Inovadora no setor de aço, Bubuyog leva primeiro lugar no REC’n’Play 2024

A Bubuyog, startup que se destaca pela inovação no ecossistema de aços compartilhados, conquistou o primeiro lugar na competição REC’n’Play 2024, promovida pelo Porto Digital e Ampla Comunicação. A empresa, que tem como objetivo conectar indústrias, construtoras e distribuidoras de aços, já passou por uma jornada de crescimento e aprendizado, incluindo sua participação na quinta turma do programa de aceleração Ebulição, do Instituto Caldeira. A competição, que reuniu mais de 126 startups, teve como foco a inovação e o impacto social, e a Bubuyog se destacou com seu modelo de negócios baseado em sustentabilidade e eficiência.

De acordo com Eduardo Breda, founder e CEO da Bubuyog, a experiência de participar da competição foi desafiadora, mas também muito enriquecedora. “Passar por diversas bancas de avaliação, com públicos tão diferentes, como os da Coca-Cola, Banco do Brasil e o próprio ecossistema de startups, foi um grande teste para nossa capacidade de comunicar o nosso modelo de negócios. A estratégia foi justamente fazer com que, mesmo um público que não fosse do nosso setor, conseguisse entender a proposta de valor da Bubuyog de forma clara e objetiva,” comenta Eduardo. 

A startup, que já conta com mais de 400 membros e mais de R$ 130 milhões em aços cadastrados, tem como proposta promover a venda, à vista, de aços parados e oferecer melhores condições de compra para as empresas, eliminando o desperdício de recursos financeiros e ambientais.

O processo até chegar à premiação do REC’n’Play foi desafiador, mas, para Eduardo, a experiência foi um reflexo do aprendizado adquirido ao longo da caminhada. “O início do processo de participação da competição aconteceu durante o Ebulição, o que foi muito interessante porque tudo o que aprendemos no Caldeira foi colocado em prática durante as etapas. Foi um processo longo, mas muito enriquecedor, e tivemos a oportunidade de aplicar estratégias de vendas e marketing que aprendemos no programa, e sobretudo de comunicação e networking”,  explica.

A Bubuyog passou por várias etapas, começando com mais de 36 startups e chegando às 5 finalistas. Cada fase foi acompanhada com grande expectativa, e a participação no evento foi fundamental para a criação de novas conexões e parcerias. “Nos primeiros dois slides do pitch, mostramos de forma provocativa o quanto o desperdício de recursos incomoda e nos move, tanto como oportunidade uma financeira quanto como uma penalidade ambiental. Isso gerou uma empatia imediata entre os jurados e o público. Além disso, ao longo da apresentação, apresentamos dados objetivos sobre o impacto do nosso modelo de negócios,” conta Eduardo.

A vitória no REC’n’Play trouxe não apenas reconhecimento, mas também um aumento na procura por parte de investidores e grandes empresas. “Após a competição, tivemos contatos com importantes players e até investidores. Esses contatos estão gerando novas possibilidades de crescimento e parcerias para a Bubuyog,” afirma o CEO. A startup também recebeu até agora sete novos contatos junto a fundos de investimento, entre venture buildings, venture capital e corporate venture capital.

Outro aspecto que foi fundamental para o sucesso da Bubuyog no REC’n’Play foi a experiência adquirida no programa Ebulição, do Instituto Caldeira.

O Caldeira foi fundamental para o nosso crescimento. Desde o primeiro dia, entendi a importância do network e das conexões que o programa proporciona. Foi lá que aprendi que sempre devemos procurar oportunidades de trocar experiências com pessoas fora do nosso círculo imediato, como recomendou um dos mentores. A partir dessa mentalidade, fomos atrás de mais parcerias e colaborações, e isso se refletiu diretamente no sucesso da nossa apresentação no REC’n’Play.

O programa Ebulição ajudou a Bubuyog a amadurecer sua visão de negócios. “Antes do programa, o foco da empresa era voltado para o produto. O Caldeira nos mostrou a importância de trabalhar o marketing e as vendas antes do produto. Aprendemos que, sem uma estratégia de vendas bem definida, não seria possível escalar o negócio. Participar do programa e estar inserido na comunidade Caldeira foi uma experiência transformadora para a nossa equipe. A troca constante com outros empreendedores e mentores foi o combustível que precisávamos para superar os desafios,” destaca o CEO. Ao longo do programa Ebulição, a Bubuyog também teve a oportunidade de interagir com grandes nomes do setor de inovação. 

Eduardo compartilha com entusiasmo um momento especial: “Durante uma palestra sobre Inteligência Artificial, encontrei o Jomar Silva, da NVIDIA, que havia sido um dos palestrantes do programa Ebulição. Ele me reconheceu e nos parabenizou pela proposta da Bubuyog. Isso foi muito importante para nós, pois reforçou a ideia de que estamos no caminho certo. A partir dessa conversa, conseguimos iniciar uma parceria com a NVIDIA, que tem um viés ESG (ambiental, social e de governança), alinhando-se diretamente com o propósito da Bubuyog,” conta.

A trajetória da Bubuyog ilustra a importância de programas de aceleração como o Ebulição, que não apenas oferecem mentoria, mas também proporcionam acesso a uma rede de contatos estratégica, essencial para o crescimento de startups inovadoras.

Estar no Caldeira é estar cercado por pessoas que têm experiência de verdade, que sabem o que funciona no mercado. Esse ambiente foi crucial para que a Bubuyog amadurecesse e evoluísse na velocidade que agora estamos!