Conexões, mentorias e Startup Destaque: tudo que aconteceu na turma 5 do Ebulição

O Ebulição, programa de aceleração de startups do Instituto Caldeira, teve a sua nova Startup Destaque anunciada. A vencedora desta edição foi a mineira E-ctare, empresa que vem evoluindo sua tecnologia proprietária desde 2017 e no último ano se tornou uma Infratech do agronegócio. Com a premiação, a E-ctare conquistou um stand exclusivo para o South Summit Brazil 2024, o que a coloca numa vitrine global para investidores.

A turma 5 do Ebulição foi formada por 20 negócios com soluções altamente disruptivas. Muitas das startups aproveitaram esse período de aceleração para também ampliar conexões com empresas da Comunidade Caldeira. Vamos mostrar algumas histórias a seguir. 

O anúncio da E-ctare como vencedora foi feito nesta terça-feira (28.11), durante o Demoday, após a banca avaliadora analisar todos os pitches desta nova edição.  

Segundo Macell Salgado, CEO da Startup Destaque, diferente de outras fintechs, a tecnologia da E-ctare não está na análise do risco, mas sim na infraestrutura que organiza a dívida da lavoura e disponibiliza o dinheiro em conta o mais rápido possível. 

“Trazemos o mercado de capitais para quitar a fatura do produtor no momento incerto, que ele mais precisa, dando fôlego para que possa pagar quando escoar sua colheita.”

Créditos: Instituto Caldeira.

A E-ctare está criando o primeiro cartão de crédito do agronegócio com fatura a prazo safra. A plataforma funciona como um canal entre empresas do agro e instituições do sistema financeiro, facilitando o acesso ao crédito antes da capitalização dos produtores. 

“O Ebulição foi muito importante em nossa jornada, crescemos mais de um ano em cinco meses de programa”, diz Salgado 

“As mentorias nos instruíram sobre como nos organizar e estarmos preparados para as próximas rodadas de investimento. Como as startups já nascem pensando em equity, ter uma orientação sobre evolução societária foi muito importante”, completa.

Mas para além da Startup Destaque, a turma 5 do Ebulição foi formada por outros negócios inovadores. Alguns deles inclusive já haviam passado por mais programas do Instituto Caldeira, como é o caso da Data4Company, ex-participante do Caldeira MVP.

“No Caldeira MVP a gente buscava validar nossa solução e fazer nossa primeira venda. Uma vez atingido esse objetivo, entramos no Ebulição para encontrar nosso Product Market Fit e alcançar os primeiros R$ 10 mil em venda recorrente”, explica Bruno Silveira, co-fundador da empresa.

A Data4Company atende pequenas e médias empresas, integrando informações financeiras e fornecendo um BI para facilitar a gestão dos negócios. A empresa fechou parceria com empresas da Comunidade Caldeira, como Cope Soluções, AGS e Connect Be.

A Etiquetas.io entrou para o Ebulição com o objetivo de se aproximar de corporates que fazem parte do ecossistema gaúcho, como Panvel e Grendene, fundadoras do Instituto Caldeira. A startup tem avançado em sua meta e está negociando uma Prova de Conceito (POC) com essas duas grandes redes, conexões que surgiram em razão do Ebulição. 

Através do matchmaking, também está em negociações para uma POC com a Lebes. A empresa já atende outras grandes redes como Assum, Leroy Merlin,

oferecendo automação no processo de etiquetagem eletrônica, a partir de uma API própria integrada aos sistemas ERP das empresas. 

“O Ebulição teve papel fundamental em nos aproximar de clientes que sempre estiveram em nossa mira”, confirma Luciano Giacomuzzi, CEO da Etiquetas.io

Para o empreendedor Marcus Müller essa foi a segunda participação no Ebulição. Ele havia entrado na turma 3 com a Blocos Educação e, nesta edição, levou a startup Ascenda Investimentos para ser acelerada. 

“Eu queria que minha equipe tivesse a mesma experiência que eu tive lá na turma 3, pois eu evolui muito com as mentorias e gostaria que eles passassem por isso”, diz Muller, CEO e fundador da gestora.

Outro motivo foi acelerar o networking. Durante o programa, a Ascenda se conectou a outras startups participantes e deve consolidar esses negócios nos próximos meses.

Já a partir do matchmaking, a empresa espera fechar uma parceria com o Grêmio, para implementar um projeto de planejamento financeiro e gestão de investimentos para atletas da base.

Sobre o Ebulição

O Ebulição é um combustível para acelerar a sua startup. O programa possui mais de 44 horas de conteúdo através de workshops, mentorias e masterclasses com mentores e empreendedores experientes.

Durante cinco meses, as startups do Ebulição passaram por mentorias com empresários da nova economia, especialistas no mercado de tecnologia, além de sessões com gestores de fundos de investimento. Ao todo, 20 mentores e mentoras foram responsáveis por auxiliar os founders na tração e escala de seus negócios. 

Elas participaram de sessões quinzenais de mentorias individuais personalizadas e coletivas focadas no desenvolvimento e growth do negócio.

As startups também aceleraram conexões em rodadas de matchmaking com empresas e instituições da Comunidade Caldeira. Entre elas: Fruki, Panvel, Grupo RBS, Sicredi, Dell e Grendene.

Acompanhe as redes do Instituto Caldeiras para saber quando serão abertas as inscrições para a nova turma do Ebulição.