
gra
ma
gra
ma
O Conecta Caldeira é um programa que tem como objetivo conectar as empresas fundadoras do Instituto Caldeira com Startups, que tenham soluções para resolver desafios de negócio das empresas.
O propósito do programa é solucionar desafios das empresas, além de gerar oportunidade de negócio para as startups. Buscamos gerar prosperidade e visibilidade para o ecossistema de inovação gaúcho e brasileiro através desta conexão.
Trabalharemos em 6 grandes temas, que serão distribuídos ao longo do ano. Cada tema receberá uma edição própria, com novas empresas, desafios e startups selecionadas.
Para o primeiro tema do ano, iremos trabalhar com desafios relacionados a Loyalty. As empresas Apisul, Panvel, TKE, Todeschini, Unicred e Lojas Lebes se juntaram com o objetivo de resolver 5 grandes desafios sobre o tema.
Como
funciona
As inscrições para o programa de conexão devem ser feitas até o dia 22 de março de 2023.
Etapa em que é realizada a seleção das startups inscritas. A comunicação das startups selecionadas acontecerá até 04 de abril de 2023.
No dia 05 de abril de 2023, às 11h, haverá um encontro para dúvidas e preparação para o DEMODAY.
As startups selecionadas participarão de um pitch day online com a banca caldeira onde serão selecionada as startups por desafios. Além disso uma Startup Destaque será escolhida entre todas as startups que chegarem até a final.
Demoday – 17 e 18 de abril de 2023, das 09h às 12h.
Após o pitch day, as empresas entrarão em contato com as startups para alinhamentos sobre a execução da POC
Além da oportunidade de fazer negócio com as empresas fundadoras do Caldeira, o programa Conecta oferece as seguintes premiações às participantes:
A banca avaliadora irá escolher a Startup Destaque da edição, que terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 6 meses após um mês de encerramento de cada tese.
Preferencialmente startups que estejam no estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável), ou prontas para apresentar suas soluções às empresas.
fios






Identificamos que certos efeitos problemáticos são ocasionados por ainda não conseguirmos aplicar uma análise detalhada dos perfis que propicie a hipersonalização dos clientes. Estes efeitos são a descentralização da base de clientes, que atrapalha na visualização da jornada do cliente de forma ampla e sistêmica, a falta de assertividade nas ações de loyalty e retenção que geram redução da conversão e baixa retenção, e a comunicação e clusterização não assertiva dos clientes.
Nesta perspectiva, buscamos soluções que promovam insights de hipersonalização, com combinações que otimizem e impulsionem as ações de loyalty de clientes, proporcionando maior detalhamento de segmentação dos clientes, automatizando os perfis e possibilitando a elaboração de iniciativas acuradas e direcionadas para cada tipo de cliente.
Com isso, um aumento na assertividade na decisão de compra e mix de produtos, abrangendo novas regiões e impactando diretamente nos aumentos de taxa de retenção, frequência, ticket médio e ROI. Soluções que apresentem funcionalidades como estruturação completa de Data Lake, inteligência artificial que sugira ações e testagem, aprendizagem e aprimoramento dos modelos de dados.
O APP é a principal ferramenta para tangibilizar a experiência omnichannel para os clientes, sendo ferramenta que o cliente pode utilizar de forma integrada com a loja (para retirada em loja, pesquisa de produtos com estoque em loja, cupom ativado no APP para usar na loja, carrinho de compra no app e finalização no PDV dentro de uma cesta omnichannel). Há um volume substancial de clientes que, após baixar o APP, desinstalam por não o utilizar com frequência, gerando uma estagnação na base comunicável de clientes, e redução do engajamento no digital. Um dos principais motivos é o cliente baixar para aproveitar uma promoção (seja no próprio canal ou em loja) e depois não lembrar de utilizá-lo mais.
Portanto, o desafio é ser um aplicativo relevante o suficiente para o cliente não desinstalar por limitação de espaço ou por não o usar com frequência. Os principais objetivos são: Estimular os clientes a enxergarem o app Panvel para além de um canal de compra: como um canal que oferece serviços (como lista de compras para loja, carteira de vacinação, pesquisa de lojas que tem estoque do produto, carteira de cupons…); Estimular os clientes a serem reconhecidos/valorizados por usarem/interagirem com o APP com frequência; Otimizar os processos operacionais com fluidez através da digitalização da atividade do cliente por meio do app Panvel, agilizando o atendimento dentro das lojas e, também, facilitando a compra mnichannel; Aumentar a base de clientes comunicáveis, aumentando a quantidade de usuários com app, gerando aumento de venda; Reduzir os custos de comunicação digital e mídia paga, impulsionar ações de push marketing.
Consideraremos diferenciais as soluções que apresentem KPIs como MAU (usuários ativos por mês) e taxa de retenção dos clientes com APP e proponham a possibilidade de soluções com gamificação que promovam ações dentro do APP (como benefícios por atualização cadastral, review…) e comuniquem os benefícios exclusivos no canal do aplicativo. Mas não se limitando a isso apenas.
