Instituto Caldeira apresenta Startup Guide RS em eventos de inovação globais
A versão impressa do Startup Guide RS, produzido pelo SebraeX, foi lançada oficialmente e agora servirá como uma vitrine do ecossistema de inovação gaúcho para o mundo. O primeiro destino onde o documento inédito será apresentado será no continente europeu, durante o Web Summit, maior evento de inovação do mundo, realizado entre 13 e 16 de novembro, e também no Startup Guide Summit, ambos em Lisboa. O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, integra a comitiva que vai participar da feira, com o intuito de fortalecer conexões globais e apresentar os potenciais do Rio Grande do Sul para desenvolver startups.
“Vamos impulsionar as conexões entre o ecossistema gaúcho e o europeu através de uma agenda de atividades pré, durante e após a missão Web Summit, com reuniões, mentorias, visitas técnicas, eventos de matchmaking e muito mais”, conta Valério.
Definido como uma publicação que vai vender o ecossistema de inovação gaúcho no mundo, o Startup Guide RS estará ao lado de guias de cidades como Nova York, Amsterdã, Berlim e outras. Com isso, o Estado passa a ser o único da América Latina a fazer parte do Startup Guide.
“No ano passado, lançamos um projeto ousado, que pretende criar conexões globais poderosas. Agora, vamos para o segundo passo, que é apresentá-lo pelo mundo, para que não seja apenas um livro”, relata André Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS.
O Instituto Caldeira também vai acompanhar o Sebrae, e mais de 60 negócios do ecossistema, durante o Startup Guide Summit. O evento vai reunir diversas startups, investidores, representantes do setor público e os principais atores do ecossistemas de startups em todo o mundo, além de receber uma competição de pitch apresentando soluções para desafios urbanos.
Nele, Valério será palestrante em um dos painéis que discute como moldar uma cultura empreendedora nas cidades, através de soluções inovadores e políticas de fomento aos ecossistemas de inovação.
O painél ‘Shaping the Future of Entrepreneurship Policy with a Decision – Thinking Mindset and a Policy Hackathon’ também terá presença de Alcir Cardoso, head de Startups do Sebrae RS, Júlia Tavares, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outros participantes internacionais.
Após o evento em Lisboa, no dia 22 de novembro, haverá o lançamento oficial do Startup Guide impresso com participantes do ecossistema gaúcho, marcado para acontecer no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Sobre o Startup Guide RS
Realizado pelo SebraeX e executado pela Wise Innovation, o Startup Guide RS serve como um guia para conectar investidores de todo mundo ao ambiente de inovação gaúcho. O conselho curador do guia analisou cerca de 500 projetos pré-selecionados e houve participação de cerca de 2 mil pessoas em uma votação popular.
O projeto recebeu inscrições de 235 startups, 92 fundadores, 41 investidores, 53 programas, 35 universidades e 82 espaços. Este é um dos guias mais completos do mundo, sendo o segundo com o maior número de inscrições, através apenas do Startup Guide Nova York.
Entre outros conteúdos, a publicação tem histórias de 40 cidades gaúchas. A versão digital, que foi lançada no South Summit Brazil, em março de 2023, pode ser acessada neste link: startupguide-ecosystem.webflow.io/rio-grande-do-sul.