Porto Alegre quer sediar a primeira unidade da Escola 42 na região Sul

“Estou aqui para trazer a Escola 42 a Porto Alegre” – com essa afirmação, sem rodeios e dispensando maiores explicações, Karen Kanaan, co-founder da Escola 42 em São Paulo, iniciou sua fala durante o South Summit Brazil 2024. A novidade foi comemorada por uma plateia formada por jovens, empreendedores e outros atores do ecossistema de inovação como um gol. O anúncio foi feito durante o talk Latam as a Global Educational Hub, que reuniu, ainda, Felipe Amaral, do Instituto Caldeira, e Karen Sun, CTO da VélezReyes+, plataforma filantrópica criada por por David Vélez, CEO e fundador do Nubank, e Mariel Reyes.

A iniciativa ainda está em fase de amadurecimento, aguardando maiores definições, e sem data certa para sair do papel. Porém, o fato da capital gaúcha estar no radar de uma escola global de engenharia de software anima o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade.

A Escola 42 é oferece aprendizado gratuitamente e foi desenvolvida em um Hub de tecnologia – o Station F – na França. Já são mais de 50 campus espalhados pelo mundo, dois deles no Brasil – em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Agora, gostaríamos de trazer uma unidade para Porto Alegre, a primeira da região Sul”, complementou Karen Kannan.

Criada em 2013, a 42 tem uma proposta inovadora para a formação de engenheiros de software, em que os alunos aprendem a programar a partir de trocas, sem a presença de um professor ou com horários pré-estabelecidos. “O objetivo é trazer diversidade e um método de aprendizado diferente para um público plural, formado por quem já está familiarizado com a linguagem e por quem não sabe sequer ligar um computador. Não tem pré-requisito, basta você ter 18 anos e demonstrar vontade e entusiasmo”, avisa Karen Kanaan.

Queremos ampliar o acesso a esta aprendizagem mais inovadora a pessoas que buscam ser protagonistas no mundo digital. É nossa missão ter um ecossistema de tecnologia mais inclusivo, colaborativo e consciente

Segundo Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira, a Escola 42 é uma referência mundial, que serviu de inspiração também para o Instituto Caldeira e para a criação do Geração Caldeira, que só em 2023 formou 200 jovens de escolas públicas de Porto Alegre. “Será muito importante contar com uma iniciativa global como esta em Porto Alegre para fomentar ainda mais o ecossistema de inovação em nossa cidade. O Caldeira com certeza estará junto nessa jornada”, declara.

Para Karen Sun, da VélezReyes+, é este pensamento coletivo, focado em desenvolver conexões, que é o grande diferencial do Brasil e da América Latina. “As pessoas pensam em comunidade e isso é muito poderoso no mundo da tecnologia para construir soluções que realmente importam. Se combinarmos recursos financeiros e técnicos com esse tipo de ambição, podemos construir coisas maravilhosas”, afirmou Karen Sun.

A entidade filantrópica vem apoiando projetos no Brasil, Colômbia, Peru e Costa Rica. Seu fundo é fruto do compromisso de David Vélez, fundador do Nubank, e Mariel Reyes em doar, ao longo de suas vidas, grande parte de sua riqueza para a filantropia na América Latina.

Confira a cobertura completa do South Summit Brazil 2024 no blog do Instituto Caldeira.