Todos os dias os elevadores são utilizados por inúmeros usuários. Destes parte possui um relacionamento direto com a empresa de elevadores, parte é apenas usuário e está de passagem no edifício. Identificar os perfis de cada um destes usuários e como cada um impacta na fidelização à marca e retenção de contratos é um desafio para a TK Elevator. Pelo lado dos clientes (proprietário, síndico, zelador, usuário), não há um programa de benefícios que valorize a permanência do seu relacionamento com a empresa de manutenção. Um fator que impacta na criação de um programa de fidelização justo e transparente é a dispersão dos dados dos clientes nos diferentes sistemas utilizados pela companhia.
Buscamos com este desafio uma solução de fidelização em que os clientes vejam valor no programa, gerando maior retenção de contratos e receita para companhia. A solução deve ser simples e amigável ao usuário e transparente e de fácil gestão ao responsável do programa, permitindo uma visualização clara de como os benefícios estão gerando resultados positivos aos clientes e para a TK Elevator.
Como ainda não apresentam uma cultura voltada aos dados, as jornadas dos clientes ocorrem muito no offline, não proporcionando uma visualização para o cliente e conhecimento para a Todeschini de qual estágio este cliente está dentro da jornada. A Todeschini atua com três perfis de clientes com ciclos de vidas específicos e distintos: lojista, especificador, cliente final e, por ainda não ter a visualização completa 360 graus de cada jornada e as informações estarem descentralizadas e desorganizadas, existe dificuldade em acompanhar de forma próxima cada um destes perfis e oportunizar ações que tragam resultados positivos e estreitem os relacionamentos com os clientes.
Assim, buscamos soluções que auxiliem na visualização plena e completa das jornadas dos clientes, com especificação de cada persona e o que gera valor para cada perfil, disponibilizando um maior controle da jornada com ações assertivas de marketing e P&D, entendimento do quanto de faturamento cada persona gera para a empresa. Para, assim, evidenciar índices de uso das soluções implementadas e retargeting são aspectos fundamentais para a elaboração aprimorada da gestão e centralização dos fluxos entre perfis e empresa, concedendo informações para promoção de programas de loyalty e fidelização.
A Unicred possui cooperados com perfil de médicos que trabalham com atendimentos humanizados e próximos, porém, ainda na perspectiva de atendimento on demand, em que o cooperado precisa comunicar à Unicred suas necessidades. A coleta inteligente dos dados e automatização sistêmicas destas informações ainda não ocorre de maneira eficiente, mesmo que exista um robusto Data Lake, impedindo que haja um entendimento completo e claro sobre a jornada do cooperado, provocando problemas de experiência, preferência e oportunidades de negócios aos cooperados, afetando os resultados e nível de satisfação.
Por estes motivos, a fim de antecipar e prever as demandas dos cooperados, procuramos soluções que auxiliem na superação das problemáticas, estipulando jornadas personalizadas que aumente, a eficiência da rentabilidade do cooperado, melhorando estes relacionamentos e a taxa de fidelização, possibilitando a oferta de produtos que potencializem a conversão. Consideramos diferenciais vantajosos soluções que apresentem sistemas de Inteligência Artificial que faça predições e recomendações, visualização em dashboards dos dados para acompanhamento, integração de bancos de dados que sugiram ações para cooperados e gerentes da Unicred.
Na Apisul, notamos que o cliente tem pouca percepção de valor/resultado da nossa entrega de serviços, tendo em vista que os serviços sempre são questionados por preços nas renovações. Uma das dificuldades encontradas é que não temos processo e nem tecnologia para demonstrar valor dos nossos serviços durante o ciclo de vida do cliente. Apesar disso, temos grandes cases em baixar a sinistralidade dos clientes, mas isso não é percebido pelo cliente no momento da renovação ou indicação para novos. Com isso há uma diminuição do ticket médio, gerando necessidade de grandes estruturas operacionais para clientes operar clientes com baixa rentabilidade, fazendo com que a equipe comercial acabe focando o argumento de venda em preço, e, assim, margens cada vez menores.
Neste sentido, buscamos soluções tecnológicas que nos auxiliem a aumentar de faturamento e rentabilidade, melhorar o resultado nas cias seguradoras parceiras e aumentar o tempo de parcerias com os clientes podendo assim melhorar o resultado de ambas empresas. Como possibilidades, estão a criação de material digital recorrente com principais números da operação do cliente, o desenvolvimento de processo com frequência definida de apresentação para o cliente dos resultados da sua operação, uma estrutura dedicada para demonstração de resultados (presencial e remoto) para fidelizar o cliente, além de ter mapeada na entrada do cliente as dores e oportunidade para isso ser explorado e demonstrado os resultados durante sua jornada. Assim, esperamos aumentar nossa taxa de renovação de clientes de seguros e ter uma queda no churn de clientes de serviços.