pitch day mvp

Pitch Day MVP marca o encerramento da 5º turma MVP

O Pitch Day MVP, que marcou o encerramento da 5ª turma do MVP, o ciclo de capacitação para startups em estágio de teste e validação do Instituto Caldeira, aconteceu essa semana na sede do hub de inovação gaúcho. As startups apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora, composta por investidores e especialistas do setor, com o objetivo de destacar as soluções mais inovadoras e promissoras.

O programa MVP do Instituto Caldeira é uma oportunidade para empreendedores desenvolverem e validarem suas ideias, além de fortalecerem suas redes de contato e expandirem suas perspectivas de negócios. Entre as startups que se destacaram, a UrbIA, liderada por Helena Damo da Cruz, foi uma das grandes vencedoras. 

A UrbIA desenvolve uma plataforma SaaS que utiliza dados geoespaciais para análises territoriais, ajudando a mitigar riscos climáticos e otimizar o desenvolvimento urbano. Para Helena, participar do programa foi um divisor de águas. “O programa foi desafiador, mas transformador. As mentorias individuais e os feedbacks foram fundamentais para refinar nossa proposta e impulsionar nosso crescimento”, contou a CEO. Segundo ela, o Pitch Day foi um marco, e a validação da relevância da sua solução pela banca de avaliadores fortaleceu ainda mais sua confiança.

Outro empreendedor que compartilhou sua experiência foi Vinícius Barbosa Santos, CEO do Gcondo, um aplicativo dedicado à otimização da rotina dos síndicos profissionais. Para Vinícius, o programa foi além das expectativas. Ele destacou o valor das conexões feitas ao longo da jornada. “A troca com outras empresas foi muito rica, e as mentorias me ajudaram a tomar decisões importantes para o futuro da empresa”, afirmou. Sobre o Pitch Day, Vinícius ressaltou a preparação e a evolução dos participantes, além do impacto positivo da banca composta por profissionais qualificados, que trouxe insights valiosos para os negócios.

Fabricio Pinheiro da Rosa, CEO da Degrau Digital, também compartilhou como o programa impactou a sua startup, que atua na intermediação de crédito entre bancos e pessoas físicas. “O MVP trouxe bons insights e trocas de experiências que ajudaram na estruturação da Degrau”, afirmou Fabricio. Ele comentou sobre a importância do Pitch Day como uma oportunidade de ver a evolução das startups e de compartilhar os resultados da Degrau Digital.

Sobre o Pitch, foi legal ver a evolução dos parceiros ao longo do programa e como se destacaram nas apresentações.

Hugo Góes, CEO da MotelTech, uma startup focada na automação de processos no setor de hospedagem, também falou sobre a experiência do programa. Para ele, o MVP foi essencial para conectar a empresa a um ecossistema inovador. “As mentorias foram fundamentais para refinar nossa proposta de valor e nos preparar para crescer no mercado hoteleiro”, disse. Ele também destacou o impacto do feedback recebido durante o Pitch Day, que ajudou a fortalecer o modelo de negócios da MotelTech.

O Pitch Day foi a culminância de um processo de aceleração que não apenas ajudou as startups a aprimorar seus produtos, mas também a fortalecer suas estratégias e modelos de negócios. O evento representou uma oportunidade valiosa para os empreendedores se conectarem com investidores e mentores, além de validarem suas soluções em um ambiente altamente qualificado.

“As conexões e a troca de conhecimento foram, sem dúvida, o aspecto mais valioso do programa”, afirmou Vinícius Barbosa Santos, CEO do GCondo.

O Pitch Day, não é apenas  uma apresentação de ideias, mas um momento de reflexão e de feedback essencial para o crescimento das startups. De acordo com os participantes, o Pitch Day MVP reafirmou o propósito de suas empresas e os preparou para os próximos passos no desenvolvimento de soluções que podem transformar seus respectivos setores.