Psicodélicos podem tornar as pessoas mais felizes?
Imagine um mundo onde não existissem traumas. A humanidade seria capaz de se concentrar em suas ações e pensamentos de uma forma mais positiva e construtiva. O resultado: pessoas mais calmas e felizes.
Essa foi umas das provocações de especialistas que participaram do painel “Open Minds: Innovations in Consciousness, Psychedelics & Mental Health”, que debateu o uso de substâncias psicodélicas como tratamento psicológico, atuando na redução de traumas e problemas de saúde mental como ansiedade e depressão. O bate papo aconteceu durante o SXSW 2023, que acontece em Austin, nos Estados Unidos.
O Instituto Caldeira está acompanhando toda a programação do evento in loco para trazer insights e conteúdos exclusivos.
“Os psicodélicos têm o potencial de desatar conexões cerebrais relacionada aos traumas, ansiedade e outros problemas”, relata Deepak Chopra.
Ele é fundador da Chopra Foundation, uma entidade sem fins lucrativos para pesquisa sobre bem-estar e humanitarismo, pioneira em medicina integrativa e transformação pessoal.
A terapeuta certificada pela Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS) em psicoterapia assistida por MDMA, Cristie Strongman, já utiliza o protocolo com pacientes em estudos aprovados pela agência reguladora americana. Ela acredita que até 2024 as substâncias como MDMA já estarão legalizadas para prescrição por psicólogos e disponíveis nas farmácias nos EUA.
As terapias baseadas em psicodélicos continuam a influenciar o cenário em evolução da saúde mental. À medida que a humanidade começa a entender a complexidade da consciência e seu impacto na saúde mental, esses mundos se tornam cada vez mais interligados.
Os painelistas afirmam que, além de tornar potencialmente a vida das pessoas mais feliz e calma, os avanços com o uso dos psicodélicos também ajudariam a desonerar o sistema de saúde como um todo. Isso porque, geralmente as pessoas que sofrem de questões relacionadas à saúde mental também acabam desenvolvendo mais doenças cardiovasculares, por exemplo.
O SXSW trouxe pesquisadores, cientistas e capitalistas de risco para discutir esse tema também em outros painéis. Cogumelos mágicos e outras substâncias psicodélicas estão mostrando um enorme potencial no tratamento da depressão, transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e dependência, criando uma oportunidade para os investidores obterem enormes lucros com empresas iniciantes.
De acordo com o Houston Chronicle, a Food and Drug Administration concedeu pela primeira vez à psilocibina, o ingrediente ativo dos cogumelos alucinógenos, o status de terapia inovadora em 2018, juntamente com o MDMA, outra droga psicodélica. Hoje, os pesquisadores estão realizando 137 testes com substâncias psicodélicas com resultados positivos.
Austin está se tornando um importante centro de pesquisa psicodélica. O Oregon legalizou a psilocibina medicinal este ano, e o Colorado descriminalizou a posse de psicodélicos, reduzindo a cobrança a uma multa. Meia dúzia de estados, incluindo o Texas, estão considerando autorizar o uso médico de psicodélicos.
Sobre a SXSW
O South by Southwest, ou apenas SXSW, é um dos eventos mais importantes da atualidade, principalmente para o mercado de tecnologia, inovação e mídia. Sediado em Austin, no Texas, durante os 10 dias de SXSW diversos executivos e pensadores debatem formas de transformar o mercado e pensar fora da caixa. O festival, criado em 1987, acontece todo ano.