Sebrae lista 15 startups para ficar de olho em 2024; sete são da comunidade Caldeira ou foram aceleradas pelo hub

O Sebrae RS listou 15 startups para ficar de olho em 2024, que têm forte potencial de escalar suas soluções e tecnologias no próximo ano. Os diversos negócios gaúchos presentes no ranking retificam a maturidade do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Além disso, cinco das 15 startups presentes na lista fazem parte da comunidade Caldeira ou participaram de programas de aceleração no Instituto Caldeira

Segundo o Startup Ecosystem Report 2023, do Startup Blink, Porto Alegre desponta como a 5ª cidade do Brasil no ranking de inovação, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já o Estado gaúcho foi eleito, em 2022, o mais inovador do Brasil, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP).

Aqui estão 15 negócios fruto desse ambiente favorável para o crescimento de startups.

Veja o ranking da 15 Startups para Ficar de Olho em 2024

WNS Pro

Residente no Instituto Caldeira, a WNS Pro é uma startup de integração e desenvolvimento ágil, permitindo que empresas de todos os portes inovem em seus processos e na forma com que se comunicam com seus clientes, colaboradores e parceiros. Ela oferece um sistema ERP para criação e desenvolvimento de workflows em ferramentas de fácil acesso, como o WhatsApp.

Vent

A Vent é outra startup residente do Caldeira, que inclusive já participou do programa Conecta Caldeira, uma iniciativa do hub de inovação para fomentar a conexão entre startups e grandes corporações. A Vent nasceu com o intuito de levar a cultura de dados para dentro das organizações, unindo dados de negócio e de mercado em um só lugar, possibilitando assim uma gestão mais ágil e assertiva dos negócios.

Volters

Sediada no Tecnopuc, a Volters foi a Startup Destaque da turma 4 no Ebulição, principal programa de aceleração do Instituto Caldeira. A Volters conecta o produtor local de energia limpa aos negócios que não conseguem gerar sua própria energia, reduzindo a conta de energia em até 20% e consumindo até 100% de energia renovável, melhorando seus indicadores ambientais, através do modelo Energy as a Service (EaaS).

Data4Company

A Data4Company atende pequenas e médias empresas, integrando informações financeiras e fornecendo um BI para facilitar a gestão dos negócios. A startup participou da turma 5 do Ebulição e também do Caldeira MVP, dois programas do Instituto Caldeira. Durante o Ebulição, a empresa fechou parceria com empresas da comunidade Caldeira, como Cope Soluções, AGS e Connect Be.

Urbia

A Urbia é mais uma startup atuante no hub de inovação, que tem sede no Instituto Caldeira e já participou dos programas MVP Caldeira, Ebulição e do Matchmaking Caldeira. A empresa desenvolve tecnologias para o mercado de loteamento, acelerando a jornada de prospecção de novos negócios, desenho urbano e orçamentação.  

Movestok

De Caxias do Sul (RS), a Movestok facilita o reuso de ativos excedentes de outras empresas, preservando o meio ambiente. Ela é uma plataforma de compra e venda de materiais que sobraram ou não são mais usados por uma empresa, mas ainda têm valor para outras. A Movestok foi uma startup formada pelo Ebulição.

Urupê

Outra startup de Caxias do Sul (RS) que se destaca é a Urupê, que auxilia indústrias a executarem práticas efetivas e principalmente mensuráveis de ESG e Economia Circular através da gestão e valorização de seus resíduos. Ela realiza a destinação correta, com a garantia do melhor aproveitamento dos resíduos, sem gerar demandas além do foco da sua empresa. A Urupê foi uma startup formada pelo Ebulição.

4show.live

Já ouviu falar em Live Commerce, uma live que apresenta produtos, já realiza as vendas e tira dúvidas ao vivo pelo chat? Essa é a solução da 4show.live, startup de Campo Bom (RS) que oferece uma plataforma própria de Live Commerce com ambiente whitelabel, ou seja, totalmente configurável para sua marca. 

Chappa Brasil

A empresa sediada em Campinas (SP) conecta mão de obra especializada em movimentação de cargas com empresas que possuam necessidades pontuais nas suas operações logísticas.

Flower

A Flower é uma EdTech de Porto Alegre (RS) que desenvolve soluções centradas no ser humano (plataformas, cursos, treinamentos, jogos, etc.), que ajuda as empresas a serem mais inovadoras, criativas, ágeis e assertivas. Focados no desenvolvimento de competências para a ressignificação de processos de aprendizagem e cultura de inovação, traz novas oportunidades para o processo de ensino-aprendizagem.

Flowy

Com sede em Santa Cruz do Sul (RS), a Flowy é uma tecnologia de “Data Flow”, uma ferramenta de help desk simples, ágil, eficiente e de baixo custo moldada de acordo com as necessidades de cada empresa.

Frete Gestão

Sediada em Bento Gonçalves (RS), a Frete Gestão é responsável por uma plataforma para cotação de preço, conciliação financeira de fretes e monitoramento de entregas. Ela foi desenvolvida para promover assertividade e economia na gestão logística de embarcadores, sejam eles da indústria ou do varejo.

Olá Doutor

Também fundada em Caxias do Sul (RS), a Olá Doutor é um aplicativo que conecta médicos e pacientes via chat. Ele permite às pessoas consultarem diretamente médicos, de todas especialidades, de forma simples e direta, por mensagem, a qualquer hora e de qualquer lugar.

SafeReport

A SafeReport é uma plataforma para interagir anonimamente com funcionários, seja para fins de conformidade, RH ou cultura, de um jeito simples, inovador e ainda que promove a satisfação e a confiança dos colaboradores. A startup sediada em Porto Alegre (RS) tem se consolidado como o principal sistema de denúncias anônimas do Brasil.