Recém chegadas no Caldeira, Gesto e Moinho Digital realizam conexão a partir do Onboarding

Criar um ambiente que facilite as conexões entre os diferentes atores do ecossistema de inovação é um dos principais objetivos do Instituto Caldeira – e isso tem acontecido desde a entrada dos novos membros à comunidade. Este é o caso da parceria entre a Gesto Tecnologia e a Moinho Digital, duas empresas recém chegadas no hub, mas que já estão compartilhando suas expertises entre si. 

Desde junho as empresas vêm trocando serviços, cada uma apoiando a resolver um gargalo da outra: a Gesto implementou a robotização para extração dos dados que integram os relatórios de performance na agência de marketing. Em contrapartida, a Moinho Digital está realizando todo planejamento estratégico de redes e a operacionalizando o LinkedIn e Instagram, além de reformular seu site.

A conexão entre a Gesto e a Moinho Digital, que nasceu de forma totalmente despretensiosa, tem gerado resultados para ambos players, principalmente com ganho de tempo. Por isso, neste episódio do Especial SaaS – Serendipity as a Service – vamos conhecer mais sobre essa nova parceria. 

Tudo começou em junho, durante o Onboarding promovido pelo Caldeira – uma dinâmica que serve como um ‘boas vindas’ para os novos membros da comunidade. Ou seja, nesse primeiro momento de interação as relações no ecossistema de inovação já começam a ser fortalecidas.

Vínhamos procurando formas de ter uma presença digital mais forte. Por isso, o contato durante o Onboarding foi puro ‘serendipity’: conhecer a empresa certa no momento certo. É a tradução literal do conceito de um bom negócio, onde todas as partes têm ganhos, conta o sócio-fundador da Gesto, Ederson Beltrão.

Já para a Moinho Digital, a robotização dos relatórios tem gerado uma redução de cerca de 25% no tempo usado com a captação de dados para análise. A agência tinha um gargalo, que era o alto tempo gasto de colaboradores na busca dos dados de performance que embasam os relatórios para clientes. Esses dados estão muitas vezes descentralizados em plataformas de anúncios e sistemas de ERP e CRM de cada cliente. Pela falta de automatização, os colaboradores também precisavam baixar os arquivos, organizá-los em planilhas, entre outras demandas repetitivas que não justificavam uma analista de marketing realizar. 

A partir da robotização, já estamos verificando um ganho de produtividade em nossa equipe, pois temos mais tempo para nos dedicarmos à parte estratégica, principalmente na questão de tráfego pago, aponta Carolina Tavaniello, sócia-fundadora da Moinho Digital.

Segundo Carolina, a agência de marketing fundada em 2016 se desenvolveu como uma empresa nativamente remota, mas a entrada recente ao Instituto Caldeira partiu de uma estratégia de ampliação das conexões. 

“O ecossistema Caldeira contribuiu diretamente para essa relação com a Gesto, o que não aconteceria se tivéssemos alugado um escritório convencional”, avalia. Em três meses e meio de Caldeira, a Moinho já realizou uma série de reuniões com outros membros da comunidade, principalmente durante os eventos que acontecem no hub, completa.

Assim como a Moinho Digital, a ida da Gesto para o Caldeira teve como premissa também acelerar conexões.

“O hub tem sido um ponto primordial para acelerar conexões, desenvolvendo parceria e contatos importantes para a divulgação de negócios, criação de prospects e contatos. Também estamos trazendo nossos clientes para reuniões no Caldeira, mostrando como estamos evoluindo em estrutura e conhecimento”, diz Beltrão.

Gaps sendo resolvidos

Vender no online se tornou há anos algo essencialmente básico para qualquer negócio sobreviver na era digital. Mas isso não quer dizer que desenvolver esse canal de vendas seja algo simples. Segundo Carolina, sócia-fundadora da Moinho Digital, educar os clientes sobre a importância de processos estruturados, desmistificando a ideia de ganhos rápidos, é um dos principais gargalos que a empresa ataca. 

‘Antes de tudo, é preciso entender quem é e como seu cliente consome – qual a jornada de compra dele? Também é preciso primeiro estruturar o setor comercial, para daí sim começar a ter conversão através das redes”, explica.

No fim das contas, tudo passa por tirar das costas do cliente uma tarefa que ele não domina, para que possa cuidar do core de seu negócio, completa a empresária.

No caso da Gesto Tecnologia, o desafio é também a falta de conhecimento do mercado frente às novas tecnologias. A empresa oferece suporte em sistemas e aplicações de big techs, sendo parceira oficial de Microsoft, TD Synnex e TOTVS. Mas antes da implementação dos projetos, tudo inicia pelo mapeamento dos processos de cada companhia, independente do porte. 

“Anterior às tecnologias, é necessário diagnosticar as dores e ter empatia com o cliente”, diz Edilberto Ferreira Júnior, sócio-fundador da Gesto, que lidera a recente expansão da empresa para a Espanha, a ser iniciada em 2024, com o objetivo de atingir o mercado europeu, mas a partir de uma nova marca: Objetivo Tecnología del Información.

Segundo ele, com uso de RPA (Automação Robótica de Processos, na tradução), empresas pequenas ou startups conseguem focar no core do negócio, sem gastar tempo em processos de background, com um investimento viável para empresas desse porte devido ao atendimento SaaS – o cliente não compra a tecnologia, mas sim o direito de usar o software através da nuvem.

No caso de grandes empresas: atendimento de compliance, auditorias, além de eficiência dos processos são atingidos com o uso de RPA e BPMs (Gerenciamento de Processo de Negócios, na tradução). “Essas tecnologias proporcionam o total entendimento de onde e quando usar a IA, por exemplo, etapa que marca o início da transformação digital das empresas frente ao uso de inteligências artificiais”, completa Ferreira Júnior.

Serendipity as a Service

A palavra da língua inglesa ‘serendipity’ significa ‘ao acaso’ em português. Inspirado no termo Software as a Service, o Especial SaaS – Serendipity as a Service quer ressignificar o conceito para definir as conexões e encontros casuais que surgem no Instituto Caldeira, e se transformam em oportunidades para criação de novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Neste especial, apresentamos algumas dessas histórias.

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