Mutirão de Limpeza Caldeira

Mutirão de limpeza marca o renascimento do Instituto Caldeira em Porto Alegre

O mutirão de limpeza da sede do Instituto Caldeira, cujo 1º andar ficou merso sob as águas da enchente que atingiu o Estado durante um mês, mobilizou mais de 300 voluntários no último domingo (02), em Porto Alegre. Um misto de tristeza, resiliência e esperança tomou conta do hub de inovação. Foi um dia difícil, mas extremamente importante, segundo relatos de voluntários.

O prejuízo financeiro é estimado em R$ 35 milhões. Por isso, o hub fundado há três anos por 42 empresas está em busca de novos fundadores para apoiar na retomada das atividades, antecipa Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira.

A gente já passou pela fase do luto e agora estamos na fase da mobilização para recomeçar. O Caldeira vai nascer de novo. Em até duas semanas queremos voltar a ocupar esse espaço, começando pelos andares que não foram afetados.

Carolina Cavalheiro, head de negócios e comunidades do hub de inovação, conta que precisou se preparar emocionalmente para o mutirão:

“Vim aqui uns dias antes para me permitir sentir a destruição e estar pronta para encarar este domingo no módulo resolução de problemas. Além de participar ativamente na limpeza, minha responsabilidade também é passar uma energia positiva a todos que vieram”.

Muitos membros da comunidade de inovação que foram essenciais para a fundação do Caldeira marcaram presença no mutirão. 

É o caso de Paulo Renato Ardenghi, fundador Wise: “Ver o chão ganhando forma de novo, a lama sendo tirada, me enche de esperança. Ver a colaboração de centenas de voluntários também. É um sentimento de renascimento”.

Frederico Renner Mentz, fundador do Tijolo Hub, lembra que o Caldeira foi forjado por momentos desafiadores. Por isso, sairá mais forte deste que está vivendo. “Não foi a pandemia que nos derrubou, então não será a enchente. Este momento marca uma nova inauguração do Caldeira, que vai voltar ainda mais forte e pujante”. 

Outro voluntário que esteve presente foi o empreendedor Marcelo Paes: “Sabe aquela máxima que o que nos trouxe até aqui não garante nosso futuro? Ela não serve para o Caldeira. O que nos trouxe até aqui é o que nos dá certeza que ele irá se reerguer”

Para agilizar a reinauguração do hub de inovação, foram contratadas equipes especializadas para limpeza fina das instalações. A expectativa é de retomada gradual nas próximas semanas.

Veja como foi o mutirão de limpeza do Instituto Caldeira:

Créditos: Instituto Caldeira
Créditos: Instituto Caldeira
Créditos: Instituto Caldeira
Créditos: Instituto Caldeira
Créditos: Instituto Caldeira