A inovação nasce nas cidades e ecossistemas físicos são fundamentais, diz Pedro Valério

A inovação acontece dentro das cidades, nos bairros e distritos, onde a vida pulsa. Ela também depende de cooperação, de um pacto entre quem está disposto a transformar, empreender e facilitar a atuação do setor produtivo. Foi dessa equação que emergiu, há dois anos, o Instituto Caldeira em Porto Alegre, e é seguindo essa regra que outros ecossistemas de inovação tambem têm ocupado territórios mundo afora. 

Por isso, estar de forma física nos espaços urbanos é o que impulsiona as mudanças nas cidades, acredita Pedro Valério, diretor-executivo do Caldeira.

A inovação acontece localmente. Por isso, a gente precisa ocupar as cidades para gerar transformação de verdade.

Valério participou de um painel do South Summit Brazil 2023, realizado em Porto Alegre entre 29 e 31 de março, sobre a necessidade de mais distritos de inovação, ao lado de Vicente Perrone, diretor do escritório +4D e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. A arquibancada estava lotada para acompanhar a discussão, 

No encontro, ele contou sobre como nasceu o Instituto Caldeira, que hoje ocupa 22 mil metros quadrados de uma antiga fábrica do 4º Distrito, na capital gaúcha. No início do século passado, essa região era o pólo industrial da cidade, mas ficou ostracismo durante décadas após a saída das empresas, em meados de 1920. 

Desde a chegada do hub, o 4º Distrito vem sendo transformado em um berço pulsante de tecnologia e criatividade. Mais de 2 mil pessoas circulam hoje pelas ruas desse território, que antes era praticamente desabitado.

O diretor-executivo lembrou também que o Caldeira só foi possível a partir de movimentos importantes do setor produtivo, em parceria com o poder público, como a Aliança para Inovação e o Pacto Alegre. Ao todo, 42 empresas ajudaram a fundar o hub Caldeira.

A partir disso surgiu a urgência de criar um ecossistema empreendedor, formado por grandes empresas, startups e universidades.

A participação do poder público foi fundamental para a concretização da iniciativa, sendo um facilitador em todo processo e atuando junto com as empresas. “Não existe inovação sem a atuação coordenada dos diversos atores da cidade”, salienta Valério.

O diretor do escritório +4D, Vicente Perrone, também comentou sobre a desburocratização de Porto Alegre a partir dos pactos de inovação e o apoio à iniciativa privada. Isso fez com que a capital gaúcha se tornasse o melhor ambiente de negócios do Brasil, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios 2022.

Acompanhe toda a cobertura que a equipe do Caldeira fez durante o South Summit Brazil no nosso blog!