Instituto Caldeira e Prefeitura de Porto Alegre se tornam membros da IASP

O Instituto Caldeira agora é membro pleno da maior instituição de parques científicos e ecossistemas de inovação do mundo, a IASP (International Association Of Science Parks And Areas Of Innovation). Outra novidade é que a Prefeitura de Porto Alegre também se tornou membro da Associação. Com isso, o 4º Distrito, região onde o Caldeira está sediado e que viveu uma onda de revitalização nos últimos anos, passa a integrar a nova rede internacional de distritos inovadores.

“Pela primeira vez, está sendo olhado a inovação não só nos ambientes tradicionais, mas como estratégia de desenvolvimento urbano. A IASP começa trabalhar com uma rede de distritos inovadores e o 4º Distrito da capital gaúcha fará parte desse ecossistema, através da Prefeitura Municipal”, conta Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário de Inovação de Porto Alegre.

Segundo Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, a conquista sedimenta a força do hub gaúcho enquanto acelerador da nova economia e dos distritos de inovação, assim como reconhece o trabalho conjunto que tem sido feito para abrir Porto Alegre à inovação. 

Tudo isso tem sido internacionalmente reconhecido, o que foi desde sempre uma das premissas do Caldeira: mostrar o potencial do Rio Grande do Sul para o mundo e conectá-lo às melhores iniciativas.

Por isso, a IASP convidou seus novos membros para participar da 40ª conferência mundial da Associação, realizada em Luxemburgo, que terá foco na abordagem dos distritos de inovação. Para contar a história do 4º Distrito, participam do evento membros do Caldeira, da Prefeitura de Porto Alegre e do Escritório +4D, além de representantes dos três parques científicos da cidade: UFRGS, PUCRS e Unisinos, que foram fundamentais para os últimos ciclos de inovação no Estado.

“Foi muito motivador ver a reação de diversos atores brasileiros que estão em Luxemburgo com a entrada do Caldeira na IASP, o que mostra como o hub gaúcho vem se posicionando entre um dos modelos de inovação mais promissores que temos no Brasil”, ressalta o secretário de Inovação. 

Instituto Caldeira na IASP
Comitiva que viajou à Luxemburgo conta com secretários municipais, reitores e Pedro Valério, CEO do Caldeira. Créditos: Instituto Caldeira.

Com a temática “Megatendências em ecossistemas de inovação: quais são os impactos para STPs e AOIs?”, a conferência discute nesta edição o papel de liderança que os ecossistemas de inovação podem desempenhar na consolidação dos esforços globais para combater as maiores ameaças que o mundo enfrenta hoje. Palestrantes de todas as partes do mundo participam e debatem o futuro dos parques científicos e ecossistemas empreendedores. No evento também será anunciada a nova divisão voltada para os Distritos de Inovação.

Em artigo publicado na imprensa, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, detalha que o 4º Distrito vai se tornar um dos fundadores membros da Aliança de Distritos de Inovação, criada pela IASP para trocar conhecimentos e gerar vínculos com locais semelhantes. 

“Temos orgulho em dizer que, hoje, no 4º Distrito, o poder público e o setor privado andam juntos para oportunizar a mudança provocada pelas pessoas”.

Sobre a IASP:

A IASP é a principal associação de ecossistemas de inovação em todo o mundo, com a missão de ser a rede global de parques científicos e distritos de inovação. A partir da crença na importância da articulação entre atores, políticas, programas e espaços inovadores para o progresso econômico, a IASP impulsiona o crescimento, internacionalização e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios através da coordenação de uma rede ativa com mais de 350 membros e mais de 115 mil empresas espalhadas em 79 países.

Mapa dos novos membros da IASP. Créditos: IASP.
Mapa dos novos membros da IASP. Créditos: IASP.