como risco, exposição e custos. Além disso, a falta de integração entre as unidades produtivas e a escassez de tecnologias de geolocalização e conectividade dificultam ainda mais a eficiência operacional.

Um custo importante na Manutenção Industrial de uma planta petroquímica está relacionado ao desembolso de acessos industriais para execução das tarefas de manutenção serem realizadas (muitas vezes em locais altos ou difíceis para acessar) e adicionalmente os riscos de segurança de pessoas envolvidas quando se disponibilizam estes acessos.

Em resposta a essas questões, a Braskem busca implementar uma solução que transforme a mentalidade e os critérios de tomada de decisão em relação aos meios de acessos e gestão dos mesmos. O objetivo é adotar formatos alternativos de acesso que não apenas garantam a segurança das pessoas, reduzindo a exposição a riscos, mas também diminuam os custos operacionais e a necessidade de recursos. A padronização e integração desses processos entre as unidades produtivas são fundamentais para melhorar a qualidade do trabalho e a eficiência geral, promovendo uma operação mais segura e econômica.

#IA #Recomendaçao #AnáliseDeRisco #segurança #eficiência #operação#GestãoInteligente

INSCRIÇÕES ABERTAS

02
Como se comunicar e integrar as informações da jornada de compras com foco no aumento da autonomia do cliente interno?

Empresa: Gerdau

A Gerdau está buscando soluções que permitam a comunicação autônoma entre cliente interno e Suprimentos e que consigam integrar informações do seu sistema de compras, do ERP e dos sistemas de transportadoras para que o cliente interno consiga ter o acompanhamento dos status de entrega do seu pedido e informações gerais do processo de compras, diminuindo ineficiências e atrasos.


Desafio completo:
No contexto atual da Gerdau, a
falta de meio de comunicação autônomo e de integração entre o sistema de compras (SAP Ariba) e do ERP (SAP ECC) com os sistemas dos transportadores dificulta o acompanhamento e gerenciamento do processo de compras, resultando em ineficiências e atrasos. A ausência de um meio de comunicação automatizado sobrecarrega os colaboradores com demandas de clientes internos e fornecedores. Esse problema foi agravado pelas enchentes no RS, destacando ainda mais a necessidade de uma solução integrada.

Para enfrentar esses desafios, a Gerdau busca implementar uma solução que comunique com seu cliente e conecte todas as informações da jornada de compras, melhorando a previsibilidade das entregas e aumentando a autonomia do cliente interno. A solução deve reduzir o tempo de espera, melhorar a satisfação dos clientes internos e aumentar a produtividade dos compradores, enquanto integra diretrizes de segurança e custos.

#Integração de sistemas  #Previsibilidade de entregas  #Logística  #Otimização de pedidos #SAPAriba #SAPecc #Comunicação

INSCRIÇÕES ABERTAS

03
Como garantir a correção de vulnerabilidades, a implementação de atualizações e o processo de backup dos dispositivos OTs (Operational Technology) na Indústria 4.0.

Empresa: John Deere

A John Deere está buscando soluções que melhorem a eficiência e segurança do ambiente de operação tecnológico da indústria 4.0, automatizando a gestão de vulnerabilidades, a aplicação de atualizações e a gestão de backups dos dispositivos OTs (Operational Technology), através de busca cruzada na base do inventário de OTs, base de vulnerabilidades conhecidas (CVE) e recomendações de atualizações/segurança dos  fabricantes, conseguindo de forma prática e objetiva garantir a resolução dessas suscetibilidades, a fim de manter os ambientes de operação de fábricas  atualizados e seguros. Também busca soluções automatizadas para gerenciamento e verificação de backups de diferentes marcas e modelos de dispositivos OTs.

Desafio completo:

A John Deere, uma empresa com mais de um século de existência, está empenhada em garantir que ambientes de operações de fábricas permaneçam cada vez mais seguros e atualizados na Indústria 4.0, reduzindo assim o risco de ataques cibernéticos. A empresa está dedicada em identificar medidas eficientes de controles para a proteção dos dispositivos eletrônicos, conhecidos como OTs (Operational Technology), presentes nestes ambientes.

Para atender a essa necessidade, a John Deere busca implementar uma ferramenta que automatize a detecção e controle de resolução de vulnerabilidades de cibersegurança, tanto na base de inventário dos dispositivos OTs quanto nas bases de vulnerabilidades públicas (CVEs) e nas recomendações de cibersegurança publicadas pelos fabricantes de dispositivos em seus canais de comunicação (Cybersecurity Advisories). Essa ferramenta permitirá um controle total do processo de priorização e implementação das correções de vulnerabilidades, das atualizações de firmwares (ou sistema operacional) e recomendações de fornecedores, assim como do planejamento e da verificação dos backups nos dispositivos OTs, proporcionando um ambiente de operação industrial mais seguro e confiável.

 

#CyberSecurity  #OT  #IOT  #AutomatizaçãoCibernética  #GestãoDeVulnerabilidades #TecnologiaOperacionalSegura  #SegurançaOT #Indústria4.0, #SegurançaCibernética, #TA, #TecnologiaAutomação, #ICS, #IndustrialControlSystems, #SCADA, #SupervisoryControlAndDataAcquisition, #GestãoDeBackup, #GestãoDeAtualizações

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

X