Gramado Summit

Caldeira é palco de lançamento da Gramado Summit 2026

A tradicional arquibancada do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, serviu de cenário para o lançamento oficial da edição de 2026 da Gramado Summit, consolidando a parceria entre dois dos principais polos de inovação do Rio Grande do Sul. 

Em um evento que celebrou o crescimento exponencial do encontro de tecnologia e empreendedorismo, Marcus Rossi, CEO e fundador da Gramado Summit, e Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, destacaram a importância de manter o ser humano e a adaptabilidade como temas centrais, mesmo em um mundo dominado pela Inteligência Artificial.

A próxima edição da Gramado Summit, programada para ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio de 2026, propõe uma discussão profunda que transcende o avanço tecnológico. “Enquanto a maioria dos eventos foca na Inteligência Artificial, nós trazemos o tema, mas com um olhar diferente: qual é o nosso papel nesse mundo que se transforma cada vez mais rápido?”, provocou Rossi durante seu discurso. 

A reflexão remete à Revolução Industrial, questionando o papel do ser humano quando as máquinas assumem a eficiência. “Tudo no ecossistema de inovação é voltado para o ser humano, para tornar nossa vida mais fácil, ágil e eficiente. A discussão que propomos é justamente essa: qual é o nosso papel, independente do avanço da IA”, salientou Rossi.

A escolha do Instituto Caldeira para o lançamento reforça o movimento de união do ecossistema gaúcho.

“A Gramado Summit é esse grande movimento de que somos gaúchos, somos brasileiros, temos muito orgulho e não temos intenção nenhuma de sair daqui.

A sinergia com o Caldeira é vista como natural.

Tanto Gramado Summit quanto Caldeira são precursores do que a gente tem hoje de ecossistema de inovação. Estar de mãos dadas com o Caldeira e entregando um evento gratuito para a comunidade Caldeira é muito legal.

Conexão Caldeira e a expansão em Porto Alegre

Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, sublinhou o entusiasmo na parceria pelo impacto para o desenvolvimento regional. “A Gramado Summit contribui enormemente para o nosso desenvolvimento econômico e social. É um evento que ajuda esses atores do ecossistema a se conectarem, a gente trocar mais ideias, fomentar mais oportunidades e, de fato, nos preparar para aquela que vai ser, sem dúvida nenhuma, a maior e melhor edição”, comentou Valério no evento de lançamento.

O CEO do Caldeira também aproveitou a ocasião para anunciar o avanço da expansão do Instituto, consolidando o projeto de um distrito de inovação global em Porto Alegre.

Neste período pré-Gramado, a gente tem um outro momento importante que vai ser o final de março, quando começaremos a ocupação efetiva das novas estruturas do Instituto Caldeira na Fábrica Guahyba.

Atualmente, o Caldeira ocupa 22 mil metros quadrados. “Em final de março, início de abril, a gente começa efetivamente a ocupação do outro lado da rua, com mais 33 mil metros quadrados, nesse sonho maluco que é consolidar um distrito de inovação global localizado em Porto Alegre”, completou.

Impacto e crescimento

A Gramado Summit, que começou em 2017 com 600 pessoas, saltou para mais de 20 mil em junho deste ano, durante a 8ª edição. O crescimento impacta diretamente a economia local de Gramado fora da alta temporada. Com média de permanência de dois dias, os visitantes gastaram cerca de R$ 60 milhões em 2025, valor estimado pela organização do evento em R$ 100 milhões em 2025

Para a edição de 2026, o evento promete uma programação com foco na capacidade de adaptação humana, incluindo palestrantes como Sergio Sacani, Breno Massi (fundador do iFood) e o CEO para a América Latina da Lacoste. “A ideia é que Gramado se apresente de uma forma diferente, que a nova matriz econômica da cidade seja focada em inovação”, finalizou Rossi.