conecta

Gerdau e CORU: um match de inovação e eficiência através do Conecta

A aproximação gerada entre a Gerdau e CORU através do Conecta, programa de inovação aberta do Instituto Caldeira, pode ajudar a transformar a jornada de suprimentos da maior empresa brasileira produtora de aço.

Com uma solução baseada em Inteligência Artificial, a CORU foi selecionada para otimizar processos internos de compras, aumentar a produtividade dos compradores e melhorar a experiência dos clientes internos da Gerdau.

“Participar do Conecta foi uma das iniciativas para nos aproximarmos de hubs parceiros e potencializar a inovação dentro da companhia”, explica Maria Julia Dietrich, especialista de dados e inovação na Gerdau. “Acreditamos que estar abertos ao ecossistema externo impulsiona nosso crescimento”, complementa.

O desafio proposto pela Gerdau era integrar informações da jornada de compras, reduzir ineficiências e aumentar a autonomia dos solicitantes de suprimentos. A CORU, com sua plataforma de Assistente Digital Inteligente (ADI), apresentou uma solução robusta e personalizável, capaz de se integrar aos sistemas da empresa.

“O fit foi imediato. Percebemos que o ADI agregaria muito valor para a Gerdau”, afirma Bernard Texeire, General Manager da CORU BR, destacando que a experiência prévia da CORU em inovação aberta, com players como o Banco BV, facilitou sua adaptação às demandas da produtora de aço.

Com isso, a parceria evoluiu rapidamente, com a CORU desenvolvendo uma Prova de Conceito (POC) que já está em execução. “A POC está rodando bem, em fase final de desenvolvimento e estamos com boas expectativas de resultados”, conta Leandro Paim, especialista de suprimentos e responsável pela prova de conceito na área de negócio.

Do lado da CORU, a experiência revelou aprendizados valiosos. “A Gerdau tem processos bem estruturados e documentados, o que facilitou a modelagem do ADI”, destaca Bernard. A startup identificou ainda novas oportunidades, como a integração do ADI com um bot interno da Gerdau que opera no SAP. “Isso permitiria ao ADI interagir em tempo real com os usuários e registrar solicitações diretamente no sistema”, explica.

Estratégias de inovação intensificadas

A Gerdau, com iniciativas já consolidadas em inovação, deu um passo ainda mais importante em 2024, ao criar uma comunidade interna de inovação que já reúne mais de 80 colaboradores de 25 áreas distintas da companhia. Um ecossistema diverso na busca por ideias e soluções de futuro a partir de diferentes repertórios e experiências.

Somos 48% mulheres e 52% homens, uma representatividade equilibrada que favorece diferentes perspectivas.

Os planos da Gerdau para sua comunidade de inovação são ambiciosos. “Queremos ser uma referência para outras empresas”, completa Maria Júlia. 

Outro passo nessa direção foi a inauguração de uma sala no Instituto Caldeira. “Esse espaço fortalecerá nossa presença no Rio Grande do Sul e no Brasil, consolidando nossa marca como uma empresa inovadora”, analisa. E, claro, a participação no Conecta, estratégica para aproximar a Gerdau do hub de inovação. “Percebemos que o Caldeira era um parceiro promissor para nossos desafios. O sucesso do primeiro ciclo motivou a Gerdau a participar de mais um ciclo ainda em 2024 e a nos programarmos para participar dos próximos em 2025. A prova de conceito com a CORU é um exemplo de como podemos obter resultados ágeis e eficientes”, afirma Maria Julia.

Para a CORU, o Conecta também foi enriquecedor.

Nossa expertise com grandes empresas, aliada à conexão promovida pelo Instituto Caldeira, foi essencial para gerar valor.