Como as healthtechs e as novas tecnologias estão revolucionando o mercado de saúde?

O mercado global de saúde digital deve atingir um valor de US$ 510 bilhões até 2026, segundo a Grand View Research. Outra consultoria de renome, a Global Market Insights, projeta que mercado de healthtechs alcance o tamanho de US$ 504 bilhões em 2025. 

A verdade é que o avanço tecnológico sempre impulsionou a medicina, desde a criação da penicilina, passando pelos sequenciamentos genéticos e, nos últimos anos, a chegada da telemedicina, do uso da robótica e dos atendimentos via chatbots. Agora, ganhou uma escala sem precedentes. 

Todo esse movimento de inovação voltado à saúde será discutido em um evento inédito, promovido na sede do Instituto Caldeira: o Salux Health Innovation Week, realizado entre os dias 9 e 10 de agosto. Com a participação de empresas e startups do setor, o encontro será patrocinado pela Salux Technology, companhia residente do Caldeira com mais de 25 anos de experiência;

Para quem está a par, as healthtechs são startups que apostam na tecnologia escalável para desenvolver soluções focadas no avanço da medicina e na democratização do atendimento à população. No Brasil, são estimados que mais de 1.023 startups atuam neste nicho. A maioria dessas empresas é dedicada à gestão de clínicas, hospitais e laboratórios (28,4%), aponta o relatório de 2022 da consultoria Distrito, Health Tech Report.

Este é um mercado relativamente novo no país, já que a maioria das healthtechs que atuam em solo nacional foram fundadas a partir de 2016. Durante a pandemia, o investimento nesses negócios saltou – foram mais de US$ 44 bilhões aportados no mundo em 2021. Somente no Brasil, foram US$ 552,6 milhões naquele ano. 

Um destes casos é o da Salux Technology, que conquistou uma injeção de investimentos do Grupo Bringel, em 2021. A partir do aporte, a companhia iniciou seu processo de expansão e de reposicionamento de mercado, cuja estratégia tem como alicerce investir em startups voltadas à saúde.

Agora, a empresa está direcionando investimentos para elevar o seu patamar de inovação tecnológica, através de parcerias e aquisições. Cerca de R$ 100 milhões serão destinados a essa estratégia nos próximos três anos, explica o CEO da Salux Technology, Murilo Fernandes.

As startups são fundamentais, pois elas conseguem identificar oportunidades de inovação com mais velocidade e acelerar o desenvolvimento dos negócios Isso porque, diferente de uma empresa tradicional, a startup se permite testar sem tanto medo de errar.

A Salux tem como foco levar transformação digital para as redes hospitalares, atuando de ponta a ponta – desde a estruturação digital da gestão administrativa até para o atendimento, com a virtualização de prontuários médicos e integração de informações de cada paciente. 

Para além do uso de inteligência artificial (IA), machine learning, medicina preditiva e outras tecnologias disruptivas aplicadas à saúde em países mais desenvolvidos, as soluções que estão sendo implementadas hoje no Brasil são mais voltadas a sistemas gerenciais e de conectividade, explica Fernandes. 

Por exemplo, a chegada dos atendimentos online durante a pandemia permitiram que pessoas de cidades sem acesso à medicina especializada pudessem se consultar com profissionais de outras partes do país. 

O desafio do mercado de tecnologia voltado à saúde é trazer eficiência para a operação. Essa eficiência pode vir de duas formas: através da tecnologia e com melhora dos processos. Outro desafio é a questão de acesso à saúde, ou seja, entregar atendimento de qualidade à toda população.

Caldeira recebe Salux Health Innovation Week

Pela primeira vez o Instituto Caldeira terá uma semana temática, patrocinada pela Salux Technology. O evento é gratuito, aberto ao público, e acontece de forma híbrida, na Arquibancada do Instituto Cadeira e online. Para participar basta acessar o link e inscrever-se.

O objetivo da semana é reforçar o poder das startups no ecossistema da inovação em saúde, como protagonistas na missão de ampliar acesso e a qualidade do cuidado aos pacientes, bem como melhorar a eficiência e eficácia das instituições de saúde. Além de uma programação de conteúdos, ao longo da semana a Salux e o Caldeira, receberão também pitches de dezenas de startups, já inscritas, para trocarem conhecimento e experiências, auxiliarem o desenvolvimento destes projetos e fomentar a inovação na área de saúde.   

Confira a programação:

09/08, às 11h – Alcançando eficiência na saúde através da inovação 

A inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de alto valor agregado leva enormes contribuições ao tratamento dos pacientes, que encontram novas possibilidades para enfrentar suas doenças, de maneira por vezes inéditas, menos invasivas e tantas vezes determinantes para sua sobrevivência e bem-estar. No entanto, ela contribui ainda para o avanço tecnológico, para o aumento da competitividade do setor, para a geração de empregos qualificados, para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, para eficiência e sustentabilidade de todo sistema. Esse painel trará sob três perspectivas diferentes: instituições de saúde, mercado e startups, a importância da continuidade, diversificação e de intensificar os investimentos para o surgimento de novas ideias e tecnologias que ajudem a transformar a excelência da saúde. 

10/08, às 11h – Caldeira Pitch

Já no dia 10 de agosto, também às 11h, no Caldeira Pitch, criado para que startups apresentem suas soluções e modelo de negócio, além da Stargrid, outras duas startups compartilharão suas experiências e mostrarão como estão conseguindo avançar em sua missão de transformar o cenário da saúde. Med.Place, uma plataforma de laudos que aproxima médicos radiologistas e clínicas/hospitais que geram as imagens médicas, será representada por seu CEO Jader Antunes; e Skymed, empresa com a missão de otimizar a gestão clínica por meio de soluções mobile para especialistas, será apresentada por seu CEO, Jean Concilio.