RS Fantástico e Cluster GameRS realizam primeira mostra de games do Festival de Cinema de Gramado
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado trouxe uma novidade esse ano: pela primeira vez, uma mostra dedicada ao mundo dos games. A iniciativa é parte da programação do Conexões Gramado Film Market e foi fruto de uma parceria entre o RS Fantástico e o Cluster GameRS, uma iniciativa incubada no Instituto Caldeira.
Totens interativos foram instalados na Sociedade Recreio Gramadense, permitindo que os visitantes jogassem diversos títulos desenvolvidos por empresas gaúchas, consolidando a presença do universo dos games no tradicional festival de cinema.
O RS Fantástico, um ecossistema de inovação voltado à produção de conteúdos do universo fantástico, como animações, filmes, séries e games, está em fase de lançamento e já se posiciona como um importante player no cenário cultural.
“O game faz parte do audiovisual e precisa se sentir pertencente de fato ao audiovisual”, destaca Daniela Israel, coordenadora do projeto e sócia-diretora da Bactéria Filmes. O RS Fantástico reúne mais de 70 empresas do setor audiovisual e de tecnologia, com o objetivo de fortalecer a presença da indústria criativa no Rio Grande do Sul.
O Cluster GameRS, incubado no Instituto Caldeira, é resultado de um esforço conjunto para impulsionar a indústria de games no Estado. Com uma infraestrutura moderna localizada no 3º piso da sede do Caldeira, o Cluster oferece coworking, arena gamer e espaços para eventos, tudo pensado para atrair desenvolvedores e empresas do setor.
“O nosso plano, o nosso desejo era que o pessoal jogasse, que o pessoal aproveitasse e curtisse o espaço”, comenta Daniela, refletindo sobre as expectativas para a mostra no Festival de Gramado.
A mostra de games foi um sucesso, superando as expectativas iniciais. Daniela compartilha que “as crianças ficaram muito felizes, os adultos, entre uma sessão e outra, entre um debate e outro, iam lá jogar”. Com mais de 100 pessoas participando, a iniciativa foi bem recebida, permitindo uma troca enriquecedora entre jogadores e desenvolvedores.
A inclusão dos games no Festival de Cinema de Gramado representou um importante passo para a integração desse segmento ao audiovisual, algo que, segundo Daniela, não pode ficar de fora de um festival que é tão importante para o RS e para o Brasil.
Assim como o cinema é uma parte do audiovisual, a série é outra e os games são uma uma parte também.