Fruki Bebidas completa 100 anos de mãos dadas com a inovação

Com o objetivo de incorporar a cultura da inovação na veia corporativa da Fruki Bebidas, a empresa de Lajeado (RS) tem direcionado esforços e investimentos para ficar cada vez mais próxima do ecossistema de startups nos últimos dois anos. A marca acaba de anunciar seu novo especialista em inovação, Rodrigo Cury, e desenvolveu uma plataforma robusta de integração para incorporar as soluções de startups ao seu sistema de gestão matriz.

Um dos principais desafios da Fruki era justamente plugar novas soluções ao ERP da empresa. Era preciso um nível alto de customização, o que tornava o processo complexo e moroso. A partir da nova plataforma, entregue no final de 2023, a expectativa é acelerar as conexões com o ecossistema de inovação, explica Leandro Lottermann, coordenador de sistemas da Fruki.

“Agora temos uma base forte para trazer tecnologias de fora”, completa.

Na última semana, Lottermann participou de um Pitch Reverso no Instituto Caldeira para apresentar essa nova fase da marca e buscar parcerias para um grande desafio: dar mais fluidez ao ciclo de pedidos e melhorar a experiência de clientes B2B2C.

A Fruki completa 100 anos em 2024, então obviamente já temos um ciclo de pedidos bem estruturado. Sempre fomos muito inovadores no desenvolvimento de produtos. Mesmo assim, acreditamos que as startups podem nos ajudar a otimizar processos, o que será extremamente necessário em razão do aumento de nossa produção.

Recentemente, a Fruki iniciou as atividades em sua nova Fábrica em Paverama (RS), que ainda não está em sua capacidade máxima de produção, mas projeta alcançá-la em breve. 

Para além de estar aberto a novas soluções e tecnologias, a Fruki quer que a inovação seja transversal a todos os setores responsáveis pelo ciclo de pedidos. “Hoje ela acontece em silos: venda, logística, estoque. Não queremos seguir assim, pois entendemos que tudo é uma operação só, e não várias”, afirma Lottermann   

A Fruki Bebidas é membro do Instituto Caldeira desde 2021. Atualmente, a empresa tem cinco contratos ativos com soluções apresentadas no Caldeira, com startups da comunidade, como Aprix e Postmetria. A fábrica de bebidas já participou de rodadas de matchmaking no hub e também do Conecta Caldeira.

“A Fruki é um oceano de oportunidades em termos de tecnologia”, conclui Lottermann.

Confira o Pitch Reverso da Fruki Bebidas