“Não acredito em negócios sem inovação ou IA”, declara Cris Arcangeli, uma das maiores empreendedoras serial do Brasil 

Defensora de que comportamentos e necessidades futuras podem (e devem!) ser previstos pelos negócios com base no estudo de dados, a empresária Cris Arcangeli, uma das maiores empreendedoras em série do Brasil, revelou as maiores tendências do mercado de consumo na palestra de abertura do South Summit Brazil 2024 nesta quarta-feira (20). A CEO do Grupo Arcangeli concedeu entrevista exclusiva ao Instituto Caldeira e abriu o jogo sobre os pilares levados em conta por ela na hora de decidir se vai investir em uma startup. 

Para a CEO do Grupo Arcangeli, o tripé que sustenta as empresas é: Inovação, presença no digital e Inteligência Artificial embarcada. Sem preencher esses requisitos, não tem investimento, pontua a fundadora de gigantes da indústria da beleza, como Phytoervas e Beauty’in. 

Figura bastante conhecida no ecossistema de investimentos de risco, principalmente pela participação no programa Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli apontou, ainda, para um consumo e, consequentemente, para o crescimento de negócios mais responsáveis ambiental e socialmente.

A tendência é que a lógica atual, de interesse e motivação econômica, em políticas de lucro e foco no faturamento, siga a maior preocupação com o meio ambiente e o planeta, com as pessoas e com o propósito das organizações.

Segundo Arcangeli, as novas gerações estão cada vez mais preocupadas com o planeta e com a saúde. “O segredo é se perguntar: quais as oportunidades para inovar, se antecipar e criar novos negócios a partir disso?”

Veja as três dicas de ouro para negócios iniciantes se destacarem:

 

1. Mantenha-se em processo de Inovação constante: para começar um negócio ou para crescer, é preciso inovação contínua, seja ela tecnológica ou processual. Não basta criar um produto muito disruptivo e depois de acomodar

 

2. Seja extraordinário! Não basta ser especialista, o empreendedor deve se transformar em uma pessoa extraordinária. E, para isso, precisa investir em life long learning, ou seja, estudar durante sua vida inteira, e em compoundner, que é basicamente conhecer cada vez mais um determinado assunto utilizando diversas informações de diferentes lugares. Uma dica aqui é utilizar ferramentas de inteligência artificial, como ChatGPT, para dar agilidade a esse processo.

 

3. Invista em tecnologia mobile e Inteligência Artificial: “Se o teu negócio não passar pelo celular e não tiver inteligência artificial embarcada, vai deixar de existir já já”, defende Arcangeli.

Por fim, Arcangeli disse que está sempre de olho em novas oportunidades, admitindo que pode, sim, sair de Porto Alegre com mais uma empresa em seu portfólio.

“Fico de olho em negócios que tenham Inovação e negócios do mercado de consumo, que adoro. Estou no segmento da construção civil, de tecnologia assistiva, com exoesqueleto para paraplégicos, de beleza, com o maior shampoo antiqueda do Brasil. Invisto um pouco em cada mercado”, diz.

Confira a cobertura completa do South Summit Brazil 2024 no blog do Instituto Caldeira.