João Straatmann Castro Job, estudante do Monteiro Lobato

Disciplina eletiva do Instituto Caldeira aproxima jovens da nova economia em Porto Alegre

Com o propósito de aproximar estudantes do universo da inovação e das novas dinâmicas do mundo do trabalho, o Instituto Caldeira, por meio de sua plataforma educacional Campus Caldeira, tem promovido disciplinas eletivas em parceria com escolas de Porto Alegre e empresas residentes no hub de inovação. Entre essas iniciativas, destacam-se os cursos “Trampo 4.0” e “Ecossistema de Inovação”, que têm como objetivo conectar os alunos do ensino médio às transformações da nova economia, proporcionando experiências práticas e contato direto com o mercado.

As disciplinas foram construídas em colaboração com instituições de ensino da capital gaúcha, como os colégios Monteiro Lobato, Israelita Brasileiro e Farroupilha, além de diversas empresas parceiras instaladas no Instituto Caldeira. A proposta vai além da sala de aula tradicional, oferecendo aos jovens uma vivência real com profissionais, desafios empresariais e cenários de inovação.

“Acredito que essa eletiva traz uma perspectiva de aproximar o mercado de trabalho à educação básica, promovendo e desenvolvendo habilidades para elas poderem ver além da escola”. ressalta Gabriella Howes Langer, coordenadora educacional do ensino médio do Colégio Israelita Brasileiro, sobre o impacto do curso “Trampo 4.0” na formação das alunas. Segundo ela, a experiência permitiu aos estudantes entenderem lógicas e códigos distintos dos encontrados em ambientes escolares, o que contribui para a formação pessoal e profissional das jovens.

A iniciativa também se destaca por valorizar a escuta dos estudantes e adaptar-se a diferentes perfis e interesses. Marília Dal Moro Bing, assessora pedagógica do Colégio Farroupilha, observa que as atividades mais apreciadas foram justamente aquelas que ocorrem fora da escola. “De acordo com os alunos, os momentos mais significativos foram as trocas e as imersões nas empresas, pois são justamente essas oportunidades que mais se diferenciam de um programa desenvolvido exclusivamente nas e pelas escolas”. Ela também destaca o valor da troca entre alunos de diferentes escolas, ampliando repertórios e estimulando novas conexões.

No Colégio Monteiro Lobato, a experiência foi igualmente positiva. A coordenadora pedagógica Kátia Beppler Macagnan enfatiza o papel estratégico da eletiva.

Essa conexão direta proporciona vivências práticas enriquecedoras, permitindo que os estudantes compreendam os desafios e dinâmicas do mercado atual a partir de experiências reais.

Segundo ela, a aproximação com empresas da nova economia amplia os horizontes dos jovens e favorece o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas.

O protagonismo dos alunos também se revela nas impressões deixadas pelos participantes. João Straatmann Castro Job, estudante do Monteiro Lobato, conta como a eletiva impactou sua trajetória pessoal. “A ideia foi abrir a nossa cabeça, a nossa visão, para a gente conseguir ter mais propriedade de escolha com aquilo que a gente vai fazer. […] Eu consegui achar o meu curso a partir da apresentação do Caldeira. Não necessariamente o curso de graduação específico, mas o meu curso de vida”.

Para além da escola, as empresas também se envolveram de forma ativa na construção dessas experiências. Michele Pereyra, sócia do escritório de advocacia Slap Law, recebeu três alunos interessados na área do direito e compartilhou a importância do projeto para o desenvolvimento dos jovens. “A gente montou uma dinâmica prática, simulada, já que não poderíamos envolvê-los diretamente por questões de confidencialidade. Fizemos uma simulação de uma relação entre sócios, tratando também da LGPD”, relata. Ela destaca que a experiência foi transformadora, tanto para os estudantes quanto para a própria equipe.

“Estamos ajudando essas pessoas a desenvolverem com o interesse delas em uma matéria, explicar também como é o mercado de trabalho, e quais qualidades precisamos desenvolver como pessoa. Foi muito gratificante ouvir de uma das mentoradas que ela conseguiu a clareza que precisava para definir uma coisa tão importante que é o futuro.

Gabriel Andrade, da empresa BFR, escritório vinculado à XP e residente do Instituto Caldeira, também participou da eletiva e avalia a experiência como marcante.

Para mim, como empresa, foi mega gratificante estar junto com o Instituto. Queria eu ter tido essa oportunidade na minha época. Poder ter pessoas interessadas em conhecer nossa empresa, que sejam potenciais pessoas a trabalhar conosco, é muito importante.

As eletivas do Campus Caldeira têm se consolidado como uma ponte entre o ensino médio e o mundo do trabalho em transformação. Com propostas pedagógicas centradas em metodologias ativas, conexão com empresas inovadoras e foco no desenvolvimento de competências do século XXI, a iniciativa representa um modelo de educação alinhado às necessidades e expectativas das novas gerações. 

Para as escolas participantes, trata-se de uma aliança estratégica que qualifica o currículo e estimula a autonomia dos estudantes. Para os jovens, é a chance de visualizar novas possibilidades de carreira, construir repertórios e desenvolver um projeto de vida conectado com seus interesses e com os desafios contemporâneos.